Casas minimalistas por Lode Architecture

6 casas pequenas espetaculares

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Para quem mora sozinho ou apenas com o parceiro ou a parceira, uma casa grande pode significar despesas desnecessárias, com aluguel, limpeza e manutenção. Além disto, uma casa grande significa também uma pegada ambiental maior. Portanto, uma casa pequena pode satisfazer todas as suas necessidades práticas, reduzir suas despesas e a pegada ambiental da residência.

Neste artigo apresentamos 6 casas compactas espetaculares, de formas, materiais e estilos variados, mas que têm em comum a qualidade construtiva, espaços customizados e a praticidade. Estas casas se mostram opções perfeitas para quem mora sozinho ou para casais sem filhos, que não abrem mão de viver com estilo e conforto.

Confira a seguir seis modelos de casas pequenas espetaculares, que apesar da área útil compacta, proporcionam o máximo de conforto e praticidade aos moradores.

Sobrado compacto de 86 m²

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura: Casas modernas por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

A vantagem de construir uma casa compacta em dois pavimentos é que você economiza materiais, apesar da necessidade de uma estrutura mais robusta, e libera mais espaço para as áreas livres, para o cultivo de jardim, para a área de lazer, etc. 

Esta casa, denominada Casa Eugênia, projetada pelo estúdio João Diniz Arquitetura, apresenta uma forma orgânica e primitiva, que contrasta com sua materialidade high-tech, com estrutura metálica, telhas metálicas termo-acústicas e paredes de alvenaria texturizadas. No interior o piso de madeira dá um toque de aconchego aos ambientes. Os espaços abrem-se completamente para o exterior

Pavilhão de madeira de 100 m²

Esta casa é caracterizada pelo desenho do telhado de duas águas e pelo revestimento externo monocromático de ardósia, que evidenciam o estilo tradicional e rústico do edifício. A casa é compacta, mas composta de dois pavimentos, tirando proveito da inclinação do telhado. O sótão abriga os dormitórios. O interior é revestido de madeira e está integrado a um terraço aberto, abrindo-se para a paisagem natural circundante. O terraço é protegido pela sombra de uma cerejeira. É importante que em uma casa pequena, os espaços internos se abram para a paisagem, criando uma sensação de maior amplitude.

Casinha tradicional de 116 m²

Se você vai construir uma casa com uma área térrea pequena, a escolha de uma cobertura de planos inclinados pode viabilizar a utilização do sótão como área útil, para abrigar os espaços privativos e garantir maior conforto.

Esta casa de design tradicional e telhado de duas águas é constituída de alvenaria de tijolos, de cores claras e de janelas verticais amplas, que criam melhores condições de iluminação e vistas agradáveis para o jardim circundante. O espaço livre circundante da casa é utilizado como área útil, abrigando uma sala de jantar ao ar livre.

Casa container de 29,89 m²

Se é para reduzir a pegada ambiental, nada melhor do que uma casa ecológica. Que tal transformar um container em uma moradia? Você pode se inspirar no projeto da Pocket House. A construção civil envolveu apenas a base de sustentação do container. O restante da obra foi só montagem, obra seca. A casa pode ser transportada para qualquer lugar. O mérito do projeto foi converter um container de 12,2 x 2,44 m, em uma casa aconchegante e funcional. Uma das laterais do container foi removida e substituída por painéis de vidro, para compensar a largura final de 2,34 do interior. No interior, o painel e o piso de madeira tornaram o espaço mais aconchegante. O mobiliário foi feito exclusivamente para o projeto. Na cobertura, o projeto criou ainda um terraço, ampliando a área útil.

Pavilhão moderno de até 147 m²

Esta casa, denominada The Edge, também pode ser transportada para qualquer lugar. A casa pré-fabricada é montada em apenas 12 semanas. Outra característica marcante do projeto é a possibilidade de o cliente customizar sua casa, com materiais de acabamentos, mobiliário e detalhes que ele desejar. A casa é composta de estrutura metálica, mais leve, e vedação mista de madeira e planos envidraçados, que realçam seu caráter contemporâneo.

Mais informações sobre projetos de casas, você encontra aqui.

Pavilhão de concreto de 196 m²

Se você não abre mão do carro, esta casa contempla o espaço da garagem e da residência em um mesmo edifício. A casa HLM é composta de estrutura de alvenaria autoportante de concreto aparente e de amplas aberturas, portas envidraçadas móveis, que descortinam as vistas deslumbrantes da paisagem natural circundante. No interior, o forro e o piso de madeira trazem aconchego. E, a cobertura da residência abriga um terraço-jardim, que funciona também como mirante.

Se você quiser conhecer por dentro e apreciar todos os encantos desta casa compacta e funcional, situada nas montanhas, é só clicar aqui.

Em quais destas casinhas você pode se imaginar vivendo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!