Quarto casal: Quartos  por Priscila Koch Arquitetura + Interiores

10 dicas para deixar seu quarto de casal lindo como um hotel

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O quarto é um dos ambientes mais especiais da casa. Durante todas as fases da nossa vida, o nosso quarto oferece uma espécie de abrigo dentro da casa, representando um espaço com uma dupla camada protetora, onde realmente podemos nos sentir em nosso mundo e experimentar os níveis de intimidade mais profundos. Este ambiente especial em todos as fases da nossa vida às vezes pede mudanças pontuais a fim de atender as nossas necessidades com o máximo de conforto e eficiência.

Neste artigo, reunimos 10 exemplos de dormitórios para ilustrar dicas de decoração para o quarto, que tornarão não só o seu cantinho favorito mais aconchegante e charmoso, mas como a sua vida mais confortável e prática.

1 – Use uma cama convidativa

A cama é o que mais importa no dormitório. Sua cama, portanto, deve ser convidativa. Você deve olhar para a sua cama e sentir vontade de se jogar nela, por causa do conforto, primeiramente, e também por causa da sua elegância. Procure destacar o protagonismo da cama e combinar o estilo do mobiliário com o estilo dela

2 – Crie um dossel sobre a cama

Neste projeto, assinado por Priscila Koch Arquitetura + Interiores, tecidos pendurados sobre a cama realçam sua elegância e charme. Além disto, o mobiliário dialoga com o design da cama, realçando a harmonia e o charme do ambiente.

3 – Aposte em materiais naturais

Você pode começar a transformação do seu quarto acrescentando materiais naturais, como pedra ou madeira. Um painel de pedras, atrás da cama, ou um forro de madeira combinado com o piso de madeira deixarão o ambiente super aconchegante e com um charme rústico. Este projeto adicionou ainda uma lareira, para deixar a atmosfera ainda mais cativante.

4 – Combine cores suaves e tons escuros

As cores influenciam bastante o modo como nos sentimos em determinado ambiente. Portanto, é importante atentar para a influência das cores. O ideal é empregar tons escuros com moderação, para realçar a sensação de aconchego e evitar o escurecimento, que pode ser obtido com janelas amplas e um forro de gesso ou outro material de cor clara. Neste projeto, o foco é a cabeceira de cama com estofado de cor azul, que dialoga com os criados mudos e com as paredes, criando uma atmosfera relaxante e sofisticada. A luz natural é difundida pelos espelhos verticais e pelo forro de cor branca.

5 – Crie desníveis no ambiente

Uma solução interessante e simples, para quem deseja repaginar o ambiente e alterar não apenas a decoração, mas a espacialidade do quarto, é introduzir níveis distintos no ambiente, criando assim hierarquias espaciais e atmosferas distintas. A cama, onde guardamos o sono, é a razão de existir do quarto. Portanto, inspirado neste projeto, você pode criar uma base elevada de madeira para marcar o espaço da cama, realçando assim sua superioridade e sua atmosfera mais intimista.  

6 – Integre com o espaço de estar

No mundo contemporâneo, no qual vivemos, o quarto não é só o espaço do sono e da intimidade, mas também o espaço da leitura, do descanso e às vezes do trabalho. Portanto, se você é uma pessoa que gosta de agregar funções ao espaço de dormir, por que não agregar espaços ou nichos distintos para as diversas atividades. Inspirado neste projeto, você pode criar um nicho dedicado à meditação, que dialoga com a decoração do ambiente, mas dá-lhe mais conforto e praticidade para desempenhar outra atividade, preservando inclusive o espaço do seu parceiro ou da sua parceira.

7 – Lance mão de estante para livros e objetos

Decora Lider Rio de Janeiro - Quarto do Jovem Casal: Quartos  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Rio de Janeiro – Quarto do Jovem Casal

Lider Interiores

Após atentar para as qualidades ambientais do seu quarto, é hora de dar um toque de personalidade e praticidade. Artigos pessoais, como fotos, livros e objetos colecionados em viagens são elementos que trazem ótimas lembranças e dão personalidade ao ambiente. Você pode, portanto, inspirado neste projeto, acrescentar uma estante de madeira com nichos abertos, para armazenar itens pessoais e até pequenas plantas e deixar o ambiente mais inimista, personalizado e funcional.

8 – Tenha um closet por perto

O closet é um espaço indispensável para a organização e funcionalidade da vida de todo casal. O closet pode ser integrado ou separado do espaço do dormitório. Para quem ainda sonha com um closet mas não dispõe de um cômodo extra, este projeto traz uma ótima solução para a integração do closet e a otimização espacial. O armário pode ser posicionado atrás da cama, demandando menos espaço e sendo integrado ao ambiente. Aqui, as portas de vidro pintado dialogam com a paleta de cores do quarto e realçam a elegância do ambiente.

9 – Leve o cinema para a cama

Decore Lider Salvador - Suíte master: Quartos  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decore Lider Salvador – Suíte master

Lider Interiores

Se tem uma coisa que todo casal adora compartilhar são as sessões de cinema em casa. Se você também adora curtir um bom filme no conforto de casa, por que não levar a magia do cinema para o seu quarto?    

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

10 – Use revestimentos aconchegantes

O nosso quarto deve primeiramente transmitir uma atmosfera relaxante, capaz de nos proporcionar aconchego e tranquilidade. Os materiais, as cores e o mobiliário são elementos decisivos para se atingir uma atmosfera relaxante e acolhedora.

Quais destas dicas você gostaria de implementar no seu quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!