Casa de praia cheia de brasilidade!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Não é sempre que nos deparamos com algo extraordinário, que nos arrebata e cativa. Este projeto residencial de uma casa de campo, situado em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia, denominado Altos de Trancoso é um destes projetos extraordinários aos quais ninguém fica indiferente. O projeto de autoria do estúdio Vida de Vila, de acordo com os arquitetos, é fruto de dois anos de muitos rabiscos e reflexões, buscando conciliar as origens e gostos diversos dos proprietários. 

Design e sustentabilidade foram priorizados em cada cômodo. As paredes do pavimento térreo foram erguidas com tijolos de solo-cimento. Metade das taubilhas usadas no telhado é de casas demolidas na região. Todas as peças estruturais de madeira e as 3 portas de entrada foram adquiridas na demolição de uma igreja próxima ao rio Jequitinhonha, na divisa de Minhas Gerias com Bahia, e carregam mais de 140 anos de história. O piso das áreas internas é divido entre madeira de demolição, ladrilho hidráulico e cimento queimado. O projeto de decoração conta com diversas peças de antiquário e ferro-velho e criações exclusivas para a residência. 

Conheça com mais detalhes o projeto da casa Altos de Trancoso através das fotos de Evelyn Muller, que mostram uma residência cheia de encantos e um charme irresistível

Fachada principal

Fachada Principal: Casas rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Fachada Principal

Vida de Vila

A casa Altos de Trancoso apresenta uma fachada típica colonial ou seja a residência é rodeadas pelas varandas que se formam pelo prolongamento da cobertura. O destaque são os elementos construtivos de aspecto rústico, que seguiram o conceito de sustentabilidade do projeto. As peças estruturais aparentes de madeira e as três portas de entrada da fachada principal foram adquiridas de uma igreja demolida, situada próxima ao rio Jequitinhonha, na divisa de Minhas Gerias com Bahia, e carregam mais de 140 anos de história. Entre elas: pau-brasil, jacarandá, braúna, ipê e roxinho. Outro destaque do edifício é a cobertura de taubilha, mais conhecida como telha de madeira, cuja matéria prima é o pinus autoclavado. A telha taubilha é fabricada de forma artesanal e proveniente de madeira de reflorestamento, que realça o aspecto rústico da edificação, além de proporcionar resistência mecânica e segurança ao telhado.   

Living room

Sala de estar: Salas de estar rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Sala de estar

Vida de Vila

A telha taubilha além de garantir o aspecto rústico e o conforto térmico à edificação, confere aos ambientes internos uma identidade marcante e um charme único. As telhas são provenientes de casas demolidas da região. O living room é também marcado pelo piso de madeira de demolição, que além da sensação de aconchego, dá ao ambiente um aspecto rústico e colonial e realça a integração espacial dos ambientes.   

Mobiliário

Sala de estar: Salas de estar rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Sala de estar

Vida de Vila

Design e sustentabilidade foram priorizados em cada ambiente. As paredes do pavimento térreo foram erguidas com tijolos de solo-cimento, que não vão ao forno e, portanto, demandam menos energia e menos emissão de carbono, contribuindo com a redução do impacto ambiental. Com muita luz natural e bem ventilada, o projeto de decoração possui diversas peças de antiquário e ferro-velho, além de soluções exclusivas para o projeto: camas, mesas, bancos, sofás e luminárias desenhados pelo Vida de Vila e executados por artesãos do sul da Bahia, que, claro, dão um charme irresistível ao interior da residência. 

Sala de estar

Sala de Estar: Salas de estar rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Sala de Estar

Vida de Vila

A sala de estar apresenta uma parede feita de taipa de pilão, técnica centenária presente na igreja de Trancoso, erguida para receber o jardim interno, além de piso de madeira de demolição, paredes brancas, cobertura aparente de taubilha com estrutura de madeira e móveis rústicos de madeira, que reforçam o estilo campestre e colonial da residência e que tornam o ambiente mais aconchegante e intimista.

Sala de jantar

Sala de Jantar: Salas de jantar modernas por Vida de Vila
Vida de Vila

Sala de Jantar

Vida de Vila

A sala de jantar mescla móveis rústicos, como a mesa feita com madeira de demolição e a luminária feita de casca de árvore, desenhada pelo Vida de Vila e executada por artesões locais, com móveis clássicos do design internacional, como as cadeiras DSW, desenhada pelo casal Eames, com pés de madeira com reforços metálicos e assentos de propileno, na cor branca, cujo design foi inspirado no desenho da Torre Eiffel. O piso de ladrilho hidráulico complementa a decoração do ambiente, dando mais personalidade e um toque colonial ao ambiente.

Cozinha

Cozinha: Cozinhas modernas por Vida de Vila

A cozinha gourmet foi projetada como espaço gourmet, para estimular o convívio social e abrigar toda a família e amigos. A cozinha apresenta uma combinação inusitada de materiais. As paredes são revestidas com cimento queimado, enquanto o piso de múltiplas cores, branco, cinza e azul, é revestido com ladrilho hidráulico. O mobiliário também mescla criações exclusivas, como a bancada feita de cimento queimado e os armários de madeira, com móveis de antiquários, como o armário de madeira com pátina azul.    

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Escada

Escada e Lavabo: Corredores e halls de entrada  por Vida de Vila
Vida de Vila

Escada e Lavabo

Vida de Vila

O acesso ao pavimento superior se dá através de uma escada em balanço com degraus de madeira. Vasos cerâmicos de aspecto rústico incrementam a decoração do hall de circulação. Ao fundo, visualizamos o lavabo, com parede texturizada, pia esculpida em tronco de árvore. A torneira é feita com tubos antigos de cobre, que realça o aspecto sustentável do projeto e dão mais sofisticação ao ambiente.

Luminárias

Luminárias: Corredores e halls de entrada  por Vida de Vila
Vida de Vila

Luminárias

Vida de Vila

No hall de circulação, como em todos os ambientes, predomina o aspecto rústico e sustentável. As luminárias que ornamentam o ambiente são feitas de antigas capas de botijão de gás, em ágata.

Dormitório

Quarto: Quartos  por Vida de Vila

No pavimento superior estão situados os ambientes íntimos. Este dormitório possui piso de madeira de demolição, que cria uma sensação de aconchego e combina com as esquadrias de madeira rústica com persianas articuladas. As paredes brancas servem para realçar o mobiliário rústico e também a paisagem natural emoldurada pelas aberturas. 

Banheiro

Banheiro: Banheiros modernos por Vida de Vila

No banheiro predominam as superfícies revestidas de cimento queimado. O toque rústico é dado pelo piso de madeira composto de deck de cumaru, que dialoga com a estrutura de madeira aparente da coberturas e com as telhas de taubilhas. O destaque é a banheira também executada em cimento queimado, que agrega conforto e funcionalidade ao banho.

Banheiro

Banheiro: Banheiros modernos por Vida de Vila

Soluções exclusivas deram ao banho mais personalidade e funcionalidade. A bancada feita de cimento queimado é um exemplo das diversas criações exclusivas deste projeto. O contraste do cimento queimado com a madeira de demolição do piso torna o ambiente mais acolhedor e sofisticado.  

Fachada posterior

Fachada interna: Casas rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Fachada interna

Vida de Vila

A parte superior da residência guarda as principais atrações. Os ambientes sociais se abrem para a área de lazer externa, composta de um espaço lounge a céu aberto, composto de um sofá em forma de L de madeira e com estofado e almofadas azul turquesa, deck de madeira, piscina e jardim.

Área de lazer externa

Área externa: Jardins rústicos por Vida de Vila
Vida de Vila

Área externa

Vida de Vila

A piscina se destaca pela sua integração harmoniosa com o jardim e com o deck de madeira, que preservou a imponente árvore existente. Sobre o deck de madeira em cumaru, um espaço lounge, uma mesa de madeira redonda e esteiras na cor azul turquesa, repousadas diretamente sobre o deck, proporcionam aos moradores e convidados conforto e privacidade.     

Banheiro da piscina

Banheiro de piscina: Banheiros rústicos por Vida de Vila
Vida de Vila

Banheiro de piscina

Vida de Vila

O banheiro da piscina feito com madeira de demolição e cobertura de piaçava se mimetiza ao jardim da residência e evidencia a busca do projeto por soluções sustentáveis e pela integração com a natureza.

Para saber mais sobre decoração sustentável, mais precisamente sobre repaginação de velhos objetos, leia este artigo.

Quarto de hóspedes

Quartos de hóspedes: Quartos  por Vida de Vila
Vida de Vila

Quartos de hóspedes

Vida de Vila

Os quartos de hóspedes, duas casinhas independentes da construção principal, situados na parte posterior do terreno dão maior privacidade aos moradores e realçam o estilo rústico e colonial da edificação. O clima e a paisagem natural exuberante e selvagem que circunda a residência fazem da área de lazer externa um espaço de relaxamento e descanso charmoso e aprazível. 

O que você achou da decoração sustentável desta casa? De que modo sua decoração contribui com a preservação do meio ambiente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!