Guarda-Roupa Madeira Maciça: 17 Inspirações e Dicas de Como Escolher um Guarda-Roupa de Madeira

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
黑白。雅緻, 存果空間設計有限公司 存果空間設計有限公司 Closets
Loading admin actions …

Depois da cama, o guarda-roupas, sem dúvidas, é o móvel mais importante de um quarto. Afinal, esse mobiliário é indispensável para manter o ambiente organizado ao mesmo tempo em que armazena as roupas, calçados e acessórios de forma adequada.

Por conta dessa importância, ao escolher um guarda-roupa, muitas pessoas optam pela alternativa mais durável e resistente, que ficará intacto por muitos anos. E qual seria essa opção? É o guarda-roupa de madeira maciça!

Para você conhecer todas as vantagens, diferenciais e, ainda, receber algumas dicas legais sobre qual tipo de árvore escolher para um armário de madeira, continue acompanhando este livro de ideias!

Vantagens de escolher um guarda-roupa de madeira maciça

Armário Cama Quarto Casal SCK Arquitetos Quartos tropicais arquitetura,interiores,projeto,reforma,campinas,quartocasal,marcenaria,armários,cabeceira
SCK Arquitetos

Armário Cama Quarto Casal

SCK Arquitetos

Algumas das vantagens dos móveis feitos em madeira maciça são bem conhecidos, porém, outros desses diferenciais não são tão populares. Por isso, reunimos aqui os 4 principais pontos positivos desse tipo de móvel:

01: Qualidade

O guarda-roupa feito em madeira maciça possui uma qualidade inegável. Geralmente produzido por marceneiros de forma manual, o guarda-roupa de madeira maciça possui tanta qualidade que pode durar gerações sem que estrague e perca sua beleza.

02: Resistência e durabilidade

Uma das grandes qualidades da madeira maciça é a resistência e a durabilidade desse material.

O móvel feito em madeira maciça, geralmente, possui grande resistência à água e à pragas (como o cupim).

03: Versatilidade

A madeira é um material que possui o grande diferencial de ser extremamente versátil. Isso quer dizer que o guarda-roupa feito em madeira maciça pode ser usado em qualquer estilo de decoração e orna com infinitas cores.

04: Beleza

O guarda-roupa de madeira maciça possui um visual sofisticado e imponente, capaz de trazer mais beleza e charme para qualquer tipo de decoração.

Tipos de madeira para usar na fabricação de um guarda-roupa

Já está convencido sobre usar a madeira maciça na fabricação do seu guarda-roupa? Então, vamos ao próximo passo: escolher a madeira ideal para seu móvel!

A seguir, selecionamos os tipos de madeiras mais comumente usados para fazer um guarda-roupa de madeira maciça!

Armário de madeira cedro

Bespoke Armoire Future Antiques VestiárioGuarda-roupas e cômodas
Future Antiques

Bespoke Armoire

Future Antiques

O cedro possui uma coloração marrom avermelhada. É um tipo de madeira fácil de trabalhar e, por isso, torna o processo de montagem e instalação mais simples.

Tem uma resistência média ao ataque de pragas, como o cupim. Para que fique um mobiliário ainda mais brilhante e imponente, muitas pessoas tratam o guarda-roupa com óleo de cedro para deixar o móvel mais luminoso.

Pinus em guarda-roupa maciço

Langley Pine Bedroom Furniture The Cotswold Company QuartoArmários
The Cotswold Company

Langley Pine Bedroom Furniture

The Cotswold Company

A madeira pinus é uma opção mais em conta para quem quer ter um armário feito em madeira maciça. Além desse diferencial no preço, o pinus também é mais sustentável que os outros tipos de madeira, já que é plantado através de reflorestamento.

É uma madeira resistente, com bastante durabilidade e de boa qualidade.

Guarda-roupa feito em carvalho

O carvalho é um tipo de madeira mais dura, porém, apesar dessa dureza, é considerada fácil de ser usada em móveis, apesar de possuir uma secagem mais difícil e demorada.

O guarda-roupa feito em carvalho possui uma durabilidade moderada. Isso porque a resistência desse tipo de madeira à pragas não é muito grande. Para que a durabilidade fique maior, o recomendado é ter cuidado ao movimentar o móvel e também analisar o local de instalação para que fique longe de focos de calor mais intensos (como fogões, por exemplo).

Peroba-rosa para guarda-roupa de madeira

Área de serviço muito bem escondida daniela kuhn arquitetura Cozinhas modernas
daniela kuhn arquitetura

Área de serviço muito bem escondida

daniela kuhn arquitetura

A peroba-rosa, geralmente, é uma madeira obtida através de demolições, já que é uma árvore considerada em extinção. Por isso, é um tipo de madeira mais rústica, porém linda e muito durável.

Como escolher a madeira ideal para o guarda-roupa?

Para saber qual a madeira ideal para o seu guarda-roupa, a dica principal é analisar bem cada uma das características das madeiras, afinal, cada material terá um tipo de resistência e durabilidade.

Além disso, vale analisar a cor e os tons da madeira escolhida para verificar se ela ornará com o resto da decoração do ambiente.

Modelos de guarda-roupa feito em madeira maciça

Com todas as dicas acima, agora só falta definir uma coisa para o seu guarda-roupa de madeira maciça: o modelo que será escolhido! Abaixo separamos os principais tipos de armários nesse estilo para você conhecer:

Guarda-roupa casal em madeira maciça

Guarda Roupa Ravel 3 portas de correr homify QuartoArmários
homify

Guarda Roupa Ravel 3 portas de correr

homify

Quem é casado ou mora junto com seu namorado/namorada geralmente opta por um modelo de guarda-roupa em tamanho casal, já que esse tipo de armário possibilita que ambos tenham espaço para armazenar suas roupas, calçados e acessórios.

Na maioria dos casos, esse tipo de guarda-roupa possui 2,75 metros de altura, 3 metros de largura e 70 centímetros de profundidade.

Dica extra para quem está procurando um guarda-roupa de casal para quarto pequeno: Temos este outro livro de ideias que reúne 25 dicas de como escolher esse tipo de móvel para um ambiente assim!

Madeira maciça usada em guarda-roupa solteiro

Projeto Dormitório Menino - Joinville - SC Ana Coutinho Arquitetura Quartos modernos
Ana Coutinho Arquitetura

Projeto Dormitório Menino – Joinville – SC

Ana Coutinho Arquitetura

Já em quartos de crianças, adolescentes ou jovens-adultos solteiros, a opção de guarda-roupa mais utilizada é o feito em tamanho solteiro.

Esse modelo de guarda-roupa normalmente possui 2,70 metros de altura, 1,80 metros de largura e 65 centímetros de profundidade.

Guarda-roupa embutido em madeira maciça

Apartamento Studio para casal - Dormitório CKO ARQUITETURA Quartos modernos Efeito de madeira dormitório,nicho,cabeceira,guarda-roupa,arquitetura
CKO ARQUITETURA

Apartamento Studio para casal – Dormitório

CKO ARQUITETURA

Geralmente, quem escolhe um guarda-roupa feito em madeira maciça, opta por fazê-lo de forma planejada para que o móvel fique embutido no ambiente.

Esse é a melhor escolha para quem quer otimizar o espaço do ambiente, utilizando a área de forma completa para armazenamento.

Guarda-roupa modulado feito em madeira maciça

Armário portas de correr CAZA & AP Quartos modernos MDF Efeito de madeira
CAZA & AP

Armário portas de correr

CAZA & AP

Quem prefere comprar um guarda-roupa pronto em madeira maciça, pode optar por um feito de forma modular. Isso significa que o móvel é feito em “módulos”, possibilitando que o guarda-roupa seja montado conforme o tamanho do ambiente.

Preço de um guarda-roupa em madeira maciça

Por ser feito com um dos materiais mais nobres usados em móveis, quem está procurando um guarda-roupa barato irá se assustar com os preços de um guarda-roupa feito em madeira maciça.

Os preços desse tipo de móvel variam bastante, dependendo, principalmente, do tamanho do móvel e do tipo de madeira escolhida, porém, é quase certeza que qualquer modelo feito em madeira será mais caro que um feito em MDF, por exemplo.

Mas, apesar do valor mais alto, os armários feitos em madeira possuem um ótimo custo/benefício, já que são duráveis, resistentes e podem perdurar muitos anos sem qualquer tipo de avaria.

Qual seu tipo de madeira preferido para usar em móveis?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!