Vaso de Parede: 26 Lindas Ideias e Dicas de Como Usar Plantas na Parede

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Area Gourmet , Arqhall Arquitetura e Gerenciamento Arqhall Arquitetura e Gerenciamento Jardins modernos
Loading admin actions …

A tendência da urban jungle está mais em alta do que nunca. Porém, muitas pessoas que amam plantas e desejam seguir esse estilo decorativo, que tem como princípio incluir as folhagens na ornamentação do ambiente, não possuem espaço suficiente para cultivar as tão sonhadas plantinhas.

Existe uma solução simples para resolver esse problema: o vaso de parede!

Por poder ser instalado na parede, esse tipo de vaso de plantas é perfeito para residências menos espaçosas, em que cada cantinho do piso precisa ser ocupado por móveis ou para circulação.

Se você quer conhecer em mais detalhes esse e outros diferenciais do vaso de parede, acompanhe este livro de ideias até o final!

Onde usar o vaso de parede?

Parede verde HZ Paisagismo Jardins tropicais Plantar,Verde,Planta de casa,Folha,Azul,Vaso de flores,Madeira,Construção,Design de interiores,Iluminação
HZ Paisagismo

Parede verde

HZ Paisagismo

O vaso de parede é perfeito para ser usado em diversos ambientes! Confira algumas dicas de locais onde você pode adicionar esse toque decorativo no seu lar:

Jardim com plantas na parede

Jardim Vertical Greice Peralta Jardins tropicais Plantar,Banco ao ar livre,Mobiliário,Vaso de flores,Madeira,Retângulo,Móveis de exterior,Grama,Planta de casa,Banco de sentar
Greice Peralta

Jardim Vertical

Greice Peralta

Um item que muitos arquitetos paisagistas gostam de adicionar nos jardins são as paredes verdes feitas com vasos de plantas naturais.

Varanda com vaso de planta de parede

A varanda é o espaço de contato com o exterior e a natureza, principalmente em apartamentos. Para deixar esse contato ainda mais forte, a ideia de adicionar um painel de madeira com plantas é perfeita.

Vaso de parede em área de festas

Geralmente, a área de festas é planejada para ficar na parte externa da casa. Por isso, é comum o uso de plantas e vasos de parede para que essa área seja linkada com o jardim, criando um projeto que se completa entre os ambientes.

Sala de estar com vaso de parede

As plantas trazem um aspecto de relaxamento e contato com a natureza para o ambiente. Por isso, o vaso de planta para sala torna o ambiente mais confortável e, claro, bonito.

Vasos de plantas decorativos em sala de jantar

As áreas em conceito aberto estão em alta. Porém, mesmo que o ambiente seja aberto, muitas pessoas gostam de adicionar algum tipo de delimitação para marcar cada ambiente. E uma ideia ótima para fazer isso é usar um painel vasado com plantas para dividir os espaços com elegância e muita beleza. 

Cozinha com plantas na parede

UNIFLORA PAISAGISMO PROJETO JARDIM VERTICAL, UNIFLORA PAISAGISMO UNIFLORA PAISAGISMO Corredores, halls e escadas coloniais
UNIFLORA PAISAGISMO

UNIFLORA PAISAGISMO PROJETO JARDIM VERTICAL

UNIFLORA PAISAGISMO

Na cozinha também é possível adicionar um toque verde.

Qualquer tipo de planta fica legal nesse ambiente, porém, os queridinhos para essa área são as ervas e os temperos, que já ficam disponíveis para o momento de preparar o alimento.


Banheiro repleto de vasos de parede

Banheiro Feminino - salão de festas MBDesign Arquitetura & Interiores Banheiros ecléticos Banheiros
MBDesign Arquitetura & Interiores

Banheiro Feminino – salão de festas

MBDesign Arquitetura & Interiores

O banheiro é um ambiente mais úmido. Detalhe que muitas plantas tropicais amam! Por isso, vários tipos de plantas podem ser usados na decoração do banheiro e tendem a crescer muito bem nesse cômodo (claro, desde que ele também tenha boas condições de luz).

Tipos e modelos de vasos de parede

Já temos um livro de ideias aqui no site da homify sobre os tipos de vasos para plantas, com 48 imagens. Porém, hoje, iremos falar especificamente sobre os tipos de vasos para usar na parede! Confira nossa seleção dos modelos mais populares:

Suporte de madeira para plantas de parede

Churrasqueira Studio² Jardins de fachadas de casas
Studio²

Churrasqueira

Studio²

Se existe um material perfeito para ser usado com plantas, sem dúvidas é a madeira!

A madeira já remete à natureza, por isso, combina muito bem com as plantas e é excelente para ser usada em suportes e vasos de parede.

Vaso de planta decorativo e com design diferenciado

Quer fugir dos vasos mais comuns? Também é possível encontrar diversos modelos de vasos decorativos com designs diferenciados, que vão do rústico ao moderno.

Vaso de parede meia lua

O vaso de parede em formato meia lua é um dos mais populares entre esse tipo de vaso.

Esse é um modelo de vaso fácil de encontrar e que encaixa perfeitamente em qualquer tipo de parede, já que possui a parte traseira em formato reto para facilitar a instalação.

Vaso de planta grande para usar na parede

Não é só porque irá ficar pendurado na parede que o vaso deve ser pequeno. Existem alguns modelos lindos de vasos verticais grandes e imponentes para trazer mais destaque para a parede ou divisória do ambiente.

Vaso de parede decorativo pequeno

Em alguns casos, os vasos de parede podem acabar atrapalhando o espaço de circulação do ambiente se forem muito grandes. Mas é possível resolver facilmente esse problema escolhendo um vaso de parede em tamanho pequeno.

Suporte moderno para plantas na parede

Você pode contar com a criatividade dos arquitetos para colocar vasos de plantas de parede modernos, que fogem do estilo rústico geralmente utilizado nesse tipo de acessório decorativo. 

Vaso de metal para parede

Os vasos feitos em metal dão um charme diferenciado para o jardim vertical e ficam lindos quando presos na parede.

Como escolher o local para instalar um vaso de parede?

Jardim vertical e espelho d'água! Vanessa Vosgrau Arquitetura Jardins rústicos
Vanessa Vosgrau Arquitetura

Jardim vertical e espelho d'água!

Vanessa Vosgrau Arquitetura

Separamos 3 dicas importantes de o que você deve analisar ao instalar um vaso de parede:

Dica 01: Tipo de planta que você deseja plantar nos vasos

Imagem do Jardim Vertical Botanico Paisagismo Varandas Paisagismo, painel vertical
Botanico Paisagismo

Imagem do Jardim Vertical

Botanico Paisagismo

Cada planta precisa de condições específicas de luz e umidade para conseguir sobreviver e crescer. Por isso, analise se o local escolhido possui as condições ideais para a espécie de planta escolhida sobreviver.

Dica 02: Quantidade de luz que o ambiente recebe

Jardim Vertical Residencial - São Bernardo do Campo Verdeperto Paisagismo Corredores, halls e escadas tropicais Concreto Multi colorido
Verdeperto Paisagismo

Jardim Vertical Residencial – São Bernardo do Campo

Verdeperto Paisagismo

Algumas plantas precisam de mais luz e outras de menos, mas nenhuma espécie de planta sobrevive em um local onde a luz é praticamente nula. Por isso, não adianta querer instalar o vaso de planta em um ambiente de breu, sem incidência de luz solar. Nesses casos, talvez a melhor opção seja um vaso com plantas artificiais.

Dica 03: Analisar se o piso do local pode ser molhado

Mesmo regando com muito cuidado, é quase certeza que alguns pingos de água irão cair no chão na hora de aguar as plantas. Por isso, é importante que você também analise o piso onde o vaso será instalado para saber se a água da rega não irá estragá-lo.

Ideias de plantas para colocar em seu vaso de parede

Confira 5 ideias de plantas para plantar em seu vaso de parede:

01 – As samambaias são ótimas para locais com muita luminosidade, mas sem incidência de luz solar direta. Por isso, são muito usadas em ambientes internos

02 – Ao contrário das samambaias, as suculentas precisam da incidência de luz solar direta por pelo menos algumas horas do dia. Por isso, normalmente são as escolhidas para varandas ou jardins ao ar livre

03 – Quem quer, além de decorar, ter plantas que sejam úteis no dia a dia, com certeza irá amar a ideia de usar ervas e temperos plantados nos vasos de parede

04 – As trepadeiras também são muito populares em jardins verticais já que rapidamente tomam conta da parede

Detalhe do jardim vertical e do baú como mesa de apoio e armazenamento dos itens de jardinagem Arquitetura Pitanga Jardins de fachadas de casas Madeira Bege Mobiliário,Propriedade,Plantar,Conforto,Design de interiores,Madeira,Sombra,Pisos,Piso,Grama
Arquitetura Pitanga

Detalhe do jardim vertical e do baú como mesa de apoio e armazenamento dos itens de jardinagem

Arquitetura Pitanga

05 – Agora, se você está em dúvida, fique à vontade para apostar em plantas variadas em seus vasos de parede. Apenas cuide para escolher plantas que necessitem de quantidades parecidas de luz solar

Você tem alguma dica extra de planta para usar em um vaso de parede?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!