Casa de Isopor: O Que É, Vantagens, Desvantagens e Como São Feitas as Casas de EPS

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
PAREDES 3D, KABOD DECORACION KABOD DECORACION Paredes e pisos modernos
Loading admin actions …

Se tem um mercado que a cada ano cresce em novos produtos é, sem dúvidas, o mercado da construção civil.

Com o avanço tecnológico, muitos materiais são acrescentados nas listas de produtos dos arquitetos para usarem como opção na hora de projetar uma construção. Inclusive substâncias que antes pareciam ser impossíveis de serem usadas para construir casas e, hoje, encontramos residências inteiras feitas com o material.

Esse é o caso da casa de isopor. Você já ouviu falar desse modelo super atual de construção? A seguir vamos te explicar o que é e como uma residência pode ser construída inteiramente utilizando isopor.

O que são as casas de EPS?

A casa de isopor, também chamada de cada de EPS, surgiu como uma alternativa para a alvenaria “comum”. Muito populares em outros países, mas ainda raras aqui no Brasil. Inclusive, no Japão existe uma aldeia chamada Kyushu com 480 casas usando essa técnica.

Basicamente, para construir uma casa de EPS, placas de isopor são utilizadas para fazer toda a estrutura da construção.

Esse tipo de casa é construído da seguinte maneira: Dispensando o uso da água, as paredes são feitas sob medida seguindo o projeto arquitetônico, com todos os “recortes” de janelas e portas. Depois, essas placas de isopor são instaladas como um “sanduíche”: Com duas placas de aço e uma de isopor no meio. Para dar um acabamento perfeito, a parte externa da casa é preenchida com argamassa.

Além da estrutura, a fundação da casa feita de isopor segue o estilo radier, onde, após a finalização, os painéis de isopor são instalados.

A instalação elétrica e hidráulica também é simples. Para isso, basta que o técnico que irá fazer a instalação derreta o isopor para criar as caixas de passagem.

O que é o EPS, chamado de isopor aqui no Brasil

O nome correto do popular isopor, na verdade, é EPS. Você sabia disso?

EPS é a sigla que significa “poliestireno expandido”, nome verdadeiro do isopor. Porém, como várias outras marcas, o nome “isopor” ficou famoso depois que a empresa Bast Isopor trouxe o material para Brasil e, desde lá, a alcunha ficou essa mesmo.

O EPS é feito, basicamente, de petróleo, que, depois de virar um hidrocarboneto, é misturado com gases, se expande e vira o que chamamos de isopor.

Vantagens e desvantagens da casa de isopor

Vantagens de optar por uma casa feita em isopor

Os principais pontos positivos e vantagens que levam as pessoas a escolherem uma casa feita de isopor são:

- Custo: O isopor é um material extremamente barato. Por isso, ao utilizar ele na construção, os custos podem ser reduzidos em até 50% do que seria pago em uma obra “normal”.

- Menos estruturas: Por ser um material leve, o isopor exige menos estrutura, como vigas, pilares e argamassa.

- Bom conforto térmico: É um material que oferece um bom conforto térmico para os moradores, deixando a casa mais fresca no verão e mais quentinha no inverno. 

- Isolamento acústico: Assim como o isolamento térmico, a casa feita de isopor possui um excelente isolamento acústico.

- Permite os mesmos revestimentos de uma casa “normal”: Sim, é possível colocar pisos e pintar uma casa de isopor como qualquer outra casa de alvenaria.

- É resistente: Apesar de o isopor parecer um material frágil, quando aplicado da maneira correta em uma construção, consegue ser até 30% mais resistente que uma casa feita da forma normal, usando tijolos.

- Diminui os gastos com água: Para construir uma casa de isopor, não é necessário água. Fato ótimo para o meio ambiente. 

Desvantagens e pontos negativos da casa de isopor

Apesar da lista gigantesca de vantagens, também existem algumas desvantagens em escolher uma casa de isopor:

- Difícil de encontrar mão-de-obra no Brasil: Como já explicamos, esse ainda é um tipo de construção pouco popular no Brasil. Por isso, é muito difícil de encontrar mão-de-obra especializada nesse tipo de casa por aqui.

- A instalação elétrica precisa ser cuidadosamente instalada: O isopor é um material inflamável. Por isso, a instalação elétrica deve ser feita com muito cuidado para evitar qualquer problema com incêndios.

Formas de usar o isopor/EPS na construção civil

Aqui no Brasil as casas totalmente feitas em isopor ainda estão apenas em nossa imaginação. Porém, o isopor é um material muito versátil, que também pode ser aplicado em outros aspectos de uma obra. Confira os locais onde você pode usar o EPS/isopor em sua construção:

Placa de isopor para parede

Utilizada em muitos países, as paredes de isopor são feitas usando placas de EPS que são colocadas como um sanduíche entre duas estruturas aramadas. Depois de instaladas, essas estruturas recebem um acabamento de argamassa e ficam com o mesmo aspecto de uma parede de alvenaria “normal”.

Placas de isopor

Também é possível aplicar a folha de isopor diretamente na parede de alvenaria. Nesse caso, a placa de EPS é colada na parede para trazer ao ambiente um melhor isolamento térmico e acústico ou, também, um revestimento diferenciado usando isopores com texturas.

Bloco de isopor

Sabe aqueles blocos de concreto pesados? É possível substituí-los por blocos feitos de isopor! Eles podem ser usados para diversas finalidades e diminuem os gastos com concreto.

Tijolo de isopor

Assim como os blocos feitos de isopor, também existe a opção de utilizar tijolos feitos de isopor ao invés daqueles comuns feitos com argila.

Os principais diferenciais desse tipo de tijolo são: a leveza, a diminuição da necessidade de uso de ferragens e a menor necessidade de aplicação de cimento. Por isso, o tijolo de isopor costuma diminuir o preço final da obra.

Laje de isopor

Projeto de Casa Neoclássica Sobrado homify Casas clássicas neoclassica,projeto casa,casa neoclassica,projeto sobrado,sobrado neoclassico,arquiteto neoclassi,arquiteto classico

A laje de isopor é feita usando placas grossas de isopor, que podem substituir até 5 lajotas na estrutura da cobertura do telhado. Isso significa que é um material que rende muito e proporciona economia para a obra.

Se você quiser saber mais sobre a laje feita de isopor, pode conferir estou outro livro de ideias onde falamos em mais detalhes sobre os benefícios da laje de isopor.

Telha de isopor

A telha de isopor é conhecida como “telha sanduíche”, já que leva duas camadas de revestimentos em aço e um recheio de EPS. Por conta dessa estrutura, esse tipo de telha é a escolha de muitas pessoas que desejam ter um melhor isolamento térmico e acústico na construção.

Você já conhecia esse tipo casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista