Cantoneira de Madeira: O Que É a Cantoneira de Madeira para Quina de Parede?

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Sacada de apartamento compacta e muito bem aproveitada, Studio² Studio² Jardins de inverno modernos
Loading admin actions …

Os acabamentos funcionam como o toque final para deixar a decoração do ambiente perfeita.

Os tipos de acabamentos disponíveis para que os arquitetos possam usar em seus projetos são infinitos. Um desses detalhes usados para deixar o cômodo perfeito até nos mínimos detalhes é a cantoneira. Você já conhece esse tipo de acessório?

A cantoneira não é um artigo decorativo muito popular, porém, pode fazer diferença na decoração e dar um toque charmoso no ambiente. Quando feita em madeira, então, esses diferenciais aumentam ainda mais, ganhando a versatilidade e elegância desse material.

Muito utilizada em decorações em estilo rústico, talvez, a cantoneira de madeira seja a particularidade que você procura para seu cômodo.

Selecionamos algumas dicas e informações valiosas para você descobrir tudo sobre a cantoneira feita em madeira! Continue lendo para saber tudo!

O que é uma cantoneira?

Foto Depois - Quarto compacto para meninos aventureiros - Porta com tinta lousa homify antesedepois,projetodequartoinfantil,projetodequartoparamenino,projetodequartoparameninos,projetodeparededeescalada,projetodebeliche,quartocombeliche,quartoplanejadoparameninos,quarto infantil,quarto verde,quartomulticolorido,projetodequartomenino,quartomeninodecorado,quartoparameninodecorado,quartoplanejadoparamenino,decoraçãodequartoinfantil,quartoinfantildecorado,quartopequeno,quartoinfantilpequeno,projetodequartodecoradomenino,projetoarmárioinfantil,projetosobmedida,quartosobmedida,quartodemenino,quartomenino,quartoparamenino,quartoparacriança,quartodecriança,quartoparacrianças,quartinhoinfantil,quartos,decoraçãodequartoinfantil,portalousa,tintalousa,lousa
homify

Foto Depois – Quarto compacto para meninos aventureiros – Porta com tinta lousa

homify

Originalmente, a cantoneira era usada como um item decorativo para trazer mais beleza e dar um toque de beleza para as quinas e esquinas das paredes ou móveis. Em formato de L, geralmente a cantoneira era feita de metal. Porém, atualmente, é possível encontrar esse tipo de cantoneira em vários outros materiais, como a madeira.

Com o passar dos anos, o nome “cantoneira” começou a também ser usado para definir as prateleiras e nichos, também em forma de L, que são instalados nos cantos.

Por conta disso, temos esses dois tipos de itens arquitetônicos que são comumente chamados de cantoneiras.

Para o que serve a cantoneira?

Cada tipo de cantoneira tem uma função diferente. Confira qual a serventia de cada modelo que explicamos acima:

- Cantoneira usada em paredes: A cantoneira usada em paredes tem como principal objetivo trazer mais beleza e charme para a quina do ambiente. Também é uma ótima forma de demarcar melhor os ambientes e mostrar onde o cômodo termina de forma mais clara.

- Cantoneira usada em móveis: Quando usada nas pontas dos móveis, a cantoneira tem função estética e também de segurança, para deixar o móvel firme e sem ricos de se desmontar. Esse tipo de cantoneira é bem raro de ser visto hoje em dia, mas fazia sucesso em décadas passadas. Geralmente a cantoneira era de metal usada em móveis de madeira para dar mais destaque e durabilidade para o mobiliário.

- Cantoneira em forma de prateleiras: Já as cantoneiras em forma de prateleiras são as mais populares e usadas nos dias de hoje. Nada mais são do que prateleiras ou nichos em forma de L instalados exatamente em uma intersecção do ambiente. São ótimas para decorar o cômodo, mas também possuem a função de armazenamento e otimização do espaço disponível. Ideal para quem quer aproveitar, literalmente, cada canto do ambiente.

Diferenciais da cantoneira de madeira

Quando falamos especificamente da cantoneira feita em madeira, os principais diferenciais são:

- Beleza: A cantoneira já é um item decorativo ideal para trazer mais charme para o ambiente. Porém, quando feita em madeira é capaz de proporcionar ainda mais beleza para a decoração.

- Versatilidade: A madeira é um material versátil que, além de combinar com infinitos ambientes, pode ser usado em diferentes decorações e estilos decorativos.

- Durabilidade: Outro grande diferencial da madeira que só tem a agregar para as cantoneiras é a durabilidade. A madeira é um material resistente que permanece por anos sem perder seu aspecto bonito.

Modelos de cantoneiras de madeira

Já demos uma pequena resumida sobre cada modelo de cantoneira disponível. Porém, agora, vamos explicar mais detalhadamente cada um dos tipos de cantoneiras para você conhecer:

Cantoneira para forro de lambri

Moacir Schmitt Jr e Sálvio Moraes Jr Artefacto Curitiba Concessionárias modernas Lojas e imóveis comerciais
Artefacto Curitiba

Moacir Schmitt Jr e Sálvio Moraes Jr

Artefacto Curitiba

As cantoneiras são comumente usadas em forros de lambri para dar apoio e finalizar melhor a instalação da madeira utilizada no revestimento.

Cantoneira para móveis

Apesar de não ser mais tão usada nos dias de hoje, a cantoneira para móveis adiciona um charme a mais para o mobiliário e também proporciona ainda mais durabilidade.

Nesse caso, geralmente não é a cantoneira que é feita de madeira, mas, sim o móvel em que ela será instalada. A cantoneira, na maioria dos casos, é de ferro ou alumínio.

Cantoneira para parede

Mesa de estudos com estante para decoração ZOMA Arquitetura Quartos dos meninos mesa,estudos,menino,prateleira,azul,madeira
ZOMA Arquitetura

Mesa de estudos com estante para decoração

ZOMA Arquitetura

A cantoneira de madeira para quina de parede é perfeita para delimitar os ambientes e/ou dar destaque para algum cantinho específico do cômodo. 

Prateleira cantoneira

A prateleira em L instalada nos cantos do ambiente é uma ótima forma de otimizar os espaços e trazer mais pontos decorativos. As prateleiras, sem dúvidas, são aquele tipo de item decorativo capaz de proporcionar mais harmonia ao cômodo.

Para conferir mais alguns modelos de prateleiras disponíveis para seu ambiente, confira também este outro livro de ideias com 20 inspirações de prateleiras para usar em casa!

Cantoneira para prateleira

Além da cantoneira em forma de prateleira, existe um tipo de cantoneira de parede que é instalado no canto em L dos ambientes e serve como suporte para a instalação de prateleiras. 

Ideias de ambientes para usar uma cantoneira de madeira

Os locais mais clássicos e comuns para se utilizar uma cantoneira de madeira, principalmente as em forma de prateleiras/nichos são:

Cantoneira para cozinha

Na cozinha, a estante instalada como cantoneira é uma ótima opção para armazenar os itens usados na cozinha, como liquidificador, batedeira, mixer, etc.

Assim, além de ficarem como objetos decorativos, estão sempre fáceis de pegar para usar durante o preparo dos alimentos

Sala de estar com prateleira cantoneira

Na sala de estar, a prateleira cantoneira é, normalmente, usada como uma forma de trazer itens pessoais para a decoração. Assim, fotografias, lembranças, presentes e itens de família são colocados nas prateleiras para ficarem em evidência.

Cantoneira em sala de jantar

Quando usada na sala de jantar, a cantoneira é mais utilizada para decorar o ambiente. Nesse caso, itens como plantas, vasos e quadros são instalados na cantoneira para trazerem mais charme e beleza para a sala de jantar.

Quarto e as prateleiras cantoneiras

O quarto, mais do que qualquer outro ambiente, tem que ter a cara dos moradores.

Por isso, as prateleiras cantoneiras usadas nesse ambiente são utilizadas para armazenar itens pessoais ou para decorar o ambiente com objetos que tenham a personalidade dos moradores. Tudo vai depender de qual o objetivo que querem dar para o mobiliário.

Você já conhecia todos os modelos de cantoneira de madeira?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!