Entrada: Casas rústicas por Jaqueline Vale Arquitetura

Reforma: casa rústica em Minas Gerais se transforma em sítio dos sonhos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Essa casa do sítio em Viçosa (MG) foi inteiramente reformulada pelo estúdio Jaqueline Vale Arquitetura. Os proprietários queriam reformar e ampliar o edifício existente, que já não atendia às necessidades da família. Além de reformar a casa e ampliar o programa de necessidades, com a construção de uma área de lazer nova, o projeto buscou agregar funcionalidade ao interior da residência. A sala de estar e a cozinha foram unidas e a decoração foi repaginada, proporcionando maior conforto para a família.  

Confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa de campo ampliada e inteiramente reformada, que tira o máximo de proveito da natureza ao seu redor e preserva ainda sua atmosfera acolhedora e seu charme rústico.

Como era a casa antes da reforma

Este era o estado da construção existente na propriedade antes da reforma. Como podemos ver, a natureza e o mato já começavam a reivindicar a propriedade, evidenciando o pouco usufruto da residência, que já não atendia às necessidades práticas da família. Era mesmo a hora de uma reformulação completa.

Como a casa ficou após a reforma

O capricho com o jardim é o primeiro sinal das mudanças ocorridas na propriedade. Após a reforma, a área de lazer foi deslocada dos fundos e integrada à varanda frontal da residência. A reforma preservou a essência rústica do edifício principal, circundado pelas varandas. As colunas existentes foram substituídas por pilares de madeira, assim como as esquadrias metálicas, que foram substituídas por esquadrias de madeira, com destaque para a porta pivotante da entrada principal de madeira de demolição. As superfícies externas ganharam novas cores. O edifício principal foi pintado de laranja e a churrasqueira, de verde.

Living room

O projeto de repaginação do interior da residência promoveu a integração da cozinha com a sala de estar e sala de jantar. Além desta alteração espacial e funcional, o projeto buscou realçar a sensação de aconchego do ambiente, através dos novos materiais de revestimento. O piso foi revestido de cimento queimado, na cor branca, e o forro que acompanha a inclinação do telhado recebeu madeira.  O contraste entre piso e forro realça o aspecto rústico e o aconchego do ambiente.

Sala de estar

Além do forro de madeira, o living room exibe painel de tijolinhos à vista e uma lareira, revestida de pedras, que aquece o ambiente nos dias frios e agrega-lhe um charme irresistível. O mobiliário dialoga com o estilo rústico da casa de campo, com destaque para o sofá de couro, para as cadeiras de madeira e para a mesa de centro de madeira de demolição, que garantem o conforto da família e o charme do ambiente.

Sala de jantar

Para compor a sala de jantar, a arquiteta buscou a mesa redonda de madeira de demolição na cidade de São João del Rei e a mandala em Tiradentes. A luminária de cúpula de palha natural cria um jogo de sombras fascinante, complementando o décor rústico e zen do ambiente.  

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Deck suspenso e mirante

O projeto de reforma buscou tirar o máximo de proveito da paisagem natural circundante. Além de janelas novas e maiores, o projeto criou um deck suspenso, interligado à cozinha, um ambiente aconchegante para contemplar a natureza e um lugar perfeito para tomar o café da manhã.

Área de lazer

A principal queixa da família era a que a casa do sítio já não atendia mais aos anseios da família. O novo projeto buscou então criar atrações e agregar funcionalidade à residência. Uma das principais atrações da casa de campo é a nova área de lazer, ligada à varanda através de um pergolado de bambu, formada pela churrasqueira e pela piscina. Após a reforma, é fácil imaginar onde a família aproveita os dias de folga.

Leia também este artigo sobre a reforma de uma antiga casa de fazenda, que ficou simplesmente fascinante.

Se você fosse reformar a sua casa, que mudança você gostaria de fazer?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!