Casa de Campo Helvetia: Jardins de inverno coloniais por Marcelo Bicudo Arquitetura

7 ideias incríveis ter um pátio com jardim em casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Com sua proposta de trazer a natureza para dentro de casa, os jardins de inverno encantam muita gente em países de clima frio. No Brasil, as temperaturas não costumam ser tão baixas, mas, ainda assim, muitas pessoas gostam da ideia de ter um espaço onde cultivar plantas e passar momentos de descanso e lazer.

Os pátios, internos ou externos, podem ser a alternativa verde que essas pessoas estão procurando.Geralmente são espaços pequenos no centro ou no fundo da casa onde é possível manter delicados jardins em canteiros ou em vasos, nos quais são criadas verdadeiras salas de estar ou jantar para momentos informais com a família ou os amigos.

Os estilos dos pátios verdes são os mais variados, indo do estilo moderno, mais urbano e depojado , ao estilo minimalista, em que o conceito de menos é mais permite tornar uma área pequena em local para esse fim.

Outros estilos que chamam a atenção e são mostrados aqui são o provençal, informal e íntimo; o campestre, cheio de rusticidade; e o colonial, que pode tanto aparecer em um viés mais romântico, quanto em um formato mais barroco e exuberante.

Conheça mais sobre esses pátios verdes deliciosos e sonhe!

Em estilo moderno

Um pátio verde pode ser um oásis na cidade, um lugar onde se refugiar de todo o barulho e agitação. Na imagem acima, o pátio verde em estilo moderno apresenta canteiros de plantas viçosas e floridas em todo o entorno, enquanto uma mesa simples e clara, acompanhada de cadeiras confortáveis e um banco estofado, forma um cantinho íntimo para uma refeição ligeira ou para um bate-papo longo. O deck de madeira torna o lugar mais aconchegante e clean. As almofadas coloridas dão um toque vibrante e lembram que ali é um espaço para se relaxar e curtir a natureza.

Em estilo colonial

Uma área verde pode ser instalada também em pátios externos, que prolongam o espaço da casa e de seus ambientes. Em estilo colonial com toques românticos, o pátio projetado por Marcelo Bicudo Arquitetura encanta à primeira vista. Integrado à sala de estar da casa, o espaço se mostra como uma área íntima, onde o verde serve de muro e adorno. Muitos vasos cheios de curvas trazem plantas, árvores e arbustos. Uma namoradeira de ferro trabalhado com linhas simples, mas sinuosas faz par com uma pequena mesa redonda também com estrutura de ferro trabalhado, assim como a cadeira que a acompanha. O piso em tijolo completa o ambiente com um ar rústico e, ao mesmo tempo, elaborado em um desenho geométrico. Lugar perfeito para um descanso no meio da tarde, na companhia de um chá ou café e talvez um bom livro. 

Em estilo provençal

Casa do Interior de São Paulo: Jardins de inverno clássicos por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Alguns espaços verdes podem ser instalados em pátios internos à casa, propiciando um lugar agradável para se estar nos dias frios e, ao mesmo tempo, apreciar as belezas da natureza. Na imagem acima, o pátio tem piso de pedras coloridas que formam um desenho, enquanto vasos de cerâmica nos cantos apresentam plantas e árvores que trazem vida ao espaço. O pátio, que recebe luz e claridade do teto de vidro, dispõe de dois ambientes de convivência: uma sala de estar, delimitada por um sofá de formas sinuosas, e uma área de refeições, com mesa e cadeiras em madeira, de linhas clássicas. Simples e despretensiosa, a decoração faz da área um lugar informal e íntimo. A imagem é de Giovanna Nucci.

Em estilo campestre

Jardins Permanentes: Jardins de inverno campestres por Junia Lobo Paisagismo
Junia Lobo Paisagismo

Jardins Permanentes

Junia Lobo Paisagismo

Outra possibilidade charmosa e muito agradável é o pátio em estilo campestre, onde a natureza tem de fato o papel principal. Na imagem acima, o recanto prima pelo verde exuberante, cheio de arbustos e folhagens, e conta até mesmo com uma pequena trilha. A luz natural é filtrada de maneira delicada pelo teto feito de varas de bambu, mesmo material do banco largo bem à frente do jardim. Uma cadeira de madeira e couro dá o toque rústico que exalta a simplicidade como conceito. É como estar na mata virgem e ter a experiência do silêncio pleno de pequenos ruídos produzidos pela natureza.

Em estilo minimalista

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Jardins de inverno minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Às vezes, a área verde é pensada a partir de um conceito que tem grande impacto na sua conformação e disposição. Em um pátio de estilo minimalista, por exemplo, a ideia do menos é mais vai orientar todo o projeto, imprimindo no espaço uma atmosfera limpa e serena. No exemplo da imagem ao lado, o pequeno jardim apresenta elementos naturais, como madeira no banco de linhas retas e simples e pedra na parede ao fundo. O jardim propriamente dito é mínimo, alguns arbustos na extensão da parede de pedra e grama baixa no quadrado de onde se eleva uma árvore de tronco fino e copa verde com folhas delicadas. O piso de pedras largas e seixos delimita o espaço, que é íntimo e se presta à meditação. Um ar oriental perpassa o ambiente e convida para momentos introspectivos no meio do dia. Um lugar onde arejar a mente antes de seguir com a vida. 

Em estilo romântico

Outro pátio interno encantador é o da imagem acima, com ares românticos e mediterrâneos. Muitos vasos com árvores, flores e arbustos circundam a área de piso em pedriscos brancos, que tornam o ambiente leve e um tanto rústico. No centro do pátio, uma mesinha redonda com estrutura em ferro trabalhado, acompanhada de duas cadeiras no mesmo material e estilo, convidam para uma conversa agradável no meio da tarde. O tampo da mesa e os assentos e encostos das cadeiras lembram mosaicos, o que proporciona um efeito artístico. As portas e paredes de vidro permitem a visibilidade dos demais ambientes, integrando-os ao espaço do pátio verde. 

Em estilo colonial com fonte

Se o pátio colonial já mostrado aqui prima pela delicadeza e o ar romântico, este se destaca pela exuberância quase barroca, onde uma fonte cheia de sinuosidades é o centro do ambiente. As paredes amarelo vivo, os frisos que enfeitam o alto das portas com desenhos exuberante, o piso de pedra e as árvores e arbustos tropicais fazem do espaço um lugar estimulante e aconchegante onde se passar alguns momentos de pausa do cotidiano. A área, um pátio interno, é extensão da sala de estar e serve de respiro nos dias de recolhimento ao espaço da casa. Para outras dicas sobre áreas verdes, leia este artigo

Qual é o tipo de jardim de inverno de que você gosta mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!