Renovação em Estilo Minimalista de um Apartamento de 100m²

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartment Renovation in Armação de Pêra, Silves, Portugal, AAP - ASSOCIATED ARCHITECTS PARTNERSHIP AAP - ASSOCIATED ARCHITECTS PARTNERSHIP Salas de estar modernas Tijolo
Loading admin actions …

Nos últimos anos, não raros são os projectos de renovação que até nós têm chegado. As pessoas têm-se apercebido das mais-valias de remodelar e de personalizar os espaços de acordo com o seu gosto, mantendo, em muitos casos, testemunhos arquitectónicos do passado. Muitos destes projectos são atinentes a casas e a apartamentos localizados nas zonas mais emblemáticas das grandes cidades – que importam preservar -, mas, hoje, é ao Algarve que o levamos, mais concretamente a Armação de Pêra, para lhe dar conta da remodelação total de um apartamento. O excelente projecto ficou a cargo da AAP – Associated Architects Partnership e não esteve imune a ideias e a requisitos muito específicos por parte do cliente.

Ainda que consideravelmente pequeno, o apartamento reúne as condições para que uma pequena família viva confortavelmente em todas as suas áreas programáticas sem comprometer as hipóteses de usos síncronos e variados, ultrapassando as necessidades dos seus moradores. Venha conhecê-lo.

Entrada

Comecemos pela entrada do apartamento que de imediato nos permite perceber a estética que vamos encontrar no seu interior.

Os arquitectos desenharam uma estante para a zona que, se reparar, não vai bem até ao tecto, o que lhe dá uma certa leveza e originalidade. A estante serve a biblioteca que está contígua à entrada e funciona, ao mesmo tempo, como uma divisória útil entre ambos os espaços que beneficiam, assim, de privacidade e que ficam devidamente circunscritos. O preto e o branco, intervalados por apontamentos de cor, serão presença constante em todo o projecto.

Sala de estar, cozinha e zona de refeições

A sala de estar, a cozinha e a zona de refeições integram um open space arejado, luminoso e fluido onde a vida familiar se desenrola, por certo, com todo o conforto e proximidade. O traçado simples de linhas rectas resulta da ideia de um espaço social flexível que contém o foyer, a cozinha, a sala e a biblioteca (que já vamos conhecer em detalhe). O intemporal binómio preto e branco marca a identidade da casa, evidenciando-se pelo seu forte contraste e pela vertente urbana e cool que lhe está indelevelmente associada.

Nota, ainda, para os armários da cozinha que não chegam a tocar o tecto ou o chão, tampouco as paredes laterais, uma opção de design que, mais uma vez, e à semelhança do que aconteceu com a estante, na entrada, imprime uma certa leveza num espaço de limitadas dimensões e ao qual os arquitectos quiseram dar renovada sensação de amplitude.

A interromper corajosamente o branco e o preto estão os objectos pessoais do cliente, um conhecedor e entusiasta coleccionador de Pop Art e de Banda Desenhada. As cores vistosas destes objectos fazem toda a diferença no espaço social desta casa, pela forma como furam a paleta cromática sóbria e a enchem de vida. A zona da biblioteca fica por detrás da sala de estar e ao lado da entrada, estando inserida entre duas estantes e decorada por uma confortável cadeira de lounge e uma mesa de apoio. O tapete remata a decoração e reforça o conforto da área.

Os quartos do apartamento são próximos um do outro e fáceis de isolar do resto da casa através de uma porta de correr que garante a privacidade necessária a um bom descanso. Uma parede de vidro separa o quarto principal da sala, efectivando uma maior amplitude entre os dois espaços. Porém, o sistema de cortinas colocado no interior do quarto completa a separação física e visual total da zona social do apartamento. Deste modo, quem utiliza o quarto beneficia de pleno resguardo e privacidade.

O preto, o branco, o vidro e as superfícies espelhadas criam aqui uma dinâmica visual interessante e ritmada. Em projectos minimalistas, as nuances que decorrem de um uso inteligente dos materiais e da organização dos espaços são verdadeiramente enriquecedoras.

Nas imagens acima, vemos melhor as portas de correr que vêm substituir as portas tradicionais naquela que é uma excelente optimização do espaço disponível.

Neste quarto de criança, o estilo mantém-se, mas a decoração é mais cálida e aconchegante. A Banda Desenhada volta a estar presente na parede, desta vez numa tela comprida que acompanha o formato oblongo do nicho que faz as vezes de mesa de cabeceira e no qual foi embutida a iluminação (que produz um efeito difuso).

Casa de banho

O apartamento tem uma segunda casa de banho, também ela com uma estética muito clean, onde se destaca o lavatório de chão redondo.

Planta

Terminamos com a planta da casa e, claro está, com os contactos do atelier que pode contactar se procurar uma equipa experiente e criativa para concretizar o seu projecto! Tome nota:

  • Morada: Rua Manuel Cabrita Teodósio, Lote 4, Loja A – 8135 – 155 Almancil, Portugal
  • Telemóvel: +351 91 995 131 8
  • Site: www.aap.company

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista