Antes e depois: barracão em ruínas vira linda casa rústica

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Reformas e retrofits de casas às vezes são como histórias infantis. Se um conto de fadas fosse escrito a partir de casas, um deles certamente seria uma casinha triste, esquecida pelo tempo. Um verdadeiro barracão. E em meio aos acontecimentos, este barracão provavelmente seria objeto de uma mudança. Uma fada madrinha o transformaria em uma lindíssima casa rústica

Embora os roteiristas do cinema ainda não tenham colocado este roteiro em prática, esta história é mais do que real no universo dos arquitetos. O projeto que conheceremos hoje traz exatamente esta transformação. Recuperado pelo escritório holandês Joep van Os Architectenbureau, o antigo barracão de grandes dimensões e amplo pé-direito foi o principal personagem de uma história belíssima, com cenários rústicos e de muita personalidade por todos os lados. Como resultado final, iremos conferir uma residência que soma características rústicas com ambientações modernas. 

E para conferir toda esta transformação, convidamos você a mais uma vez seguir conosco por mais um excelente artigo onde nossos profissionais utilizaram suas ferramentas mágicas para realizar o que parecia impossível. 

Aprecie a bela história e inspire-se!

Antes: um imenso barracão destruído

Ao chegar no imóvel que deveria ser remodelado, os profissionais encontraram uma grande estrutura de madeira envelhecida. Embora as estruturas devessem ser revistas, tendo todo o cuidado necessário para que as peças fossem trocadas quando necessário, o grande espaço disponível era, sem dúvidas, um trunfo quanto ás possibilidade de mudança para um novo e incrível lar. E já neste momento as boas ideias começaram a nascer.

Antes: vigas desgastadas e tijolos envelhecidos

As vigas desgastadas foram devidamente trocadas e todo o esqueleto original foi devidamente tratado para que pudesse ser reaproveitado. Os blocos também receberam tratamentos específicos, sendo lixados e revestidos com massa corrida. Em algumas paredes, a aparência original dos blocos avermelhados foi mantida. Esse material combinado com a madeira confere um excelente resultado. O piso também necessitou de um novo nivelamento. 

Um novo lar nascendo

Já com todo o projeto definido, o antigo barracão começou a ganhar uma nova e belíssima identidade. Novas paredes foram construídas para que os ambientes pudessem ser devidamente separados. A excelente amplitude do pé-direito foi perfeitamente aproveitada com incríveis surpresas que guardaremos para o futuro.

O piso foi nivelado e construído em cimento queimado, oferecendo uma excelente combinação com a rusticidade das vigas com aparência envelhecida que puderam ser aproveitadas. Neste ponto, vale a observação de que estas vigas foram devidamente tratadas e receberam reforços para que a estrutura do lar pudesse ser completamente segura. 

Na lateral, notamos que uma das paredes cedeu espaço para paredes de vidro, permitindo a entrada da iluminação natural em todo o ambiente, valorizando ainda mais a presença das cores brancas e refletindo sua iluminação pelo piso de cimento queimado.

Depois: uma cozinha rústica e belíssima

Seguindo para a nova cozinha em estilo rústico, notamos a escolha de elementos de madeira, como a ilha centralizada que está complementada com um grande balcão de granito. A escolha por tons mais escuros deu um charme ainda mais especial ao ambiente. 

Este charme está presente também na estrutura de madeira mantida sobre o espaço da cozinha e até mesmo em detalhes decorativos, como as luminárias amareladas distribuídas sobre o balcão e as banquetas de madeira. A presença da madeira crua foi excelente ainda para que algumas paredes com tijolos avermelhados e envelhecidos fossem mantidas, complementando perfeitamente a rusticidade de todo o cenário.

Depois: a beleza da decoração rústica

Neste detalhe podemos conferir toda a beleza da decoração rústica. Se em algum momento este era um imenso barracão, já nem conseguimos mais associar esta ideia ao resultado atual. 

O que notamos agora é um ambiente mais aquecido com a presença da madeira e pontos de iluminação na cor amarela, valorizando perfeitamente a parede avermelhada ao fundo.

A soma dos estilos rústicos e industrial sempre resultam em belas composições. Podemos notar esta excelente escolha tanto na presença dos toques em madeira presentes na cozinha, quanto nos detalhes de aço e vidro presentes na sala de jantar. Espaços bem equilibrados, com escolhas esteticamente lindas. O resultado não poderia ser menos fantástico.

Depois: o aproveitamento excelente da iluminação

Nesta imagem podemos notar a excelente escolha dos profissionais ao optarem por paredes de vidros na ambientação. Por ter uma estrutura com pé-direito amplo, o reforço na iluminação é essencial para que pontos de sombras não fiquem espalhados pelo interior da residência.

Outra escolha perfeitamente feliz foi a do piso de cimento queimado, que reflete muito bem a iluminação em todo o interior do lar. 

A cor preta como tom complementar, além de ótimo contraste com as paredes amplas e brancas, confere um toque elegante e atemporal na decoração do espaço, o que foi excelente para contrapor a aparência envelhecida das vigas de madeira presentes no espaço. 

Depois: um sótão incrível

Por fim, notamos a excelente ideia para aproveitar a amplitude do pé-direito do lar. Um novo pavimento foi construído, para que o lar ganhasse uma incrível suíte.

A área para o banho está elevada, o que é suficiente para oferecer a divisão dos espaços. Sobre o piso, notamos a presença de uma bela banheira com uma lareira elétrica próxima, oferecendo um melhor aquecimento ao espaço. As janelas bem distribuídas permitem uma excelente iluminação natural no ambiente. E, ao fundo, temos o gabinete com a pia de duas cubas com a bela parede de pedras empilhadas.

Dividindo o ambiente, o piso de madeira com formato espinha de peixe confere uma complementação elegante e acolhedora ao espaço, combinando perfeitamente bem com a identidade rústica deste incrível conto de fadas.

O que você acha de casas em estilo rústico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!