Banco de pallet: Como Fazer, Vantagens, Desvantagens e Ideias com Paletes para Jardim

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Coworking Terraço87 Concept Engenharia + Design Escritórios tropicais Madeira Laranja
Loading admin actions …

Decorar a parte externa da casa ou apartamento nem sempre é uma tarefa fácil. Por ser uma área que sofre com as intempéries do tempo, pegando sol, chuva, frio e calor, os mobiliários utilizados precisam ser resistentes e preparados para aguentar essas variações no clima.

Os móveis feitos em pallet são duráveis e muito resistentes. Por isso, são uma escolha muito comum para os ambientes externos, como varandas, terraços e jardins.

Entre os diferentes mobiliários produzidos com esse material versátil, o banco de pallet é um dos mais criativos e capaz de trazer mais conforto e relaxamento para os ambientes exteriores.

Continue acompanhando este livro de ideias para conhecer mais algumas informações importantes sobre os bancos feitos com pallets, além de saber o passo a passo de como fazer um desses mobiliários você mesmo. 

O que é um banco de pallet?

O pallet, também chamado de palete aqui no Brasil, é uma estrutura utilizada em fábricas e indústrias para armazenar produtos e equipamentos. O palete ajuda a empilhar de maneira mais fácil os itens.

Por ser fabricado com esse objetivo, o pallet é uma estrutura muito resistente, que suporta grandes pesos, diferencial indispensável quando falamos em bancos, não é mesmo?

O banco feito com pallet utiliza essas estruturas para criar uma superfície utilizada como assento. Geralmente, o banco desse modelo possui uma estrutura feita em paletes e uma superfície estofada para trazer mais conforto para quem utiliza o banco.

Vantagens do banco de pallet

Não é à toa que muitas escolhem utilizar um banco feito com pallets em sua área externa (e, às vezes, até mesmo na área interna). Essa escolha é consciente levando em consideração todas as vantagens e pontos positivos desse mobiliário diferenciado:

- Sustentabilidade: Por ser feito com um material reciclado, geralmente descartado depois de algumas utilizações, usar o palete para criar mobiliários prolonga o uso desse item, criando uma prática sustentável.

- Versatilidade: O palete é feito em madeira, geralmente pinus. Esse material torna o pallet versátil e fácil de usar e combinar em diversas decorações.

- Durabilidade e resistência: Como já explicamos acima, o pallet é produzido para aguentar grandes pesos. Por isso, é um material que torna o banco muito resistente e durável.

- Preço: Esse, provavelmente, é o maior diferencial do banco de pallet. O palete custa em torno de R$20. Por isso, fazer um banco de paletes costuma sair muito mais em conta do que comprar um banco de madeira pronto.

Desvantagens de escolher esse banco para área externa

asdf JardimMobiliário

Apesar das inúmeras vantagens, também existem desvantagens em usar um banco de palete na área externa:

- A madeira precisa ser preparada: Geralmente, o palete não vem preparado para resistir à umidade. Por isso, é preciso envernizar e preparar a madeira do pallet para que não estrague ao ficar exposto ao clima.

- Estilo mais rústico: O estilo rústico é lindo e versátil, porém, não são todos que amam esse estilo decorativo. O banco de pallets segue o estilo rústico e, por isso, pode não agradar a todas as pessoas.

Dicas para fazer um banco de paletes

É muito fácil de colocar a mão na massa e fazer um bando de palete.

Antes de começar, você precisa definir o tamanho que deseja que seu banco tenha. Um palete costuma medir 1,2 m x 1,2 m e você precisa definir qual a quantidade de paletes ideais para criar seu próprio banco.

Materiais para fazer um banco de paletes

Depois de definir o tamanho, você irá precisar de:

- Quantidade de paletes que você escolheu x 2 (Os paletes a mais serão usados para deixar seu banco mais alto);

- Lixa de madeira;

- Parafusos;

- Parafusadeira;

- Almofadas ou estofados, preferencialmente revestidos com um tecido impermeável.

Como fazer um banco de paletes

Sala de Estar integrada a Sala de Jantar estilo moderno e contemporâneo com parede de tijolinhos Decoradoria Salas de estar modernas Tijolo Azul
Decoradoria

Sala de Estar integrada a Sala de Jantar estilo moderno e contemporâneo com parede de tijolinhos

Decoradoria

Depois de reunir todos os materiais, comece lixando bem todos os pallets. Isso irá evitar que quem use o móvel se machuque com farpas.

Depois disso, empilhe os paletes em duplas e parafuse-os. Agora, basta envernizar as estruturas para evitar que estraguem com as intempéries do clima. Recomendamos dar, pelo menos, duas demãos de verniz na estrutura. Aí é só colocar as almofadas ou estofados e seu banco de pallets estará pronto!

Como combinar banco de pallets

Ambiente coringa, que serve como escritório, quarto de hóspedes e sala de tv. Studio Elã Quartos pequenos
Studio Elã

Ambiente coringa, que serve como escritório, quarto de hóspedes e sala de tv.

Studio Elã

Não é muito difícil de combinar um banco feito com pallets.

Por ser feito predominantemente em madeira, o banco de paletes irá ornar com infinitas cores. Porém, quando falamos em estilos decorativos esse mobiliário já não é tão versátil.

Por seguir um estilo mais rústico, o banco de pallet combina melhor com estilos rústicos (obviamente), escandinavos e industriais.

Ideias com paletes para jardins: Tipos de bancos

Existem muitas ideias de móveis para jardim com paletes. Porém, sem dúvidas, o mobiliário com maior usabilidade nesse espaço é o banco de pallets, já que irá proporcionar um local para sentar, descansar e relaxar no jardim, do jeito que os arquitetos paisagistas gostam de criar.

Os modelos de bancos que podemos incluir na decoração de uma área externa são vários. Separamos alguns desses tipos a seguir, confira!

O puff decorativo feito com paletes é versátil e fácil de ser colocado em qualquer lugar

O balanço de paletes é a alegria das crianças (em muitos casos, também dos adultos). Por isso, recomendamos colocar um em seu jardim

Para deixar seu móvel de palete mais confortável, basta pensar em um banco estofado para a superfície

Se você procura um banco rústico de madeira para a área externa, recomendamos investir em um banco de paletes

Os paletes são perfeitos para serem usados para criar um banco para área externa que irá resistir às intempéries do clima e durar muito tempo

Como fazer o banco de paletes durar mais?

Como já explicamos, o palete precisa ser preparado para que resista à chuva e à umidade da área externa. Para deixar o pallet resistente, basta aplicar algumas camadas de verniz ou procurar outros produtos específicos para deixar o palete resistente.

Dica extra – Outro tipo de mobiliário faça você mesmo: Estante com caixote de feira

Se você chegou até aqui neste livro de ideias é porque, sem dúvidas, gosta de móveis que seguem o estilo “faça você mesmo”, não é verdade? Então temos mais uma outra ideia espetacular de mobiliário DIY que você pode fazer em casa: Uma estante de caixotes de feira! Para conferir algumas inspirações usando esse tipo de mobiliário e saber qual o passo a passo para criar um você mesmo, basta clicar aqui.

Você usaria uma banco de pallet em sua área externa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!