Em uma escala de “fofura” em projetos arquitetônicos, sem dúvidas, a cama infantil está no topo da classificação! Isso porque é nesse mobiliário que muitos arquitetos aproveitam para soltar a imaginação e deixar o quarto infantil mais divertido e atrativo para as crianças.
Mas, além do fator divertido, escolher a cama infantil ideal pode trazer mais segurança e proteção para o pequeno e também pode ter a função de incentivar que a criança se acostume mais facilmente com o próprio quarto.
Por conta de toda essa importância, é imprescindível saber como escolher a cama ideal para a criança e, para ajudar nessa tarefa, montamos este livro de ideias com dicas e inspirações perfeitas para saber tomar essa decisão de maneira acertada!
Saber escolher a cama ideal para uma criança é muito importante para que ela consiga descansar adequadamente para ter bom desempenho nos estudos e energia suficiente para aproveitar o dia. Além disso, a cama da criança também deve ser segura para garantir a proteção, e, se possível, divertida para incentivar ela a dormir no seu próprio quarto.
Como falamos acima, é extremamente importante que a cama infantil tenha alguns itens e diferenciais para garantir a segurança dos pequenos. Esses itens são:
A proteção lateral é fundamental, principalmente, em camas altas.
Normalmente feitas em forma de grades, a proteção lateral irá assegurar que a criança não caia da cama enquanto dorme.
Outro item que irá garantir a segurança dos pequenos é a altura da cama. Obviamente, quanto mais baixa a cama for, mais segura estará a criança em casos de quedas.
O método montessoriano (que vamos explicar nos próximos parágrafos) sugere, inclusive, que a cama da criança seja instalada diretamente no chão.
Ao comprar uma cama para a criança, geralmente 4 opções de modelos estão disponíveis: A cama júnior, também chamada de mini cama, que tem 70 x 150 cm, a cama de solteiro menor, que tem 78 x 188 cm, a cama de solteiro padrão, que tem 88 x 188 cm, e a cama de solteiro king, que tem 96 x 203 cm.
Assim como as camas com proteção lateral, os beliches também precisam de grades para trazer mais segurança para as crianças, principalmente as que dormem na parte de cima do beliche.
A cama mais segura para um bebê dormir, sem dúvidas, é o berço. Algumas dicas de o que observar em um berço para trazer mais proteção para a criança são:
- A distância entre as grades não deve ser maior do que 6 centímetros;
- Se o berço tiver rodinhas, elas devem ter a opção de travamento;
- A altura das grades em relação ao colchão deve ser de no máximo 60 centímetros;
- As bordas devem ser arredondadas e sem arestas.
Os materiais mais popularmente usados em camas infantis são:
A madeira é um material que transmite aconchego e também é muito versátil. Por isso é um material muito utilizado quando falamos em cama infantil.
Quem procura uma cama em material mais em conta do que a madeira, pode escolher uma feita em MDF.
A cama infantil em MDF também possui o diferencial de poder ser facilmente encontrada em diferentes cores e modelos.
Selecionamos alguns modelos e tipos de camas infantis para inspirar você! Confira:
As mini camas são aquelas projetadas especialmente para as crianças. Geralmente esse tipo de cama possui o tamanho diferenciado de 70 x 150 cm. Além disso, costumam ser mais baixas para o tamanho adequado da criança.
A cama de casinha, além de fofa, é ótima para incentivar a criatividade dos pequenos. Por isso, é um modelo de cama que vem sendo muito utilizado em quartos infantis, principalmente que seguem o método motessoriano.
Já explicamos por aqui o que é a cama motessoriana. Resumidamente, é um estilo de cama que tem como principais objetivos ser acessível e divertida e incentivar a criatividade das crianças.
O modelo em formato de casinha é o que mais se popularizou, porém existem outros tipos de camas que seguem esse estilo, como as em forma de cabaninha e tenda.
As camas infantis mais divertidas para quartos de meninas, geralmente seguem temas como conto de fadas e jardim. As cores podem ser variadas e, diferente de antigamente, não precisam seguir uma decoração cor de rosa.
Para os meninos, temas como carros ou futebol são os mais escolhidos. Assim como nos quartos femininos, é possível apostar em diversas cores e fugir do tradicional azul.
Se você está procurando uma cama em forma de casinha, mas gostaria de fugir dos modelos tradicionais, esta que usamos de exemplo é perfeita!
Em vez de usar o design vazado, neste projeto foi escolhido usar um telhado que imita um telhado normal, que vem por cima da cama.
Os pequenos marinheiros que amam o mar vão se apaixonar por esse modelo de cama infantil que imita um barco. Além do design diferenciado da cama, o quarto todo segue os tons da decoração navy.
Outro formato muito divertido e diferenciado de cama infantil é este que imita um castelo, que pode ser inspiração tanto para quartos de meninas, quanto para quartos de meninos.
Os pequenos amam trazer amiguinhos para dormir em casa. Por isso, a cama infantil com cama auxiliar para hóspedes também é um modelo muito popular para os quartos de crianças.
O dossel deixa qualquer cama mais imponente. E esse acessório não é exclusividade dos quartos de adultos.
Em quartos infantis, o dossel irá deixar a criança dormindo igual um rei ou uma rainha!