Lista Completa de Tipos de Chuveiro | Diferença entre Chuveiro de Teto, de Parede e Outros

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Banheiro senhora, Juliana Matos Arquitetura e Interiores Juliana Matos Arquitetura e Interiores Banheiros modernos
Loading admin actions …

Chegar em casa após um longo e cansativo dia de trabalho e tomar um banho delicioso: esse é o momento de prazer e relaxamento que muitas pessoas amam.

Para tornar esse tempo de descanso ideal, o chuveiro certo faz diferença e influencia diretamente para deixar o banho aquecido na medida certa e com quantidade perfeita de água.

Se antigamente o único modelo de chuveiro disponível no mercado era o de parede elétrico, hoje isso mudou e a lista de produtos disponíveis aumentou muito. Para deixar a escolha mais fácil, montamos este guia completo com informações importantes sobre cada um dos tipos de chuveiros, além de dicas de como escolher o modelo perfeito! Confira:

Modelos de chuveiro

Ao montar o seu banheiro ideal, entre os itens que não podem ficar de fora está o chuveiro!

Confira os principais modelos de chuveiros que você pode ter no seu lar:

Ducha

A ducha é diferente de um chuveiro. Na ducha, a pressão da água é maior e a inclinação do acessório é diferente. Além disso, é possível encontrar “duchas frias”, que não possuem aquecimento de água.

Por conta desses diferenciais, a ducha é mais utilizada em áreas externas para banhos rápidos.

Chuveiro de parede

O chuveiro de parede é o mais comum e utilizado no Brasil. É aquele modelo que é instalado na parede, aproveitando a tubulação hidráulica que já está embutida nesse local.

Chuveiro com LED

Os chuveiros que possuem LED utilizam as cores das luzes para sinalizar a temperatura da água do banho. Geralmente, nesse tipo de chuveiro, a cor verde significa que a temperatura da água está inferior a 30ºC, a cor azul significa que está entre 30ºC e 40ºC e a cor vermelha significa que está maior do que 40ºC. Em temperaturas muito superiores aos 40ºC, alguns chuveiros com LED emitem a luz violeta para alertar que a água está muito quente.

Chuveiros grandes

O chuveiro grande ´é ideal para quem gosta de tomar um banho com bastante água, já que esse modelo possui uma maior superfície parar liberar água.

Chuveiro de teto

Banheiro com piso aquecido, bacia inteligente, banheira de imersão e chuveiro duplo! Juliana Matos Arquitetura e Interiores Banheiros modernos chuveiro duplo,nanoglass,box elegance,box roldana
Juliana Matos Arquitetura e Interiores

Banheiro com piso aquecido, bacia inteligente, banheira de imersão e chuveiro duplo!

Juliana Matos Arquitetura e Interiores

Como o próprio nome já diz, este tipo de chuveiro é instalado diretamente no teto. Por conta desse diferencial, é possível instalar o chuveiro no centro do box para que o banho seja mais confortável.

Chuveiro blindado

Em regiões em que a água da rede possui substâncias que corroem as resistências comuns, é necessário utilizar esse tipo de chuveiro. Nesse modelo, a resistência é protegida por um tubo de liga de cobre para que a corrosão não cause problemas ou acidentes.

Chuveiro pressurizado

É comum que algumas residências recebam uma baixa pressão d’água, o que pode atrapalhar o momento do banho. Para resolver esse problema, o chuveiro pressurizado, que possui pressurizador interno para aumentar a pressão, é recomendado para locais com até 4 metros de coluna d’água (m.c.a.).

Chuveiro termostático

No chuveiro termostático é possível controlar a temperatura da água do banho de maneira simples e fácil.

Geralmente, esse tipo de chuveiro utiliza a água da caixa, misturando água quente e fria para criar a temperatura ideal.

Chuveiro mixer

Semelhante ao modelo termostático, esse tipo de chuveiro também mistura água quente e fria para a temperatura perfeita. A diferença é que, com o chuveiro mixer, se alguém utiliza água quente em alguma outra parte da casa, o chuveiro perde o aquecimento e fica frio.

Chuveiro digital

Quem está em busca de chuveiros modernos, vai gostar de conhecer o modelo digital.

Nesse tipo de chuveiro, os controles são acionados digitalmente e podem controlar tanto a temperatura, quanto a pressão e o fluxo da água.

Tipos de chuveiro dependo do aquecimento

Além de serem encontrados em diversos modelos, os chuveiros podem ser aquecidos de diferentes formas, usando diversos tipos de energias. Alguns funcionam através de uma resistência elétrica e outros modelos recebem aquecimento de forma externa.

A maioria dos chuveiros que listamos acima pode ser fabricado para funcionar de maneira diferente. Por exemplo, você pode escolher um chuveiro de parede elétrico ou a gás.

Por isso, depois de escolher o modelo ideal de chuveiro, basta escolher como será o aquecimento dele na sua casa seguindo a lista abaixo:

Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é mais comum nas casas brasileiras. Esse modelo é simples de instalar, exigindo apenas um ponto de eletricidade próximo do local, e é movido a energia elétrica que chega na rede da casa. Possui apenas três temperaturas que necessitam que o chuveiro seja desligado para que sejam alteradas.

Chuveiro eletrônico

O chuveiro eletrônico tem um funcionamento parecido com o chuveiro elétrico, dependo da energia elétrica para funcionar. Porém, nesse modelo, não é necessário desligar o chuveiro para alterar as temperaturas, já que elas são graduais e podem ser alteradas durante o banho.

Se com a explicação resumida que demos aqui, você não conseguiu entender muito bem a diferença entre um chuveiro elétrico e um eletrônico, não tem problema! Temos um livro de ideias feito especialmente para fazer você entender essa diferença!

Chuveiro solar

Vista em perspectiva do box do banheiro homify Banheiros modernos banheiro suíte, banheiro, mármore, crema marfil, tons pastéis, porcelanato, revestimento, box, nicho, chuveiro, reforma, casa, arquitetura de interiores, arquitetura, interiores, decoração, banheiro amplo, casal, paisagismo, vegetação
homify

Vista em perspectiva do box do banheiro

homify

Quem possui aquecimento solar em sua casa, pode optar por ter um modelo de chuveiro que usa esse tipo de aquecimento. Esse modelo de chuveiro é mais sustentável e econômico.

Chuveiro híbrido

Banheiro Clean e Sofisticado homify Banheiros modernos Mármore Branco Banheiro, Banho, Mármore, Porcelanato Marmorizado, Dourado, Moderno, Sofisticado, Clean, Arquitetura, Decor, Interiores
homify

Banheiro Clean e Sofisticado

homify

Em dias de chuva ou frio, o aquecimento solar pode não conseguir aquecer água suficiente para a residência. Para evitar que os moradores tenham que tomar banho frio, o chuveiro híbrido foi pensado para ser utilizado com um conjunto de sistemas de aquecimento. Assim, é possível, por exemplo, usar a energia elétrica para aquecer a água quando a luz solar não for suficiente.

Chuveiro a gás

O Mate que adiciona brilho à sua casa Smile Bath S.A. Banheiros modernos Cerâmica Cinza
Smile Bath S.A.

O Mate que adiciona brilho à sua casa

Smile Bath S.A.

O aquecimento a gás é cada vez mais popular em edifícios. Nesse tipo de chuveiro, a vazão da água é maior e o controle de temperatura é bastante preciso. Além disso, esse tipo de aquecimento gera uma economia de energia.

O que levar em conta ao comprar um chuveiro?

Como a lista de modelos de chuveiros é enorme, você ainda pode estar em dúvida sobre como escolher, não é mesmo?

Algumas dicas de o que levar em conta ao comprar um chuveiro são:

- Analise o tipo de instalação elétrica e de aquecimento da sua casa, já que nem todos os tipos de chuveiros funcionam em qualquer residência;

- Verifique a pressão d’água na sua residência para saber se o chuveiro deve ou não ser pressurizado;

- Confira a vazão dos chuveiros, que pode variar de 6 a 60 litros por minuto e vai definir a quantidade de água que sairá do equipamento;

- Escolha o jato de água ideal para você, em alguns chuveiros eles são concentrados e em outros mais espaçados;

-  Prefira chuveiros de qualidade, de marcas de confiança, que garantam a vida útil e a segurança do seu chuveiro;

- Como interferirá na decoração do ambiente, também é interessante escolher um chuveiro com design que orne com o banheiro;

- Lembre-se de analisar a tensão elétrica da sua casa para saber se o chuveiro deve ser de 110V ou 220V.

Onde comprar chuveiros?

Em lojas de acessórios para banheiros você encontra muitos tipos e modelos de diversas marcas, inclusive chuveiros Deca, uma das marcas mais populares do mercado.

Qual o tipo de chuveiro da sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!