Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura

9 churrasqueiras incríveis para espaços pequenos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O brasileiro é apaixonado por churrasco. Nós adoramos reunir os amigos e familiares nos finais de semana e nos dias de folga ao redor da churrasqueira. Apesar de ser um espaço social importante no nosso contexto, é possível converter espaços pequenos em áreas de lazer com churrasqueiras agradáveis e práticas.

Neste artigo trazemos alguns exemplos sensacionais de churrasqueiras adaptadas a espaços pequenos, mas que proporcionam o máximo de praticidade e comodidade. Confira a seguir estes ambientes incríveis que tornam os dias de folga mais prazerosos e saborosos.

Na varanda dos fundos

Mesmo se sua varanda não é tão espaçosa, é possível adaptá-la para receber uma churrasqueira e uma pequena área de estar, como neste projeto, no qual a varanda se abre para o jardim. A varanda ganhou uma churrasqueira e um forno de pizza, revestidos com madeira de demolição, além de uma bancada de apoio. A integração com jardim cria a impressão do espaço ser maior além de torná-lo mais agradável.

Sacada gourmet

Se o seu apartamento já contempla uma churrasqueira, então você só terá o trabalho de personalizar o espaço e de deixá-lo mais aconchegante para receber os amigos. Neste projeto, a sacada foi convertida em espaço gourmet. O espaço ganhou armários de madeira planejados, bancada de granito e revestimento cerâmico de cores distintas, que agregaram praticidade e personalidade ao ambiente. A mesa posicionada junto à parede garante garante conforto sem obstruir a circulação.

Na varanda

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

Quem dispõe de uma varanda pode aproveitar este espaço para instalar uma churrasqueira. Neste projeto, assinado pelo estúdio Zani Arquitetura, o espaço da varanda, situada próxima à cozinha e à sala de jantar, foi aproveitada para a criação de um espaço gourmet compacto e funcional. As superfícies de tijolos à vista, que revestem as paredes e a churrasqueira, e a estrutura de madeira aparente realçam o estio rústico do ambiente, que conta ainda com prateleiras, bancadas revestidas de granito e com três pendentes de cor preta de design contemporâneo, que complementam o décor do ambiente.

Na área externa I

Terraços  por homify

Geralmente, a churrasqueira fica situada no exterior, por questões práticas. Todo mundo dispõe, portanto, de uma porção de área livre na parte externa, que pode ser convertida em espaço gourmet ou churrasqueira. Neste projeto, o espaço gourmet foi construído nos fundos da residência, proporcionando maior privacidade aos moradores. O espaço comapcto conta com uma churrasqueira feita de tijolinhos à vista e bancadas com tampos de granito. A estrutura de madeira aparente do telhado e o mobiliário de estilo rústico realçam a atmosfera

Na área externa II

A construção de uma churrasqueira não exige um grande investimento. Se a churrasqueira é feita de tijolos à vista, como neste projeto, aproveite para explorar este estilo mais rústico, complementando o ambiente com uma pérgola de madeira, estrutura simples e econômica, e incrementado a decoração do ambiente com móveis de madeira e de design simples, criando um ambiente mais informal e despojado.

No jardim

Não existe lugar melhor para a criação do espaço da churrasqueira do que os espaços abertos, mais apropriados para reunir amigos e familiares. Este projeto criou uma estrutura de madeira aparente com cobertura de palha natural para proteger o espaço compacto da churrasqueira. Situada no jardim, a churrasqueira proporciona aos moradores e convidados um ambiente convidativo e descontraído. 

Se você busca mais inspiração e ideias sobre projetos de churrasqueiras, leia este artigo com ideias de churrasqueiras de todos os estilos e para todos os bolsos.

Otimizando o espaço da sacada

Novo e descolado.: Salas de estar modernas por C. Arquitetura
C. Arquitetura

Novo e descolado.

C. Arquitetura

Nada impede que a sacada do apartamento seja aproveitada para a criação de um espaço gourmet, com churrasqueira, desde de que obedecidas as regras do condomínio. Neste projeto, a sacada com churrasqueira foi integrada ao living room, tornando o ambiente mais amplo e aconchegante. Portas de correr de madeira servem para esconder a churrasqueira, quando esta não está em uso. O projeto de marcenaria e de iluminação agregam personalidade e funcionalidade ao ambiente.

Integrada à cozinha

Se no pior dos cenários, você não dispuser de nenhum metro quadrado de área livre para agregar uma churrasqueira no programa de necessidades da sua casa, a solução pode estar dentro de casa. Neste projeto, a churrasqueira foi integrada à cozinha, agregando praticidade e versatilidade ao ambiente. A cozinha é inspirada na estética dos pubs londrinos e conta com piso e bancadas revestidos de granito na cor preto absoluto. As paredes pintadas de vermelho e os quadros com pôsteres de bandas de rock realçam o estilo jovial e underground do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Integrada à área de serviço

Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Se você dispõe de área livre na parte externa da residência, mas não quer abrir mão da área de serviço. Saiba que é possível conciliar a área de serviço com o espaço gourmet com resultados bastante satisfatórios. Neste projeto, a antiga área de serviço foi convertida em espaço gourmet e área de lazer. O projeto optou por armários e materiais de cores claras, para tentar camuflar a máquina de lavar. O tanque de inox pode ser usado como cuba em dias de churrasco. A churrasqueira ganhou revestimento de tijolinhos e o espaço ganhou um pergolado de madeira, que o tornou mais espaçoso e charmoso.

Em qual lugar da casa você gostaria de ter uma churrasqueira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!