19 Lindas Ideias de Cadeiras para Varanda | Como Escolher Cadeira de Jardim

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA Bender Arquitetura Varandas, alpendres e terraços rústicos
Loading admin actions …

Entre os pequenos prazeres do dia a dia, sem dúvidas está a alegria de chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e poder sentar em um lugar confortável na varanda para relaxar e aproveitar o ar fresco do exterior.

Para que esse momento de alegria seja o mais confortável possível, a cadeira escolhida faz muita diferença. Por conta disso, reunimos neste livro de ideias diversos projetos de varandas e espaços externos de arquitetos que unem, de maneira perfeita, o conforto com a beleza, do jeito que a gente ama!

Como escolher cadeiras para varanda?

Antes de escolher qual a cadeira perfeita para a sua varanda, é importante que você reflita sobre qual o uso que deseja dar para esse ambiente. A varanda será usada por você e sua família para relaxar e descansar? Ou será usada para receber convidados e visitantes? Se for o primeiro caso, o conforto será o item mais importante de uma cadeira. Já se for o segundo caso, design e quantidade de cadeiras serão mais importantes.

Depois de definir isso, você pode começar a pensar sobre a cadeira ideal. Nesse caso, você precisa analisar como funciona o clima na sua varanda. A incidência de sol é muito grande? A varanda pega chuva? Se a resposta para essas duas perguntas for “sim”, então será necessário escolher um modelo de cadeira especial, que tenha tecidos e materiais impermeáveis e que seja resistente ao clima.

Cadeira varanda pequena

Para uma varanda pequena, é importante que a cadeira escolhida tenha um tamanho adequado para o espaço disponível. A cadeira não deve ser grande demais para não comprometer a circulação no ambiente ou deve ser posicionada nos cantos da varanda, onde não irá atrapalhar a passagem de pessoas.

Cadeira para varanda grande

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA Bender Arquitetura Varandas, alpendres e terraços rústicos
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Em uma varanda grande, o tamanho da cadeira não fará tanta diferença, já que o ambiente possui espaço de sobra. Nesses casos, o design e o conforto da cadeira podem ser levados mais em consideração do que as dimensões.

Áreas externas para colocar uma cadeira ou outro tipo de assento

Além da varanda, existem outras áreas externas ótimas para se colocar uma cadeira, poltrona ou assento confortável para deixar os momentos de relaxamento muito mais aconchegantes.

Confira alguns desses ambientes:

Cadeira de jardim

O jardim é um local de uma casa onde o contato com a natureza está mais evidente. Para aproveitar os momentos em meio às plantas, passarinhos e árvores, nada melhor do que ter uma cadeira de jardim gostosa de sentar e relaxar.

Cadeira para área gourmet

A área gourmet também costuma ser projetada em áreas externas ou varandas e tem como principal objetivo ser utilizada em momentos de confraternização com convidados, amigos e familiares. Por conta disso, a área gourmet, além de cadeiras aconchegantes, precisa ter elas em maior número para acomodar apropriadamente os visitantes.

Aqui no site da homify, temos um outro livro de ideias focado totalmente em varandas gourmet pequenas e inspiradoras que vale a pena você conferir, caso tenha interesse em construir um cômodo assim.

Poltrona para varanda

Além de cadeiras, também é possível instalar poltronas na varanda. As poltronas costumam ser estofados muito mais confortáveis e acolhedores do que as cadeiras “normais”. Por isso, são mobiliários ótimos para serem instalados na varanda.

Cadeira para sacada

Sentar confortavelmente para ver o pôr do sol em sua própria sacada. Não são todos que possuem esse privilégio, por isso, vale a pena investir em uma cadeira para sacada adequada e cômoda para aproveitar o momento.

Cadeira para piscina

A área ao redor da piscina é muito utilizada para pegar sol e relaxar. Por isso, as cadeiras usadas na área da piscina costumam ser reclináveis e feitas de plástico, para que não estraguem com a umidade e a incidência do sol.

Quais os itens e móveis para varanda essenciais?

Os móveis para jardim ou varanda que são essenciais e indispensáveis para se ter nessas áreas de descanso e relaxamento são:

Mesa

VARANDA GOURMET - CASAL J - J Marília Maneira Interiores Varandas Azulejo Efeito de madeira
Marília Maneira Interiores

VARANDA GOURMET – CASAL J – J

Marília Maneira Interiores

Ter uma superfície para apoiar copos e pratos, por exemplo, é muito importante na varanda.

Nesse ambiente, não é necessário colocar uma mesa grande. Em casos de varandas pouco espaçosas, é possível apostar apenas em mesas pequenas de apoio, que são versáteis e fáceis de serem trocadas de lugar.

Luzes

Como é localizada ao ar livre, a varanda necessita de uma boa iluminação, principalmente para que possa ser usada mesmo durante a noite, no escuro.

Tapete

Área de leitura em sacada fechada ZOMA Arquitetura Salas de estar modernas
ZOMA Arquitetura

Área de leitura em sacada fechada

ZOMA Arquitetura

O tapete não é essencial, mas com certeza irá fazer diferença na sensação de conforto e aconchego da varanda ou área externa. Em casos de varandas fechadas, é possível utilizar qualquer tipo de tapete. Porém, em varandas abertas, é necessário escolher tapetes impermeáveis que serão resistentes à chuva e à umidade.

Plantas

varandas contemporânea gourmet paula galbi paisagismo Varandas, alpendres e terraços modernos Madeira Bege
paula galbi paisagismo

varandas contemporânea gourmet

paula galbi paisagismo

As plantas são presenças confirmadas em quase todos os tipos de varandas e áreas externos. Isso porque esses ambientes já lembram a natureza e, ao trazer plantas, a sensação de proximidade com o meio ambiente será ainda mais evidente.

Estilos de cadeira de área externa

Terraço - Residência Tristeza INOVA Arquitetura Varandas, alpendres e terraços ecléticos
INOVA Arquitetura

Terraço – Residência Tristeza

INOVA Arquitetura

Você pode usar cadeiras de qualquer tipo de estilo decorativo na sua varanda ou área externa. Porém, existem alguns estilos que são mais comumente utilizados nesses ambientes. Confira:

Estilo rústico em cadeiras usadas em varandas

Construção de Varanda e Reforma geral do ambiente interno para abrigar um espaço para receber amigos Carolina Burin & Arquitetos Associados Varandas Derivados de madeira Efeito de madeira
Carolina Burin & Arquitetos Associados

Construção de Varanda e Reforma geral do ambiente interno para abrigar um espaço para receber amigos

Carolina Burin & Arquitetos Associados

O estilo rústico é um dos mais utilizados nas varandas. A cadeira que segue esse estilo decorativo geralmente é feita em madeira maciça.

Área externa com cadeira em estilo moderno

A cadeira ou poltrona em estilo moderno mais utilizada em varandas ou áreas externas normalmente possui muito conforto e design diferenciado.

Cadeira estilo industrial em sacadas e varandas

O estilo industrial está em alta e pode ser usado em vários ambientes, inclusive, varandas, jardins e ambientes externos.

As cadeiras em estilo industrial geralmente combinam estrutura feita em metal com assento feito em madeira, por isso, são muito resistentes e duráveis, além de lindas.

Área gourmet com cadeira em estilo escandinavo

VARANDA VILA NOVA CONCEIÇÃO.SÃO PAULO.BRASIL Línea Paisagismo.Claudia Muñoz Varandas, alpendres e terraços modernos
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

VARANDA VILA NOVA CONCEIÇÃO.SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

O estilo escandinavo preza pelo ar de aconchego e acolhimento do ambiente. Por isso, as cadeiras em estilo escandinavo costumam ser feitas em materiais naturais, como madeira e palha, e possuem muito conforto.

Qual tipo de cadeira você tem na sua varanda?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!