Corredores e halls de entrada  por Diapo

Estas 10 escadas incríveis vão te deixar boquiaberto

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se em algum momento você acreditou que as escadarias eram feitas apenas para subir e descer, talvez você nunca tenha se aproximado de projetos como os que apresentaremos hoje. 

É possível transformar a escada em um espaço de criatividade arquitetônica, com protagonismo marcante. Tudo isto, claro, a partir de boas ideias concebidas por talentosos profissionais, como os que você encontra aqui, no homify. 

Para mostrar algumas ideias incríveis que transformaram o que eram simples escadarias em elementos decorativos belíssimos, trouxemos um conjunto de 10 escadarias encontradas em projetos ao redor do mundo e que têm em comum os desenhos criativos de nossos excelentes arquitetos.

Por isto, siga conosco e aproveite o nosso convite para passear nos ambientes abaixo. Em todos eles você certamente encontrará conceitos inovadores e criativos que irão mudar o seu conceito sobre escadarias dentro de casa. 

Confira estas lindas ideias e inspire-se!

1. A escadaria de vidro magnífica

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

​A single-flight cantilever staircase crafted in toughened, laminated glass

Railing London Ltd

Esta criação é uma linda ideia que os designers da Railing London chamaram simplesmente de: escadaria aberta de vidro laminado e temperado. No entanto, podemos perceber que a ausência de um corrimão a faz parecer uma escada flutuante!

Seus degraus de vidro foram diretamente estruturados na parede, aproveitando perfeitamente bem a presença da cor branca somada às peças de vidro. Na parede, a iluminação com lâmpadas LED marcam a transição do espaço. A escolha por elementos em madeira ao redor da escadaria conferem um visual muito elegante e belíssimo ao ambiente.

2. Envolvendo um aquário

Corredores e halls de entrada  por Diapo
Diapo

Helical glass staircase around giant fish tank

Diapo

Esta escadaria é simplesmente incrível e vai além de ser um elemento artístico funcional: é uma verdadeira obra artística. 

A belíssima escadaria com degraus de vidro apoia-se no desenho curvado de seu corrimão que, por sua vez, envolve um grande aquário em formato cilíndrico no coração da sala.

Suas paredes de vidro oferecem proteção, mas também transparência para que as plantas e peixes presentes no aquário possam ser vistos por quase qualquer ângulo. O toque moderníssimo fica por conta das luminárias de LED, conferindo um resultado belíssimo e moderno ao ambiente.

3. Sem nada a esconder

Corredores e halls de entrada  por Porcel-Thin
Porcel-Thin

Primrose Hill – modern luxury kitchen featuring Porcel-Thin polished white 120x60cm porcelain tiles

Porcel-Thin

Esta escadaria moderna está em meio a belas paredes de vidro e claraboias amplas, aproveitando plenamente a luz natural para realçar a precisão de suas linhas desenhadas. É impressionante como os traços na cor preta e a delicadeza da escadaria conferem um resultado impressionante para o ambiente. 

Embora a escadaria seja estruturada com a presença de poucos degraus, o conjunto ficou simplesmente encantador com o belíssimo conjunto das peças de vidro ao redor. Um toque de puro talento dos arquitetos para deixar o ambiente simplesmente impressionante. 

4. A elegância dos detalhes em preto

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

Spiral staircase to the mezzanine

Railing London Ltd

Esta escadaria em caracol é a prova que determinados desenhos são criados para ganhar a imortalidade. A combinação clássica dos degraus em madeira com o complemento da cor preta, pode oferecer uma excelente composição em qualquer espaço, tendo a certeza de um resultado elegante e belíssimo. 

Para que estes detalhes na cor preta pudessem ser plenamente aproveitados, o ambiente ao redor foi decorado com elementos em tons claros, como o piso em madeira e as paredes brancas. O papel de parede ao fundo imita a textura de tijolos e confere um toque industrial ao cenário.

5. Compondo um estúdio de arte

Quando temos iluminação natural excessiva no espaço, devemos compor a decoração de maneira que os reflexos da luz não prejudiquem a sensibilidade dos olhos. Se não deseja utilizar elementos em cores opacas no ambiente, este é um ótimo exemplo sobre como decorar um espaço com muita claridade, sabendo trabalhar as presenças das sombras no ambiente.

Esta escadaria de estilo industrial foi complementada com peças de vidro na lateral, conferindo uma ótima integração dos espaços. A simplicidade das linhas e a sua posição perpendicular com relação a outras placas de vidro presentes no teto, fazem com que o ambiente pareça uma belíssima galeria de arte. 

A utilização das sombras de maneira inteligente para proteger as peças no piso inferior é outro destaque que deve ser mencionado neste lindo espaço.

6. Cubismo criativo

Se você deseja uma casa moderna, minimalista, artística e optou pela presença de elementos geométricos na decoração, a escadaria pode ser uma excelente maneira de complementar o espaço. 

Na imagem, podemos notar que os degraus iniciais da beça escadaria de madeira é constituído por peças que envolvem o espaço de transição. A presença da iluminação com LED nos degraus e a maneira de intercalar os tons de madeira entre peças mais claras e escuras, conferem um resultado incrivelmente moderno e encantador.

7. Curva charmosa

Corredores e halls de entrada  por Haldane UK
Haldane UK

Luxury Staircase

Haldane UK

Além das ideias modernas em que as escadarias conferem um espaço decorativo incrível ao ambiente, é preciso saber ainda aproveitar os movimentos naturais que estes espaços de transição conferem ao lar. 

Quando escolhidas com curvas, as escadarias conferem um charme especial que merece ser melhor trabalhado. Neste ponto, o grande segredo é saber trabalhar com as linhas do corrimão, como podemos notar neste lindo ambiente.

Se no início da escadaria os corrimãos parecem estar juntos um ao outro, ao longo da escadaria o espaço entre eles é suavemente separado, conferindo um movimento muito interessante ao espaço. Chegando ao piso superior, vemos como os corrimãos parecem se encontrar novamente, o que resulta em um ambiente artisticamente desenhado. 

8. Beleza multiuso

Corredores e halls de entrada  por Buscott Woodworking
Buscott Woodworking

Traditional Cut String painted staircase with an Oak Handrail and carved Brackets.

Buscott Woodworking

Uma das observações que a arquitetura vem ampliando cada vez mais, são as múltiplas formas de utilização dos espaços. Quando notamos as escadarias no lar, eventualmente nos deparamos com espaços vazios e mal utilizados. No entanto, existem muitas formas de aproveitar estes vãos

Uma destas opções inteligentes pode ser encontrada neste ótimo projeto. Prateleiras foram desenhadas e adicionadas embaixo da escada, acompanhando perfeitamente o desenho curvado da estrutura. O resultado foi uma moderna e elegante estante de armazenamento adicional que poderá auxiliar facilmente a organização dos espaços. 

9. Muito além da funcionalidade

Corredores e halls de entrada  por Trewin Design Architects
Trewin Design Architects

Mermaids – A home by the sea

Trewin Design Architects

A ideia de promover a escadarias a opções que vão muito além de oferecer transição entre os ambientes, nem sempre necessita de ideias complexas. 

Neste ambiente, notamos a utilização das escadarias como pontos de acesso visual aos quadros distribuídos entre as paredes laterais do ambiente. As peças com moldura em tom escuro conferiram um ótimo contraste com os elementos em cor clara. 

No teto, um conjunto de claraboias em formato retangular oferece a iluminação complementar que valoriza habilmente os espaços de tom claro. O resultado é simples e inspirador! 

Para luzir!

Corredores e halls de entrada  por Nash Baker Architects Ltd
Nash Baker Architects Ltd

The hallway and stairs at ​the Old Hall in Suffolk

Nash Baker Architects Ltd

Para fechar a nossa relação de ideias incríveis de escadarias criativas, trouxemos uma sugestão que você poderá adicionar facilmente à sua casa: lâmpadas de LED embutidas no vão entre os degraus e a parede lateral. Caso os degraus de sua escadaria não possua este vão, a opção é escolher pequenas mangueiras transparentes que comportam este tipo de lâmpadas. O resultado é incrivelmente mágico!

Qual destas é a mais fantástica?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!