Tudo Sobre Mesa Rústica de Madeira Com 20 Inspirações de Mesas Rústicas

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Casa ReFit, Ferraro Habitat Ferraro Habitat Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

Aqui no site da homify já falamos sobre como os móveis de madeira ficam lindos quando usados em decorações de salas de jantar, porém, aqui neste artigo iremos focar apenas no mais funcional desses móveis, que é a mesa.

Quem está em busca de uma mesa chamativa, imponente e linda para adicionar na sala de jantar, com certeza irá se apaixonar pelo assunto deste nosso livro de ideias: A mesa rústica de madeira!

Conheça abaixo os motivos para escolher uma mesa rústica feita em madeira e, ainda, veja inspirações de ambientes lindos e perfeitos usando esse tipo de móvel.

Vantagens de escolher uma mesa de madeira

A mesa de madeira rústica é utilizada por muitos arquitetos, inclusive em ambientes que não seguem o estilo rústico. E isso não é à toa! Confira 6 vantagens desse tipo de mobiliário e entenda porque tantos amam as mesas de madeira!

01 – É durável, mantendo-se perfeita por muitos anos

A mesa rústica de madeira, geralmente, é feita com madeira maciça e de qualidade. Isso significa que é um mobiliário feito para durar por muito tempo e que dificilmente irá se estragar.

02 – É versátil para combinar com vários ambientes e estilos decorativos

A madeira é um material versátil e clássico, que combina com diversos tipos de decorações. Por isso, a mesa de madeira pode ser utilizada em decorações rústicas, mas também nas que seguem o estilos mais modernos e atuais.

03 – É atemporal e nunca sairá de moda

Ninguém em sã consciência irá dizer que a madeira alguma vez esteve fora de moda. Por conta disso, a mesa rústica de madeira é atemporal e nunca ficará “brega” na decoração, basta saber combinar adequadamente.

04 – É muito resistente e não estraga com facilidade

Luz e cor para alegrar, Tikkanen arquitetura Tikkanen arquitetura Salas de jantar modernas Mesa,Porta-retratos,Mobiliário,Propriedade,Cadeira,Madeira,Design de interiores,Iluminação,Pisos,Piso
Tikkanen arquitetura

Luz e cor para alegrar

Tikkanen arquitetura

Assim como a durabilidade, a resistência da madeira maciça também é inigualável, principalmente quando os cuidados com impermeabilização e pragas são tomados.

05 – É linda e imponente, sendo o destaque do ambiente

A mesa rústica de madeira chama a atenção e vira destaque no ambiente por conta de sua beleza e imponência.

06 – É diferente e chamativa para atrair os olhares

Apesar de a madeira ser popular, a mesa de madeira maciça rústica não é tão acessível por ter um preço mais alto. Por isso, é um mobiliário diferente que atrai os olhares.

Como escolher uma mesa rústica?

Apartamento Oliver, SAO Arquitetura SAO Arquitetura Varandas, alpendres e terraços modernos Mesa,Plantar,Mobiliário,Propriedade,Construção,Cadeira,Sombra,Madeira,Talheres,Copo de vinho
SAO Arquitetura

Apartamento Oliver

SAO Arquitetura

Analise os seguintes itens ao escolher sua mesa rústica:

- O tamanho da mesa deve ser proporcional com o ambiente em que será instalada;

- O número de lugares na mesa deve ser compatível com o uso que será dado para o mobiliário. Por exemplo, se for pra ser usada apenas em família, a mesa deve ter o número de lugares para acomodar a todos;

- Pense em como harmonizar a mesa com o resto do ambiente. Se o ambiente for moderno, por exemplo, você pode usar a mesa rústica, mas combinar com cadeiras modernas para ornar melhor com o resto do cômodo.

Como escolher as cadeiras para mesa de madeira rústica?

As cadeiras que irão ornar com a mesa rústica são outra dúvida comum em quem escolhe ter esse tipo de mobiliário.

Acima de tudo, as cadeiras escolhidas devem ser confortáveis. Afinal, não adianta ter uma linda cadeira se ela for ruim de sentar. Além disso, você pode escolher as cadeiras conforme a decoração o ambiente, lembrando sempre de manter o equilíbrio visual.

Atualmente as cadeiras não precisam ser todas de um mesmo conjunto, porém, devem combinar entre si e com a mesa. Para isso, a dica é que elas tenham algo em comum, que pode ser a cor, um material utilizado ou uma textura encontrada.

Tipos de madeira para utilizar em uma mesa rústica

A variedade de madeiras que podem ser utilizadas na fabricação de uma mesa rústica é grande. Os tipos de madeiras mais populares para usar pra esse fim (e também em outros tipos de móveis) são:

- Mogno;

- Pinus;

- Cumaru;

- Cedro;

- Araucária;

- Carvalho.

Modelos e tipos de mesas rústicas de madeira

Sala de estar contemporânea e aconchegante Cláudia Legonde Salas de estar modernas Madeira Cinza cinza,madeira,estofado,mesa de centro,sofá com chaise,poltronas,trilho de iluminação,cortina
Cláudia Legonde

Sala de estar contemporânea e aconchegante

Cláudia Legonde

Selecionamos algumas ideias de modelos de mesas rústicas de madeira para você se inspirar ainda mais:

Mesa de centro de madeira rústica

Madeira em pauta para um casal que adora receber, Helô Marques Associados Helô Marques Associados Salas de estar rústicas Mesa,Mobiliário,Sofá,Madeira,Sala de estar,Design de interiores,sofá de estúdio,Pisos,Piso,Conforto
Helô Marques Associados

Madeira em pauta para um casal que adora receber

Helô Marques Associados

Quer tornar sua sala de estar mais imponente? Adicione uma mesa de centro feita em madeira maciça! Esse móvel é extremamente diferenciado e irá dar destaque para a decoração.

Mesa de canto em madeira rústica

Além de mesa de centro, também é possível encontrar modelos de canto feitas em madeira. Nesse caso, a mesa é versátil e pode ser transportada sempre que necessário para tornar o ambiente mais cômodo, servindo como apoio para a bebida das visitas, por exemplo.

Mesa rústica de madeira de 4 lugares

O modelo mais compacto desse mobiliário é perfeito para salas de jantar ou cozinhas com espaços menores e para casas com famílias pequenas.

Mesa rústica de 6 lugares feita em madeira

Churrasqueira Rústica BSK Studio Chalés e casas de madeira
BSK Studio

Churrasqueira Rústica

BSK Studio

A mesa de 6 lugares é considerada o tamanho médio de mesa. É a escolha mais popular entre quem quer utilizar a mesa tanto apenas entre a família que mora na casa, como também com convidados.

Mesa de madeira rústica de 8 lugares

Já a mesa de madeira rústica de 8 lugares é indicada para quem tem muito espaço sobrando e gosta de receber muitas pessoas em sua casa.

Esse modelo de mesa geralmente é instalado em salas de jantar ou áreas de festas.

Onde usar a mesa de madeira rústica

Confira quais os locais mais escolhidos para instalar esse tipo de mesa:

Mesa de jantar de madeira rústica

Na sala de jantar, a mesa feita em madeira maciça ganha destaque e conquista os convidados recepcionados para refeições.

Cozinha com mesa de madeira rústica

A mesa rústica de madeira utilizada na cozinha, na maioria das vezes, é mais usada entre os próprios moradores da casa. Nesse caso, a escolha da mesa da madeira, além da beleza, também é feita por conta da praticidade que esse tipo de móvel oferece para o dia a dia.

Mesa rústica de madeira em área de festas / gourmet

Assim como na sala de jantar, a mesa usada na área de festas ou gourmet tem como principal objetivo decorativo impressionar os convidados e tornar o ambiente mais imponente.

Qual o tipo de mesa rústica de madeira você usaria em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!