Terrário Fechado: Guia Completo + Dicas de Como Montar um Terrário Fechado

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Groeilamp, Dïst Dutch Design Dïst Dutch Design Corredores, halls e escadas industriais
Loading admin actions …

As plantas estão em alta na decoração (Se é que alguma vez estiveram em baixa, não é mesmo?). Elas trazem mais verde e aconchego para o lar, porém, precisam de tempo e dedicação para que cresçam saudáveis e bonitas.

Se você é apaixonado por plantas, mas não consegue cuidar delas adequadamente, existe uma solução para o seu problema: Invista em um terrário fechado.

Além de ser fácil de cuidar, o terrário possui um ecossistema que funciona praticamente sozinho. Por isso, é uma alternativa ótima para quem quer adicionar plantas na decoração, mas não tem tempo para cuidar delas.

A seguir, damos dicas de como cuidar e escolher um terrário, além de mostrarmos algumas inspirações lindas com terrários fechados em ambientes. Confira:

O que é um terrário fechado?

Resumidamente, podemos dizer que o terrário é um ecossistema fechado.

Geralmente feito dentro de um recipiente de vidro fechado, no terrário são plantados diferentes tipos de plantas. Antes de fechar, um pouco de água é adicionado ao recipiente. Então, ao tampar o terrário, ele criará um ecossistema fechado, que simula as condições ideais de uma floresta, com umidade, evaporação e luz, que se mantém sozinho.

Além dos terrários fechados, existem também os “terrários abertos” que, geralmente, são feitos com cactos e suculentas, que precisam de pouca água. Apesar de também serem chamados de terrários, tecnicamente, esses modelos abertos são mais cachepôs do que terrários.

Tipos de terrários fechados

Gostou da ideia de ter um terrário fechado em sua casa? Confira algumas opções que você pode encontrar por aí:

Mini terrário fechado

Terrarium Lamp - Personalised, Marga Marga Paisagismo de interior Vidro
Marga

Terrarium Lamp – Personalised

Marga

O mini terrário é a menor opção desse tipo de ecossistema.

Por ter um tamanho reduzido, cabe em qualquer lugar e pode ser usado em diferentes decorações.

E se você tem pouco espaço para ter plantas ou um jardim em sua casa, temos aqui no site da homify um outro livro de ideias perfeito para você! É este onde mostramos como construir seu próprio mini jardim!

Terrário fechado em tamanho médio

Terrarium Lamp - Personalised Marga Paisagismo de interior Vidro Design,lamp,container house,decor
Marga

Terrarium Lamp – Personalised

Marga

O tamanho médio de terrário já pode conter um maior número de plantas ou ser feito com plantas maiores.

Terrário fechado grande

Agora, se o que você realmente quer é um ecossistema grande e completo com várias plantas, o terrário fechado em tamanho grande será o ideal. Perfeito para adicionar um toque lindo de natureza em seu ambiente!

Qual tipo de vidro usar para terrário fechado?

A “regra” principal para escolher o vidro para terrário fechado é: Precisa ter tampa! Sem tampa, ele não vira um ecossistema fechado e, na verdade, não pode ser chamado de terrário.

Seguindo essa regra, é possível utilizar qualquer tipo de recipiente de vidro, porém, os que são grandes e mais altos são os ideais.

Quais plantas usar para terrário fechado?

Terrarium Lamp - Personalised homify Paisagismo de interior Vidro Lamps,decor,design,plants
homify

Terrarium Lamp – Personalised

homify

A escolha das plantas para um terrário fechado também é muito importante.

O ideal é que você escolha plantas menores e de crescimento lento para que o terrário acomode elas adequadamente. Além disso, se você for usar mais de um tipo de planta no mesmo terrário, escolha plantas que tenham necessidades (como terra, água e luz solar) parecidas para que se adequem no local que você escolher deixar o terrário.

Algumas indicações de plantas que se adaptam bem a esse tipo de ecossistema são: Musgos, fitônias, peperômias, unhas de gato e samambaias aspargo.

Terrário fechado: como fazer?

Os terrários, além de serem detalhes lindos para adicionar na decoração, também possuem um lado terapêutico.

Muito usada em terapias de relaxamento, a criação dos terrários estimula a criatividade e proporciona um momento de contato com as plantas e a natureza.

Se você tem vontade de experimentar isso, separamos algumas dicas de jardineiros, que entendem do assunto, de como montar um terrário fechado. Então chegou a hora de colocar a mão na massa!

- Comece escolhendo um recipiente de vidro limpo e seco (Pode seguir as dicas que demos alguns parágrafos acima);

- Coloque uma camada de pedrinhas no fundo do vidro;

- Adicione uma camada de carvão vegetal, casca de pinus ou areia;

- Agora coloque uma camada de terra rica em nutrientes. Essas três camadas irão fornecer as condições ideais para que as raízes das plantas se desenvolvam sem apodrecer;

- Plante as plantas com muito cuidado (Novamente, siga as dicas de plantas que demos acima). Se precisar, você pode usar uma pinça grande para ajudar a fixar as plantas.

- Regue em pouca quantidade;

- Se quiser, você também pode adicionar itens decorativos que usamos em aquários, como pedras coloridas, estátuas e mini troncos, por exemplo.

- Feche a tampa do seu terrário;

- Deixe o terrário em um local fresco com meia sombra. Se ficar no sol, o terrário pode, literalmente, cozinhar as suas plantinhas.

Como fazer um terrário fechado com insetos?

Além do terrário que contém apenas plantas, é possível também adicionar insetos e animais!

O modo de fazer é o mesmo descrito acima. O único cuidado para se ter nesse tipo de terrário é o de escolher insetos ou animais que sobrevivam nesse ecossistema. Um dos animais mais fáceis de adequar em um terrário é a minhoca. Porém, também é possível colocar besouros, joaninhas e, até mesmo, aranhas!

Como cuidar de um terrário?

O cuidado com um terrário que já criou um ecossistema é praticamente nulo!

A planta se autossustenta, já que a água que sobe através da evaporação é reabsorvida pela planta através das raízes e folhas através da condensação, refazendo o ciclo.

Por conta disso, os poucos cuidados que é preciso ter com um terrário são:

- Iluminação: O terrário deve ficar em um local iluminado, porém sem luz direta. Como explicamos acima, a luz direta pode cozinhar suas plantas;

- Água: Algumas gotas de água devem ser adicionadas no terrário caso você perceba que o vidro está sem gotinhas d’água no vidro (Elas indicam quando está havendo evaporação). Se, ao contrário, houverem muitas gotas no vidro, que não diminuem no decorrer do dia, então, seu terrário está muito úmido. Para resolver isso, basta abrir a tampa por algumas horas. Geralmente a água só precisa ser adicionada em espaços de tempo com mais de um mês de distância.

E é basicamente isso!

Onde colocar o terrário na decoração?

Terrarium Lamp - Personalised, Marga Marga Paisagismo de interior Vidro
Marga

Terrarium Lamp – Personalised

Marga

Você pode colocar o terrário em salas de estar, jantar, quartos, cozinhas e qualquer outro ambiente. Selecionamos algumas inspirações lindas de onde colocar seu terrário

A sala de estar fica mais bonita e confortável com uma composição de terrários

02 Quer trazer mais vida e natureza para a sua cozinha? Adicione um terrário

Glass Pyramid Terrarium homify CasaPlantas e acessórios
homify

Glass Pyramid Terrarium

homify

A sala de jantar só tem a ganhar com um terrário na decoração

O terrário é lindo e fácil de cuidar. Por isso, é o tipo de item decorativo perfeito para o quarto

A varanda já é um local com muita natureza e verde. O terrário irá ornar perfeitamente com esse ambiente

Você teria um terrário fechado em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!