Tudo Sobre Toldo de Policarbonato | Conheça os Tipos de Toldo Policarbonato

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Residência C. S., D.O.S. Arquitetura D.O.S. Arquitetura Casas familiares Concreto Bege
Loading admin actions …

A área da varanda e do jardim sempre é planejada pelos arquitetos paisagistas para que o contato com a natureza seja o mais próximo possível. Afinal, essa proximidade com o meio ambiente traz mais calma e relaxamento para os moradores.

Uma das formas utilizadas para aumentar a convivência com a natureza e muito comum nos projetos arquitetônicos é que os telhados sejam feitos em toldos ou placas transparentes de policarbonato, que permitem a visualização da natureza da parte exterior da residência. Você já conhece esse tipo de material?

A seguir, preparamos um guia completo, com resposta para todas as suas dúvidas, sobre o toldo de policarbonato!

O que é toldo policarbonato?

O policarbonato também pode ser chamado de termoplástico. Esse material é feito usando resinas de carbono, que ficam maleáveis quando aquecidas em altas temperaturas e endurecem em temperatura ambiente.

Por conta dessa maleabilidade, é possível ajustar o policarbonato sem usar emendas. Ele pode ser moldado em diversos formatos para usar em infinitas aplicações na área da arquitetura e da engenharia, inclusive em toldos, que funcionam tal qual coberturas de ambientes externos, como jardins e varandas.

Vantagens do toldo de policarbonato

Churrasqueira + Lazer, Q2 Arquitetura Q2 Arquitetura Varandas, alpendres e terraços modernos churrasqueira,quintal,cobertura em vidro
Q2 Arquitetura

Churrasqueira + Lazer

Q2 Arquitetura

Esse tipo de toldo possui inúmeras vantagens, que você vai conhecer agora mesmo:

- Durável: O policarbonato é um material durável, feito para perdurar por anos sem apresentar defeitos. 

- Resistente: Especialistas afirmam que o policarbonato é até 250 vezes mais resistente que o vidro. Por isso, o toldo feito nesse material dificilmente irá quebrar ou rachar.

- Bonito: O toldo feito em policarbonato pode ter até 90% de transparência. Ou seja, imita bem a transparência e a beleza do vidro, trazendo mais luz natural para o ambiente. 

- Leve: Em comparação com a cobertura feita de vidro, o toldo de policarbonato é extremamente mais leve. O policarbonato chega a pesar metade do peso do vidro. 

- Fácil de instalar: Não é necessário usar nenhuma técnica especial para instalar esse tipo de toldo. Basta uma estrutura e ferramentas comuns usadas em obras.

- Proteção UV: O policarbonato possui proteção UV, o que garante que esse tipo de raio nocivo não entre no ambiente.

- Seguro: Além de resistente e difícil de ser quebrado (diferenciais que influenciam na segurança do material), o toldo feito em policarbonato também é pouco inflamável.

Desvantagens toldo feito em policarbonato

Acesso à residência C. S. D.O.S. Arquitetura Casas familiares Concreto Bege residência,terreno em aclive,pergolado,concreto
D.O.S. Arquitetura

Acesso à residência C. S.

D.O.S. Arquitetura

As vantagens são diversas, porém também existem algumas desvantagens em utilizar esse material:

- Risca com facilidade: Apesar da durabilidade e da resistência, o toldo de policarbonato risca com facilidade. Por isso, com o tempo, esse material pode perder sua transparência por conta dos riscos na superfície.

- Precisa de cuidados na limpeza: Para evitar os riscos, é necessário limpar com cuidado para não riscar o material.

- Deve-se evitar instalar em alguns lugares: Se o objetivo é manter a transparência do policarbonato, o indicado é não instalar esse tipo de toldo embaixo de árvores, por exemplo, que podem soltar folhas e galhos que riscam a estrutura.

- Pode deixar o ambiente muito quente: Caso não tenha sua instalação planejada para criar uma boa ventilação, o toldo transparente de policarbonato pode transformar o ambiente em uma estufa.

- A chapa é mais cara: Geralmente, a chapa de policarbonato é mais cara que o vidro. Porém, a instalação desse tipo de material é muito mais barata. Por isso, quando comparados, a soma do material mais a instalação do toldo de policarbonato será mais barata do que a estrutura instalada em vidro.

Diferença entre toldos e coberturas

A diferença entre um toldo e uma cobertura está na estrutura usada como sustentação. 

As coberturas geralmente são feitas em áreas maiores, por isso, precisam de um apoio mais resistente, com várias colunas de sustentação. Já os toldos são fixados, normalmente, diretamente na parede, usando mãos francesas e braços de sustentação para essa instalação, sem a necessidade de colunas.

Tipos e modelos de toldos feitos em policarbonato

Jantar Tamboré 11 BP.ARQ DESIGN Salas de jantar industriais jantar, madeira demolição, painel madeira, buffet, lustre, industrial, cimento queimado, preto, cinza, quartzo, churrasqueira, policarbonato, grafite, acetinado, vista, natureza
BP.ARQ DESIGN

Jantar Tamboré 11

BP.ARQ DESIGN

Além de diferentes tipos de policarbonatos usados na produção dos toldos, é possível optar por modelos fixos ou retráteis desses tipos de coberturas. Confira mais informações sobre cada um dos tipos e modelos de toldos em policarbonato:

Toldo de policarbonato fumê

O fumê é uma película instalada sobre a superfície de policarbonato que deixa o toldo com uma aparência escurecida. Por conta da cor mais escura, esse tipo de toldo filtra melhor os raios solares, por isso, deixa o ambiente mais fresco e livre do calor direto do sol.

Toldo de policarbonato alveolar

Telhado em Policarbonato Alveolar Dartora Esquadrias Metálicas Telhados Plástico Transparente
Dartora Esquadrias Metálicas

Telhado em Policarbonato Alveolar

Dartora Esquadrias Metálicas

O toldo feito em policarbonato alveolar imita um vidro canelado, com cavidades ocas que produzem um efeito diferenciado. Por conta dessas cavidades, esse tipo de toldo necessita de menos material para ser produzido e, por isso, é consideravelmente mais leve. Porém, o toldo de policarbonato alveolar é menos translucido.

Toldo de policarbonato compacto

Acesso à residência C. S. D.O.S. Arquitetura Casas familiares Concreto Bege pergolado,aclive,residência,área de lazer,frente,terreno em aclive
D.O.S. Arquitetura

Acesso à residência C. S.

D.O.S. Arquitetura

O policarbonato compacto é a mais “nobre” das opções de chapas de policarbonato. O toldo feito com esse material é maciço, espesso e bastante translúcido. Sua transparência é tão grande que deixa entrar até 90% de luminosidade.

Toldo policarbonato retrátil

Além dos diferentes tipos de policarbonatos, existem estruturas diferentes de toldos, que podem ser retráteis ou fixas.

O toldo retrátil de policarbonato é o tipo de toldo que pode ser movimentado para abrir ou fechar a área que cobre. Esse tipo de toldo é muito utilizado em jardins e varandas quando se quer ter mais contato com a natureza. Em caso de chuva, por exemplo, basta fechar o toldo para proteger a área.

Toldo fixo de policarbonato

Área de lazer e frente da residência C. S. D.O.S. Arquitetura Casas familiares Concreto Bege fachada,pergolado,residência,piscina,área gourmet,aclive,terreno em aclive
D.O.S. Arquitetura

Área de lazer e frente da residência C. S.

D.O.S. Arquitetura

Já o toldo fixo, diferente do modelo retrátil, não pode ser movimentado e, por isso, fica fixo sempre no mesmo local onde foi instalado.

Estrutura para toldo de policarbonato

Existem alguns tipos de estruturas que podem ser utilizadas para instalar um toldo de policarbonato. Os principais tipos são as feitas em aço, alumínio ou ferro.

Na maioria dos casos, as placas são fixadas nessas estruturas usando parafusos, rebites ou encaixes.

Como limpar/cuidar de um toldo feito em policarbonato

Como explicamos acima, é necessário ter alguns cuidados especiais com o toldo de policarbonato para que ele não risque com o tempo.

Para limpar esse tipo de toldo, por exemplo, o recomendado é não usar nenhum tipo de produto abrasivo. Isso significa que o mais indicado é utilizar apenas água e sabão neutro para a limpeza.

Dica extra: Conheça outros tipos de toldos

Gostou de saber mais informações sobre o toldo de policarbonato?

Se você chegou até este artigo porque está pesquisando tipos de toldos para instalar em sua casa, com certeza deve conferir este outro livro de ideias onde listamos 11 toldos retráteis perfeitos para a sua varanda ou terraço!

Qual o diferencial do toldo de policarbonato você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!