Guarda-Roupa Casal Planejado: 15 Inspirações e Dicas de Como Organizar Guarda-Roupa Planejado

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Quarto Aconchegante, Bruna Pires Interiores Bruna Pires Interiores Quartos modernos MDF Bege
Loading admin actions …

Um problema constante na vida de muitos casais é a divisão de armário e o espaço disponível para armazenar as roupas, sapatos e acessórios. A melhor solução para esse tipo de desavença? Sem dúvidas é contratar um arquiteto para fazer um projeto de guarda-roupa planejado!

O guarda-roupa de casal planejado pode ser instalado em quartos ou closets e é perfeito para armazenamentos. Isso porque é feito sob medida para que acomode todos os itens de vestimentas, tanto da mulher, como do homem. A seguir, neste livro de ideias, separamos algumas ideias ótimas e dicas perfeitas de como escolher e/ou montar um guarda-roupa de casal planejado!

Por que ter um quarto planejado?

Guarda - roupa em evidência Bruna Pires Interiores Quartos modernos MDF Bege guarda roupa , vidro reflecta
Bruna Pires Interiores

Guarda – roupa em evidência

Bruna Pires Interiores

Em um quarto planejado, além do guarda-roupa feito sob medida, o ambiente também terá a cama, a escrivaninha, as estantes e qualquer outro tipo de móvel feito para encaixar perfeitamente no ambiente.

Um quarto todo planejado, além de tornar o ambiente mais bonito e bem decorado, também irá economizar espaço e aproveitar ao máximo a área disponível. Afinal, ao comprar móveis prontos, dificilmente é possível encontrar mobiliários que encaixem perfeitamente no ambiente.

O planejamento de móveis feito sob medida irá, inclusive, deixar o cômodo mais prático e preparado para os moradores, já que todos os móveis são feitos seguindo os pedidos e necessidades de quem irá utilizar o ambiente.

Dicas de o que você deve incluir em um guarda-roupa planejado de casal

Os diferenciais e itens de organização considerados indispensáveis para que um guarda-roupa planejado seja muito funcional e prático são:

- Prateleiras: Geralmente, as blusas e camisetas são guardadas dobradas e empilhadas, por isso, o guarda-roupa deve ter algumas prateleiras para armazenar de forma adequada essas roupas.

- Cabideiros: Camisas sociais, ternos e vestidos, por exemplo, costumam amassar com facilidade. Para que essas roupas permaneçam passadas e bem preservadas, o ideal é que elas sejam guardadas em cabides, penduradas. Por isso, o cabideiro é outro item indispensável para um guarda-roupa de casal.

- Gavetas: As meias e as roupas íntimas, como cuecas, calcinhas, sutiãs, lingeries, etc, são pequenas e, por conta disso, precisam ser armazenadas em um local adequado, que facilite no momento de achar cada tipo de peça. As gavetas são o tipo de local perfeito para guardar esse tipo de roupa.

- Sapateira: Muitas pessoas esquecem de adicionar um local para armazenar os sapatos no guarda-roupa planejado de casal, mas esse tipo de armazenamento faz toda a diferença. Coloque uma sapateira junto em seu guarda-roupa e você verá quão mais prático e rápido será o momento de se vestir, já que os sapatos estarão perto e fáceis de encontrar.

- Porta-acessórios: Se você tem uma penteadeira no quarto, pode dispensar adicionar esse item no guarda-roupa. Porém, nos projetos de apartamentos atuais, o espaço é cada vez mais limitado e uma das formas de aproveitar melhor o espaço do guarda-roupa é encaixando alguns porta-acessórios dentro para facilitar o armazenamento de joias, por exemplo.

- Espelho: Quando falamos em espaço para se vestir e se arrumar, sem dúvidas o espelho não pode ficar de fora. Se você pretende aproveitar o espaço do guarda-roupa da forma mais completa possível, uma dica é adicionar o espelho na porta do móvel. Além de economizar espaço, essa ideia traz bastante praticidade para o dia a dia.

O que levar em consideração ao mandar fazer seu guarda-roupa de casal planejado?

Algumas coisas que o casal deve levar em conta ao mandar fazer um guarda-roupa planejado são:

- Quantidade de roupas que cada um do casal tem: Um erro muito comum é dividir o guarda-roupa de casal ao meio, com espaços iguais para os dois. A melhor solução é fazer com que o espaço reservado para cada pessoa do casal seja condizente com a quantidade de roupas que cada um tem. 

- Quantidade de cada tipo de peça que cada um do casal possui: Outro erro constante é colocar os mesmos tipos de armazenamentos para ambos do casal. Isso deve ser evitado porque, por exemplo, em um casal hétero, o homem geralmente precisa de mais cabideiros, para pendurar camisas sociais, enquanto a mulher necessita de mais prateleiras para guardar blusas dobradas. O mesmo acontece com vários outros tipos de roupas.

- Organização: Outra dica é analisar como é a organização de cada um. Quem não é muito organizado, talvez prefira um armário com mais cabideiros, que possibilitam guardar a roupa de maneira mais rápida e prática, porém, quem gosta de tudo dobrado e arrumadinho pode preferir um guarda-roupas com mais prateleiras.

Analise todos esses itens antes de mandar fazer seu guarda-roupa planejado!

Tipos de guarda-roupa casal planejado

Projeto Dormitório Menino - Joinville - SC Ana Coutinho Arquitetura Quartos modernos
Ana Coutinho Arquitetura

Projeto Dormitório Menino – Joinville – SC

Ana Coutinho Arquitetura

Conheça alguns dos modelos e tipos de guarda-roupa de casal planejado que você pode mandar fazer sob medida:

O guarda-roupa embutido é aquele que é instalado acompanhando a parede do cômodo, sem que as laterais do roupeiro apareçam

Quarto de casal pequeno Artha Arquitetura Quartos minimalistas Madeira Branco quarto de casal,suíte,guarda roupa,guarda-roupa,armário,cabeceira,mesa de cabeceira,criado mudo,quarto pequeno,apartamento pequeno
Artha Arquitetura

Quarto de casal pequeno

Artha Arquitetura

Muitas pessoas já planejam a casa para que tenha o guarda-roupa instalado em closet

Porém, também é possível ter o guarda-roupa instalado no quarto sem que ele interfira ou “estrague” a decoração

O guarda-roupa planejado casal é perfeito para quartos pequenos, já que irá otimizar o espaço

Dormitório casal Cláudia Legonde Quartos modernos dormitório, casal, dormitório de casal, projeto, interiores, arquitetura, arquitetura de interiores, quarto, moderno, contemporâneo, cinza, amadeirado, conforto, ambiente, sofisticado
Cláudia Legonde

Dormitório casal

Cláudia Legonde

Aliás, temos uma dica extra para quem tem um quarto de casal em tamanho pequeno! É este outro livro de ideias onde demos 25 dicas de decoração para quarto de casal pequeno com guarda-roupa. Recomendamos a leitura!


No quarto de casal grande, o guarda-roupa planejado também pode ser utilizado, afinal, ele irá tornar o ambiente mais bonito e organizado

Dicas de arrumação para o guarda-roupa casal planejado

Quarto Verte Moderno e Contemporâneo Decoradoria Quartos modernos Madeira Verde Quarto verde,Quarto feminino,Parede verde,Quadros na parede,Espelho,Cabeceira de madeira,piso de madeira,colcha geométrica,almofadas,Luminária Casa Mind,Quadros Urban Arts,Almofadas Casa Mind
Decoradoria

Quarto Verte Moderno e Contemporâneo

Decoradoria

Selecionamos 5 dicas simples para ajudar você a manter seu guarda roupa organizado:

01 – Tenha um critério de organização

Defina qual vai ser o critério que você irá utilizar para guardar as roupas. Algumas ideias são separar por: cor, tipo, local para usar, etc. Procure um que faça sentido para o seu dia a dia.

02 – Use organizadores

1202 - Porto Alegre Incomparável, BWL - Design de Interiores BWL - Design de Interiores Closets Construção,Madeira,Manga,Design de interiores,lar,Pisos,Piso,parede,Luminária,Hardwood
BWL – Design de Interiores

1202 – Porto Alegre Incomparável

BWL - Design de Interiores

É possível encontrar diversos tipos de organizadores para serem instalados em prateleiras e gavetas. Eles são versáteis e ajudam a manter tudo arrumado de forma prática.

03 – Guarde imediatamente

O costume que mais traz desorganização para o guarda-roupa é o de provar a roupa, não gostar, e deixá-la jogada no guarda-roupa desdobrada. Evite isso. Dobre imediatamente, ação que, vamos combinar, não vai custar nem 5 minutos do seu dia, mas irá manter a organização muito melhor!

04 – Separe o que não quiser

Quarto Eduardo, Quirino Design Quirino Design Quartos industriais
Quirino Design

Quarto Eduardo

Quirino Design

Ao provar uma roupa e não gostar ou ver que ela está fora do seu tamanho, separe-a imediatamente para levá-la, quem sabe, em um local de doação de roupas para alguém que realmente irá usar. 

05 – Um local para cada coisa

Quarto com closet integrado dsgnduo Quartos modernos Mobiliário,Construção,Conforto,Almofada,Armação de cama,Têxtil,Madeira,Design de interiores,Cama,Luminária
dsgnduo

Quarto com closet integrado

dsgnduo

Tenha bem definido onde ficará cada tipo de roupa e guarde exatamente no local estipulado. 

O seu guarda-roupa é planejado?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!