Forro com esteira trançada de Bambu: Cozinhas rústicas por BAMBU CARBONO ZERO

7 irresistíveis cozinhas rústicas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Cozinhas rústicas costumam encantar as pessoas. Elas evocam um tipo de vida mais natural, mais lento e mais saudável que nas cidades grandes é tão difícil manter. Além disso, são lindas de um modo muito simples, aconchegante e verdadeiro.

Basicamente, as cozinhas rústicas se caracterizam pelo uso maciço da madeira e de outros materiais naturais como fibras, tijolo e cimento queimado. Nelas, as coisas costumam ficar expostas e ao alcance da mão. Muitas vezes, são lugares de cultivo de ervas aromáticas para uso no preparo das refeições. Também são lugares quentes e acolhedores onde podem existir fornos a lenha.

No entanto, as cozinhas rústicas não são sempre iguais. Existem as mais brejeiras, as mais românticas, as vibrantes com toque moderno, as coloridas, as com atmosfera clean, as com ares mediterrâneos e até as sustentáveis, que fazem da sua vocação para o natural uma ação em prol da natureza. 

Conheça algumas dessas cozinhas rústicas e descubra o que faz delas tão especiais!

Cozinha sustentável

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

Cozinha rústica costuma ser linda por si só, mas, quando ela é também o resultado de um projeto de sustentabilidade, se torna realmente especial. No projeto da Ferraro Habitat para uma bióloga argentina, a cozinha em estilo rústico ganhou grande parte da sua atmosfera peculiar da incorporação dos três Rs da sustentabilidade: redução, reaproveitamento e reciclagem. Assim, a cozinha conta com esquadrias, vidros, portas e até eletrodomésticos reaproveitados de outras casas. As paredes de tijolo também são de material reaproveitado, assim como a bancada que serve de mesa de refeições é feita de madeira de demolição. A proposta contempla os menores detalhes, como as luminárias feitas de garrafas verdes e que dão um charme bastante original ao ambiente. Para completar, a parede de lousa sobre a pia proporciona um toque bem humorado. Do mesmo modo, a exposição de utensílios, temperos e alimentos dão um ar descontraído e informal ao espaço. Simples, esta cozinha é cheia de personalidade e recebe as pessoas com grande graça e aconchego. 

Cozinha vibrante

Já nesta cozinha rústica da residência de um surfista, o que se destaca é o uso equilibrado das cores puras e vibrantes. A mesa comprida de madeira maciça recebe cadeiras modernas em diferentes cores, que se harmonizam com a porta azul e o buffet verde de estilo rústico. A cor branca serve de pano de fundo para tantas cores, diluindo a intensidade delas e proporcionando um ambiente alegre sem excessos ou exageros. Outro detalhe que merece ser lembrado são as luminárias redondas de cobre, que esquentam o ambiente 

Cozinha com toques de cobre

O uso maciço de madeira – aliás, de demolição – nesta cozinha faz dela uma verdadeira representante do estilo rústico. Armários e bancadas, assim com o teto, são confeccionados nesse material, proporcionando muito aconchego ao ambiente. A ilha central traz modernidade ao espaço e permite uma ampla circulação. As portas dos armários superiores com visores em vidro conferem leveza ao mobiliário sólido de madeira. Da mesma forma, o piso claro ajuda a minimizar a forte presença da madeira de modo a tornar o ambiente mais leve. Mas o toque mais encantador desta cozinha são as panelas e utensílios de cobre dispostos acima da ilha central. O brilho do cobre torna o ambiente ainda mais caloroso e convidativo, tornando-o propício para reuniões descontraídas em torno do fogão ou da mesa de refeições.

Cozinha brejeira

Uma variação da cozinha em estilo rústico é aquela com toques românticos e brejeiros. Nesta cozinha com base em branco, parte do charme vem das cortinas xadrez azul e branco, assim como da cortininha estampada que esconde a área sob a pia. As padronagens não se limitam às cortinas, no entanto. O piso é de ladrilho hidráulico, com estampas clássicas. Ele serve de pano de fundo para a mesa branca com cadeiras arredondadas em madeira. Outro elemento rústico são as prateleiras que exibem louças e potes com alimentos, que imprimem um colorido ao ambiente, além de o enfeitarem. A simplicidade ganha vida com cores e padronagens delicadas que cativam o olhar. A imagem é de Rodrigo Ramirez. 

Cozinha clean

Forro com esteira trançada de Bambu: Cozinhas rústicas por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Forro com esteira trançada de Bambu

BAMBU CARBONO ZERO

Algumas cozinhas rústicas primam pela delicadeza e ar clean que os detalhes conferem ao ambiente. Na cozinha da imagem acima, tudo é suave, mesmo misturando materiais variados. O forro, por exemplo, recebe esteiras de bambu trançado que iluminam delicadamente o espaço. O revestimento das paredes, por sua vez, lembra os clássicos azulejos portugueses, em branco e azul. A longa bancada e a ilha central apresentam uma combinação de laca branca e madeira clara. Mais uma vez, a exibição de louças e outros itens aparece nas prateleiras abertas. Já ao fundo, a área dos fornos rústicos é feita em cimento queimado, material natural muito comum em casas de zonas rurais. O cimento queimado acrescenta mais uma cor e uma textura ao ambiente, conferindo a ele não só rusticidade, como também modernidade. A madeira também reina aqui, onde uma mesa maciça acompanha bancos também sólidos. O discreto charme desta cozinha fica por conta do bule e das xícaras de ferro coloridos, típicos da vida no interior. A imagem é de Rafael Renzo.

Cozinha mediterrânea

Cozinhas rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

A dieta mediterrânea já é bem conhecida por aqui, mas a cozinha mediterrânea é ainda um sonho de consumo. Caracterizada pela presença de pedras na estrutura, esta cozinha também busca uma aproximação com a natureza no uso dos materiais. A madeira de demolição faz parte desse cenário, harmonizando lindamente com as paredes de pedra. Na cozinha da imagem acima, tudo é simples e claro, mas exalando saúde. As prateleiras claras exibem louças artesanais, enquanto cestos de vime para frutas e vasinhos de ervas convidam para as refeições leves e saudáveis. A bancada do centro serve para guardar utensílios e temperos e se presta ao preparo de alimentos naturais. Um espaço amplo e perfeito para uma vida mais leve, mais lenta e mais harmoniosa.

Cozinha colorida

Por fim, para aqueles que vivem na cidade, mas adoram a atmosfera rústica, a cozinha nesse estilo pode ser adaptada a leituras mais modernas. Na cozinha da imagem acima, o mobiliário em madeira também é aberto, deixando ver todos os utensílios, louças, temperos e alimentos nele dispostos. A parede em tom mostarda destaca a mobília e os eletrodomésticos, fazendo com que o ambiente ganhe vida. É uma maneira estilizada de se imprimir rusticidade, mantendo um ar moderno. Para outras dicas sobre cozinhas rústicas, leia este artigo. 

Qual é a cozinha rústica que você adoraria ter?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!