Guia Completo Sobre Fruteiras | 20 Ideias de Fruteiras de Cozinha

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Decoração para Cozinha Rústica, Barrocarte Barrocarte CozinhaArrumação e despensas Ferro/Aço
Loading admin actions …

Mesmo quem tem o dia a dia corrido, precisa manter uma alimentação saudável. Além de adicionar legumes e vegetais nos alimentos preparados nas refeições, é importante ingerir com frequência também as frutas.

Para manter esse costume, um jeito muito brasileiro de deixar as frutas sempre à vista para que não fiquem esquecidas e sejam ingeridas é usar uma fruteira! Você tem um desses acessórios em sua cozinha?

Se a resposta for não, recomendamos ler este artigo até o final para descobrir as vantagens de usar esse tipo de acessório e também receber algumas dicas especiais de como escolher uma fruteira para cozinha!

O que é uma fruteira de cozinha?

A fruteira de cozinha é um acessório utilizado para guardar as frutas e deixá-las expostas na decoração de forma bonita e organizada.

Além de vários tipos de fruteiras, é possível encontrar esse item feito em diferentes materiais, cores e estilos.

Vantagens das fruteiras para cozinha

Muitos designers de cozinha adicionam fruteiras no ambiente pelas vantagens que elas podem trazer, tanto para a decoração, quanto para o dia a dia dos moradores. Ou seja, por conta dos seguintes pontos positivos:

- Deixa as frutas à vista: Com a fruteira, as frutas ficam sempre em um lugar visível. Dessa maneira, não ficam esquecidas em algum canto apodrecendo, o que evita o desperdício e mantém as pessoas mais saudáveis.

- Trazem um toque tropical e bonito para a decoração: Um arranjo de frutas coloridas e suculentas é muito bonito. E a maneira de colocar um arranjo desse tipo na decoração é usando uma fruteira.

- Mantém as frutas organizadas: A fruteira é o local mais adequado para armazenar as frutas de maneira organizada e fácil de encontrar.

- Multifuncional: Além de frutas, a fruteira pode ser usada para armazenar outros tipos de alimentos, como legumes, verduras, etc.

Como escolher fruteiras?

COZINHA | Mesa pequenas refeições + armário suspenso + cristaleira CASA DUE ARQUITETURA Cozinhas pequenas cozinha,mesa de refeições,Iluminação de cozinha,armário suspenso,nicho
CASA DUE ARQUITETURA

COZINHA | Mesa pequenas refeições + armário suspenso + cristaleira

CASA DUE ARQUITETURA

Separamos 5 dicas importantes sobre o que você deve observar ao adquirir uma fruteira:

Dica 01: Estilo da fruteira de cozinha

Fruteira Oval I em Madeira e Ferro - Cód 1833 Barrocarte CozinhaArrumação e despensas Ferro/Aço fruteira, fruteira de ferro, fruteira de mesa, fruteira madeira e ferro, fruteira rústica
Barrocarte

Fruteira Oval I em Madeira e Ferro – Cód 1833

Barrocarte

Antes de comprar a sua fruteira, analise se o design irá ornar com o resto da sua cozinha.

Fruteiras com design muito rústico, podem não combinar com uma cozinha super moderna e clean, por exemplo.

Por isso, é sempre importante verificar o estilo da fruteira escolhida para o seu ambiente e pensar sobre a combinação com outros móveis da cozinha.

Dica 02: Funcionalidade da fruteira

Fruteira Vick Masutti Copat CozinhaAcessórios e têxteis
Masutti Copat

Fruteira Vick

Masutti Copat

Na funcionalidade da fruteira entram o tamanho, a versatilidade e a facilidade de uso.

Ao escolher a fruteira, confira se o tamanho é adequado para a quantidade de frutas que você costuma armazenar, se ela irá caber na sua cozinha e se é fácil de usar no dia a dia.

Dica 03: Cor da fruteira para cozinha

Despensa, Fruteira e Armário para Eletrodomésticos Mostavenco Arquitetura Armários e bancadas de cozinha MDF Branco fruteira,cozinha,branco,despensa
Mostavenco Arquitetura

Despensa, Fruteira e Armário para Eletrodomésticos

Mostavenco Arquitetura

Assim como o estilo, a cor também irá influenciar para saber se a sua fruteira combina com o resto da decoração da cozinha. Em caso de dúvidas, opte por fruteiras em cores neutras, como marrom, cinza, branco e preto, que ornam praticamente com qualquer outra coloração.

Dica 04: Material da fruteira de cozinha

Nos parágrafos mais abaixo, você também irá conhecer alguns dos materiais mais usados nas fruteiras. Além de interferir no design, o material certo pode deixar sua fruteira mais durável e resistente.

Dica 05: Tipos de fruteiras

Falando de modo geral, existem 4 modelos de fruteiras, que você vai conhecer melhor nos parágrafos a seguir. São elas: de mesa, de chão, pendente (de parede) e embutida no armário. Cada tipo de fruteira possui vantagens diferentes. Por isso, é bom conhecer cada tipo antes de escolher.

Tipos e modelos populares de fruteiras de cozinha

Projeto Apartamento Jardins MBD, Ambienta Arquitetura Ambienta Arquitetura Cozinhas modernas
Ambienta Arquitetura

Projeto Apartamento Jardins MBD

Ambienta Arquitetura

Como resumimos mais acima, existem 4 principais tipos e modelos populares de fruteiras de cozinha que são:

Fruteiras de chão

As fruteiras de chão são aquelas que possuem uma estrutura para ficarem apoiadas diretamente no piso. Geralmente, são modelos grandes e espaços de fruteiras, perfeitos para casas com grandes famílias que consomem muitas frutas.

Fruteiras de mesa

As fruteiras de mesa são os modelos mais compactos e pequenos desse tipo de item. Feitas para serem instaladas em cima de balcões, armários e, claro, mesas, elas armazenam uma quantidade menor de frutas.

Fruteira pendente (de parede)

As fruteiras de parede também podem ser instaladas de forma pendente. Por isso, esses dois tipos de fruteiras fazem parte da mesma categoria.

Esse é um tipo de fruteira ótimo para quem quer otimizar o espaço da cozinha, usando a parede para armazenar as frutas.

Fruteira embutida no armário

COZINHA | Cristaleira + fruteira + mesa de pequenas refeições CASA DUE ARQUITETURA Cozinhas pequenas cozinha,fruteira,cristaleira,mesa de refeições,armário em torre,vidro,mdf
CASA DUE ARQUITETURA

COZINHA | Cristaleira + fruteira + mesa de pequenas refeições

CASA DUE ARQUITETURA

Ao mandar fazer um armário planejado sob medida, é possível incluir uma fruteira embutida diretamente no armário para aproveitar o mobiliário da forma mais completa possível.

Materiais de fruteiras para cozinha

Além de serem encontradas em diversos tipos e modelos, as fruteiras também podem ser feitas com diferentes materiais. Confira:

Fruteiras de inox

As fruteiras feitas em inox são muito resistentes e duráveis.

Além da durabilidade, o inox é resistente à água e, por isso, também pode ser lavado e sempre proporciona um design diferenciado e moderno para os objetos.

Fruteiras de mesa de vidro

Por ser lavável, o vidro é outro material muito popular para fruteiras.

Graças ao seu design transparente, também permite que as frutas fiquem bem visíveis e expostas, o que traz um charme a mais para a fruteira.

Fruteiras de cristal

COZINHA | Mesa pequenas refeições + armário suspenso CASA DUE ARQUITETURA Cozinhas pequenas cozinha,bancada preta,granito,mesa de refeições,Iluminação de cozinha
CASA DUE ARQUITETURA

COZINHA | Mesa pequenas refeições + armário suspenso

CASA DUE ARQUITETURA

A fruteira de cristal é um clássico das cozinhas brasileiras.

Apesar de geralmente ter um preço mais elevado que as opções anteriores, o cristal proporciona um ar sofisticado e refinado para a fruteira, além de ser um material de alta qualidade e beleza.

Fruteira de madeira

Se você procura por uma fruteira versátil, durável e fácil de combinar, vai se apaixonar pela fruteira de madeira, que possui todas essas qualidades e ainda é linda.

Fruteira feita em metal aramado

O metal aramado é muito utilizado em fruteiras por ter espaços vazados, que melhoram a circulação de ar entre as frutas e evita que elas apodreçam mais rapidamente.

Fruteira de plástico

Longboard Cherry by chris+ruby chris+ruby CozinhaArmários e estantes
chris+ruby

Longboard Cherry by chris+ruby

chris+ruby

Apesar de ser uma opção mais barata, a fruteira de plástico é a que pode ser encontrada em mais designs diferentes. Isso porque o plástico é um material fácil de ser moldado, proporcionando formatos incríveis.

Dica extra: Balcões bonitos e funcionais para cozinha

Separamos uma dica extra muito legal para a decoração da sua cozinha! É este livro de ideias com 42 exemplos e inspirações de balcões bonitos e funcionais para a cozinha!

Qual tipo de fruteira você tem na sua cozinha?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!