7 painéis de televisão para salas pequenas e grandes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Salas de estar tropicais
Loading admin actions …

Os painéis de televisão são perfeitos para valorizar o espaço reservado ao aparelho. Disponíveis numa infinidade de materiais, os painéis são encontrados facilmente no mercado a preços interessantes. Leve e de fácil instalação, um painel ocupa pouco espaço e serve como complemento à decoração. 

Para que a escolha desta peça seja bem feita, é importante considerar o tamanho da sua televisão. É essencial que o painel seja, de cada lado, cerca de 15 centímetros maior do que a televisão. Outro aspecto fundamental diz respeito ao peso do aparelho. Repare nestas informações disponíveis no manual do fabricante, no momento de compra. 

Um painel para a televisão, independentemente do formato, que pode ser sob o comprido ou desenvolver-se na vertical, valoriza sempre a área de estar. Assim, se gosta de complementar a decoração da sua casa, vai adorar as nossas ideias de decoração que fazem do painel, uma peça cada vez mais indispensável para embelezar a sua sala.

Sem mais delongas, veja as nossas sugestões.

Painéis de televisão na horizontal

Sala de Estar homify Salas de estar modernas

Os painéis com um formato alongado, na vertical, oferecem a possibilidade de cobrir perfeitamente espaços estreitos. Pelo contrário, neste projecto do escritório Mendonça Pinheiro Interiores, a utilização de um painel amplo que se prolonga horizontalmente no espaço cria uma simetria perfeita com o móvel inferior e oferece profundidade à sala de estar. O pano de fundo em madeira harmoniza-se em pleno com o painel branco que fica mais realçado.

Planeado

Sala de Estar 2nsarq Salas de estar modernas Propriedade,Mobiliário,Televisão,Construção,Madeira,Iluminação,Prateleiras,Design de interiores,Prateleira,Sala de estar

Painéis planeados – feitos à medida – são ideais para organizar um espaço com características específicas e acomodar todos os elementos decorativos. Um exemplo perfeito está neste projecto do escritório 2NSArq. Inteiramente planeada e com uma perfeita distribuição de luzes embutidas, a peça veio valorizar a organização da sala de estar onde se destaca ainda o piso em mármore.

Luxo

homify Salas de estar tropicais

Não é segredo: a cor branca é ideal para criar um ambiente amplo, bem iluminado e que transmita uma sensação de limpeza. Quando associada a texturas elegantes, empresta à decoração uma nota de luxo. Na sala da imagem, um projecto do gabinete Ana Meirelles, sobressai o painel de televisão almofadado que combina com os demais elementos no mesmo tom, como o tecto rebaixado e o espaçoso sofá. A presença do tapete de pelo comprido deixa o ambiente ainda mais acolhedor. As plantas tropicais em grandes vasos rematam a decoração.

Ajustado ao espaço

Ainda que o espaço para a televisão não seja grande, o painel poderá surgir como um destaque cativante. Este destaque é especialmente interessante para trazer personalidade a um espaço com dimensões limitadas e que, por consequência, limita também as possibilidades de valorizar a decoração. Neste projecto do arquitecto André Pacheco, a presença do pequeno painel amadeirado coaduna-se, na perfeição, com o fundo onde está o papel de parede de cor areia. A presença do painel faz ainda conjunto com os nichos da estante branca.

A elegância da madeira

A madeira nunca é uma aposta falhada. A elegância deste material, na sala da imagem, é complementada por outras cores que dão vida à decoração. Para o painel, a presença da madeira é especialmente bonita, já que traz um contraste perfeito em relação à televisão, geralmente escolhida em cores escuras. Neste projecto, da arquitecta de interiores Andressa Saavedra – Projetos e Detalhes, o painel de madeira surge decorado com pequenas luzes e tem como suporte um conjunto de prateleiras inferiores na cor branca.

Contraste branco

Neste projecto, do escritório Casa de Três, o apartamento foi revestido por um elegante papel de parede, sobre o qual foi instalado o painel simples e branco que oferece o contraste perfeito com a cor escura da televisão. Esta opção decorativa resulta numa composição interessante com volumes e texturas distintas.

Painel vertical

O painel vertical é uma óptima opção para uma área com um pé direito duplo. Desta forma, a peça acompanha a altura do ambiente. O modelo da imagem, para além de se desenvolver na vertical, forma um desenho original. O painel aqui assume-se como protagonista do espaço, ocupando uma área que vazia ficaria demasiado despida e fria. O projecto é da autoria do gabinete Tânia Póvoa.

Se em vez de um painel, prefere um móvel de televisão, leia o nosso artigo: Como integrar o móvel de televisão na sua sala.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista