Mesa de Granito: 18 Inspirações e Dicas de Como Escolher Mesa de Pedra Granito

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Churrasqueira Gourmet VN Arquitetura Varandas, alpendres e terraços tropicais
Loading admin actions …

Em adição à beleza, uma cozinha precisa ser funcional. Por isso, além do design, os mobiliários usados nesse ambiente devem ser pensados para serem duráveis, resistentes à umidade, fáceis de usar e simples de limpar. Por conta de todos esses itens, a mesa de granito é um dos modelos de mesas mais usados em cozinhas.

Quer saber mais informações importantes sobre a mesa de pedra de granito? Então, seja bem-vindo! Você está no livro de ideias certo! Além de esclarecimentos sobre esse tipo de mesa, também separamos dicas e inspirações de como usar na cozinha, mas também em salas de jantar, áreas gourmet, áreas de festa e varandas.

Por que escolher uma mesa de granito?

Muitos designers de cozinhas escolhem adicionar uma mesa de granito no ambiente por diversos motivos. Alguns deles são:

- Durabilidade: O granito é uma pedra extremamente durável, que pode ser usada por anos sem que perca sua beleza. 

- Resistência: A mesa feita em pedra granito é muito resistente. Por conta disso, é possível colocar objetos quentes ou frios sem medo de que estrague, manche ou rache com a temperatura.

- Versatilidade: É possível mandar fazer uma mesa de granito de acordo com a necessidade e, além disso, o granito é um material disponível em diversas cores e padronagens. Esses diferenciais tornam a mesa de granito bastante versátil e fácil de ser adicionada na decoração do ambiente.

- Bom custo/benefício: Comparado com o mármore, o granito possui a mesma durabilidade, porém é mais barato. Esses diferenciais tornam a mesa de granito uma opção de móvel com bom custo/benefício.

- Fácil de limpar: O granito é impermeável. Por isso, é uma pedra muito fácil de limpar, que não absorve a sujeira, bastando passar um pano úmido.

Tipos de granito e cores de pedra de granito

Gostou da ideia de ter uma mesa de granito em seu ambiente? Separamos algumas inspirações de cores de granito que você pode escolher para sua mesa de pedra granito:

Granito preto

Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata Olaa Arquitetos Cozinhas campestres
Olaa Arquitetos

Casa de Campo – Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Existem alguns modelos de granitos pretos disponíveis em lojas especializadas, como, por exemplo os granitos pretos Indiano, São Gabriel e Absoluto.

O granito na cor preta está entre os mais procurados. Isso pode ser explicado pelo fato de a cor preta ser versátil, elegante e fácil de combinar.

Granito amarelo

Projeto Residencial V.ARQ HOME Banheiros ecléticos
V.ARQ HOME

Projeto Residencial

V.ARQ HOME

Os granitos amarelos Icaraí e Ornamental são os mais utilizados.

Os granitos considerados amarelos estão em tons que vão de esbranquiçados até mais amarronzados. São frequentemente utilizados em cozinhas e banheiros.

Granito branco

Siena, Marfim e Dallas são alguns dos nomes dos granitos considerados brancos.

O que varia em cada modelo de granito branco é quantidade de “manchas” na pedra, porém, em todos os casos, a coloração de fundo será predominantemente branca.

O granito branco, diferente das outras colorações, tem mais chances de manchar. Por isso, ao escolher usar esse tipo de granito em uma mesa, é preciso ter alguns cuidados para que o móvel não estrague com o uso.

Granito verde

O granito verde também é muito popular. Alguns dos modelos disponíveis desse tipo de granito são Ubatuba, Labrador e Pérola.

Muitas vezes confundido com o granito preto, os tons esverdeados dessa pedra, geralmente, são muito escuros.

Granito cinza

Quem quer evitar usar o branco, que pode manchar com mais facilidade, mas não quer escolher uma cor tão escura de granito, costuma optar pelo granito cinza. Os granitos cinzas Corumbá e Absoluto são alguns dos que podem ser escolhidos nessa coloração.

Granito marrom

Cozinha branca com granito marrom absoluto homify Cozinhas modernas
homify

Cozinha branca com granito marrom absoluto

homify

Os granitos marrons Absoluto e marrom Imperial costumam ser muito utilizados em bancadas. Isso porque essa coloração de granito é fácil de combinar com mobiliários em madeira e orna muito bem com ambiente, além de ser fácil de limpar e cuidar.

Como escolher a base para mesa de granito?

Além das cores e padronagens da pedra granito usada no tampo da mesa, é importante escolher com cuidado a base para esse mobiliário.

A base da mesa fará toda a diferença no design, por isso, prefira um modelo que orne e combine com o seu ambiente. Porém, afora isso, a estrutura deve ser muito resistente já que o tampo feito em granito costuma ser extremamente pesado.

Tamanhos de mesas feitas em granito

Assim como todas as mesas, as mesas de granito geralmente são construídas para ter 4, 6 ou 8 lugares. Confira algumas ideias com cada tamanho:

A mesa com tampo de granito para 4 lugares é a mais adequada para ambientes menos espaçosos

Quem procura uma mesa em tamanho médio, provavelmente irá escolher uma mesa de granito com 6 cadeiras

Já a mesa de granito com 8 lugares é grande e perfeita para ambientes com bastante espaço sobrando ou casas com muitos moradores

Onde instalar uma mesa de granito?

Separamos algumas ideias e inspirações de ambientes de casa onde você pode instalar uma mesa de granito! Confira:

Cozinha com mesa com tampo de granito

A mesa de granito é perfeita para ser instalada na cozinha, já que é fácil de limpar, diferencial que facilita muito o dia a dia dos moradores que irão usar a mesa com frequência.

Mesa de granito em sala de jantar

Também é possível colocar a mesa de granito na sala de jantar. O design imponente e elegante desse tipo de mesa irá deixar a sala mais luxuosa e ótima para receber os convidados.

Área de festas com mesa de pedra granito

A área de festas, provavelmente, é a mais propensa a “acidentes”, como líquidos derramados e alimentos caídos sobre a mesa. Por isso, é importante que a mesa seja muito resistente e durável. Diferenciais em que a mesa de granito se encaixa com maestria.

Mesa de granito para varanda

Para as varandas, é possível mandar fabricar mesas de granito sob medida, que podem ser usadas como mesas auxiliares.

Outras inspirações de onde usar o granito na cozinha

Quer saber onde mais colocar o granito na sua cozinha? Nas bancadas!

Se você quiser conferir algumas inspirações de como usar o granito (e também o mármore) em balcões modernos, clique aqui.

Qual a cor de granito é a que você mais gosta?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!