Dicas para ter uma sala linda e bem decorada!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Local de interação, relacionamento, diversão ou apenas de bate-papo, a sala de estar nas residências têm ganhado cada vez mais a atenção dos designers ao redor do mundo. E não é para menos. As novas tendências do décor estabelecem a sala de estar como ambientes cada vez mais integrados a outras peças, como a sala de jantar, a cozinha, a varanda e o home-theater (sendo que neste caso, muitas salas de estar se convertem no cinema da casa). Ainda assim, nada vence o charme individual de uma sala de estar bem decorada, com um design apropriado ao ambiente, unindo estilo e sofisticação para todos os gostos.

Neste artigo do homify, vamos conferir algumas salas de estar decoradas que são positivamente estonteantes. Trabalhando com linhas do décor das mais diversas, estas salas de estar são exemplo que devem não apenas ser admirados, mas servir como  inspiração para o seu próximo projeto.

Sala de cinema

Apartamento 180m² em Boa Viagem: Sala de estar  por André Caricio Arquitetura
André Caricio Arquitetura

Apartamento 180m² em Boa Viagem

André Caricio Arquitetura

Prepare-se para ver uma das mais interessantes salas de estar decoradas com esta sala que é de cinema – e não apenas porque é integrada ao home theater. Apresentando um design absolutamente equilibrado, esta sala de estar traz a televisão e as caixas de som verticais como pontos focais do espaço. Ao redor deles, temos uma decoração que investe nos tons de branco e bege, quebrados ocasionalmente por elementos como as almofadas em roxo ou os copos vermelhos da mesa de centro. Como se torna cada vez mais comum, é possível perceber que a sala de estar está integrada com inteligência à sala de jantar e à cozinha.

Estampas

Salas de estar coloniais por Design Intervention
Design Intervention

International Prop Award Winner-Best Interior Design Singapore 2013

Design Intervention

Esta sala de estar decorada já é quase um clássico aqui do homify. O projeto de design investe principalmente nos tons claros e brancos, presentes na pintura das paredes, nos móveis e até mesmo no tapete felpudo. Mas o destaque desta bela sala de estar vai mesmo para a curiosa combinação de cores e estampas capazes de encantar qualquer um. Tons de vermelho, laranja e azul se espalham por todo o ambiente, mas principalmente nas cortinas, nas almofadas, nas laterais de uma das poltronas e no tapete de listras azuis. O toque de mestre vai para o quadro com o personagem clássico de Charles Chaplin, todo em laranja.

Tons de vermelho

Salas de estar modernas por Bhavin Taylor Design
Bhavin Taylor Design

South London Apartment

Bhavin Taylor Design

Uma das lições que já aprendemos aqui no homify é que um bom contraste sempre faz a diferença entre um projeto bom e um projeto admirável. Aqui nesta sala de estar decorada de inspiração moderna temos o vermelho fazendo este papel. Em uma sala de tons predominantemente brancos, é impressionante como móveis, peças e utensílios em tons de vermelho fazem a diferença. Além do vermelho, é perceptível que o projeto privilegia outras cores de forma mais sutil, como o laranja e o azul, presentes na mesa de centro e nas almofadas, respectivamente.

Elegante e sofisticado

Sala de estar  por VERZELLONI
VERZELLONI

Divanitas

VERZELLONI

Aqui temos outra sala de estar moderna com viés quase minimalista. Mais um caso em que menos é mais. Optando por poucas peças em sua estrutura, esta sala de estar decorada traz móveis em tons mais neutros, combinando com as paredes que também trazem essa neutralidade. Essa linha é quebrada por alguns elementos em verde, como as almofadas e o tapete – que também traz o azul e o lilás para esta combinação. Elegante e sofisticado, este espaço ganha ainda mais pontos por peças com um design tão interessantes como a luminária, a mesa de centro e o porta-revistas.

Tons de cinza

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza: Sala de estar  por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza

Helô Marques Associados

Este belo projeto de um apartamento para um jovem casal tinha como premissa o uso constante de tons de cinza, que seriam eventualmente quebrados por pequenas inserções de elementos coloridos. Aqui temos a sala de estar decorada seguindo religiosamente estas convenções. Sofás e poltronas mantém o tom neutro, que é quebrado por elementos como a peça artística ondulada em laranja e o quadro de inspiração vanguardista. O bom projeto de iluminação completa esse ambiente que privilegia o conforto e a comodidade.

Eclético

Apartamento Bairro de Higienópolis: Sala de estar  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Eis aqui uma sala de estar decorada que parece uma verdadeira pintura. A palavra ecletismo foi poucas vezes tão bem traduzida quanto na sala deste apartamento em Higienópolis, na cidade de São Paulo. Vamos por partes, para apreciar toda a obra. Sofás, poltronas e cadeiras tem um viés modernista, quase beirando o vintage. O tapete tradicional parece saído de alguma mansão paulistana dos anos 50, assim como os balcões que adornam este espaço. O papel de parede traz uma inspiração árabe, que se reflete em algumas garrafas e outros utensílios. Para finalizar, temos a parede principal coberta de quadros dos mais diferentes estilos artísticos com molduras tão diversas quanto.

Canto da leitura

Sala de estar  por Vade Studio SC
Vade Studio SC

Una zona para el descanso y la lectura.

Vade Studio SC

Aqui temos um recorte de uma sala de estar decorada que efetivamente respeita o seu nome. Já que é para descansar, por que não usar um legítimo divã? investindo nos tons brancos nas paredes e nos móveis, esta sala tem um projeto despojado que traz um ar de absoluto repouso e descontração. A estante abriga livros e lembranças de viagem. O divã é banhado pela luz natural vinda da janela que se abre para a varanda, mas o eventual leitor pode contar ainda com uma bela e prática luminária que lembra um botão de rosa. Poesia, com certeza, em um canto da leitura dos mais charmosos.

Industrial sofisticado

Esta sala de estar decorada tem uma inspiração nitidamente industrial, com elementos tão emblemáticos como o teto de concreto e os grandes espaços entre os elementos do décor. A sala de estar faz aqui o papel duplo de home-theater, com um amplo sofá em tons de cinza garantindo o conforto de todos os convidados. A mesinha de centro é uma peça curiosa em formato irregular que acrescenta um toque de descontração ao ambiente. A sala de estar é integrada à sala de jantar e à cozinha, como é comum nestes grandes espaços. Uma sala de estar que respira ao mesmo tempo despojamento e sofisticação.

Nicho amarelo

Marcenaria Personalizada e Iluminação Pontual: Salas de estar modernas por KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura
KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura

Marcenaria Personalizada e Iluminação Pontual

KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura

Aqui temos uma apartamento todo decorado pela KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura, das
arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, que investiram nos tons neutros para esta sala de estar decorada, quebrados com genialidade pelo nicho em amarelo que se posiciona como ponto focal do ambiente. A proposta para esta sala era justamente trazer elementos e detalhes capazes de criar uma atmosfera de despojamento e descontração, mas aliado a um design dos mais cuidadosos. Como é de se esperar, a sala de jantar é integrada de forma harmônica tanto com a cozinha como com a sala de jantar.

Detalhe revelador

Nesta foto podemos ver mais uma sala de jantar que trabalha com tons neutros e um viés industrial, refletido no teto de concreto e no espaçamento entre os elementos do décor. O sofá branco e o tapete cinza fazem um conjunto dos mais elegantes, sensação essa ampliada pela imensa janela que se abre para o exterior da casa. O detalhe que revela toda a força do design está na parede – em tom amarelo vivo – que traz uma obra do catalão Juan Miró, uma combinação de cores insuperável em sua beleza e criatividade. Assim como essa sala de estar decorada.

O que achou destas salas de estar? Conte para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!