13 ideias fantásticas para o jardim

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O jardim é um dos espaços mais agradáveis de uma casa, onde podemos experimentar o contato com a natureza, grande liberdade e contemplar o espetáculo das mudanças das estações. Um jardim mais bonito e mais agradável tende naturalmente a ser mais convidativo e estimular atividades ao ar livre. Por esta razão, buscamos sempre novas soluções e dicas para deixar o seu jardim sempre exuberante e convidativo.

Neste artigo apresentamos 12 ideias fantásticas para incrementar as qualidades estéticas e ambientais do seu jardim, para você desfrutar de todas as vantagens de um jardim bonito e encantador.

1. Transforme o jardim em uma entrada espetacular

Escritório Jardim: Jardins modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Plantar o jardim em um corredor da entrada dá um toque especial ao lar. O corredor recebeu grama , um caminho de concreto e arbustos iluminados com luzes quentes. por arbustos ajuda por arbustos  projeto foi executado no quintal da casa de uma artista plástica. Há também um bebedouro para atrair passarinhos. 

2. Deixe o jardim subir as paredes

A primeira dica é exaltar o máximo o protagonismo da natureza e, portanto, da exuberância da vegetação. O estilo do jardim deve espelhar o estilo arquitetônico, de modo a criar um conjunto harmonioso. Neste projeto, assinado pelo estúdio Luciana MoraesPaisagismo, a escolha da vegetação buscou realçar o estilo clássico da casa de campo, com destaque para a trepadeira falsa-vinha, para as kaizucas, buxinhas e agapantos, que compõem com a residência uma paisagem elegante e exuberante.

3. Plante árvores

As árvores são indispensáveis no jardim, protegendo o edifício da incidência solar e proporcionando sombra também aos moradores. Além de áreas sombreadas, as árvores compõem massas de vegetação que dão forma e volume ao jardim. As árvores servem também para realçar o estilo do jardim. Neste projeto as palmeiras-das-canárias dão um toque mediterrâneo ao jardim da residência de estilo clássico.  

4. Cultive flores

Arbustos e plantas de pequeno porte com floração de cores diversas agregam cores e cheiros ao jardim. Nada mais agradável do que sentir o perfume das flores do jardim a contagiar todo o ambiente.

5. Traga o jardim para dentro de casa

Faça do seu jardim o protagonista da decoração integrando-o aos espaços de convivência. Proporcione vistas agradáveis para o jardim, através de generosas portas de vidro, criando a sensação de fusão entre o espaço habitável e o jardim. O contato com a natureza deixará o ambiente mais acolhedor e atraente.

6. Adicione um espelho d'água

Residência Laranjeiras: Casas modernas por Estúdio SB Arquitetura
Estúdio SB Arquitetura

Residência Laranjeiras

Estúdio SB Arquitetura

Um espelho d’água é um diferencial em qualquer ambiente. No jardim, o espelho d’água agrega beleza e sofisticação, além de melhorar o microclima local, contribuindo para o aumento da umidade local. Neste projeto, o espelho d’água foi combinado com plantas aquáticas, proporcionando vistas agradáveis e uma brisa refrescante para os dormitórios que se abrem para o espaço externo.

7. Crie caminhos contemplativos

O jardim não é apenas um espaço contemplativo para ser apreciado de longe. É importante que o jardim crie caminhos e espaços de estar, que estimulem a vida ao ar livre e a interação dos moradores com a natureza. Neste projeto, os caminhos lineares e ortogonais, revestidos de pedras, exploram diversas texturas e conduzem a uma área de estar situada em meio ao jardim, em lugar para relaxar.

8. Crie um espaço lounge

Jorge Elmor em Mostra Artefacto Curitiba 2015: Lojas e imóveis comerciais  por Elmor Arquitetura
Elmor Arquitetura

Jorge Elmor em Mostra Artefacto Curitiba 2015

Elmor Arquitetura

O jardim pode ser um espaço de convívio tão confortável e agradável quanto à sala de estar, para receber amigos e familiares e para relaxar ao ar livre envolto por uma atmosfera mais natural e tranquila. Inspire-se neste projeto e crie um espaço lounge aconchegante e exuberante. O projeto criou um deck de madeira que parede flutuar sobre o espelho d’água. O mobiliário garante o conforto e detalhes como o dossel de madeira e a vegetação exuberante realçam a atmosfera idílica.

9. Adicione um pergolado de madeira

A sombra, especialmente num país tropical, é sempre bem-vinda. Uma maneira fácil de tornar o jardim mais confortável e convidativo é a adição de um pergolado de madeira, que proverá um espaço tranquilo para você relaxar e curtir o seu jardim. Não esqueça de plantar trepadeiras junto às colunas de madeira do pergolado para garantir a sombra e um colorido especial na primavera.

10. Destaque o jardim com iluminação noturna

MOSTRA BLACK 2012: Jardins modernos por Hanazaki Paisagismo
Hanazaki Paisagismo

MOSTRA BLACK 2012

Hanazaki Paisagismo

Um projeto de iluminação é capaz de dar ao seu jardim um aspecto deslumbrante e criar efeitos visuais incríveis. Neste projeto, as luzes de LED realçam a vegetação do jardim, como as mudas de bambu, duas cerejeiras, uma magnólia, uma jabuticabeira e um ipê roxo, e criam a impressão do espelho d’água flutuar no espaço.

11. Acrescente um lago com peixes

Para quem aprecia jardins com aspectos mais selvagens e naturais, a dica é acrescentar um pequeno lago artificial. Você pode aproveitar e criar também peixes ornamentais no lago e deixar o seu jardim com aspecto ainda natural e atraente. Inspire-se neste projeto, vencedor do 7º Premio Olga Krell de Decoração e Paisagismo, que além da vegetação deslumbrante, com palmeiras e bromélias, inclui um incrível lago com carpas coloridas.

12. Ornamente o jardim com esculturas

Jardins clássicos por Ruth Willmott
Ruth Willmott

RHS Chelsea 2015 – Breakthrough Breast Cancer garden

Ruth Willmott

O que mais você pode fazer para deixar o seu jardim mais lindo e convidativo? Se você admira obras de arte, você pode ornamentar o jardim com esculturas e fazer do seu jardim uma galeria a céu aberto. Neste projeto, a escultura de aço inox, do artista plástico Rick Kirby, representa a coragem e a dignidade das mulheres, realçando a beleza e a do jardim.

13. Crie um jardim no teto

A primeira dica era empregar trepadeiras e colorir de verde a fachada da residência, deixando o jardim subir literalmente pelas paredes. Para concluir, que tal estender agora o jardim para a cobertura, criando um telhado verde ou terraço jardim? Ao criar um terraço jardim você amplia a área útil da casa e ainda melhora o rendimento térmico do edifício, diminuindo significativamente a passagem do calor para o seu interior.

Mais informações sobre projetos de jardins, você encontra aqui.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!