Antes e depois: casa de pedra em ruínas vira lar fascinante

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Por vezes, temos a impressão de que os arquitetos podem trocar o lápis e papel por uma varinha mágica. Quando nos deparamos com transformações tão incríveis que veremos a seguir, algo nos faz pensar que a magia é parte dos talentos destes profissionais. 

Para ver um ótimo exemplo disto na remodelação de uma antiga casa, seguiremos até uma região rural de Portugal, onde uma pequena casa de pedras estava abandonada e em estado de deterioração. O projeto do escritório RH Casas de Campo Design administrou uma ampla recuperação na estrutura externa e, por dentro, remodelou completamente os espaços para que a pequena casa ficasse mais confortável.

Atualmente utilizada como residência de locação para férias, esta pequena casinha rústica certamente, reserva experiências singulares para quem deseja passar um período de tempo descansando em meio a tranquilidade do campo. 

E para saber um pouco mais sobre os belos detalhes deste projeto, convidamos você a visitar conosco este pequeno recanto rural que, de uma casa velha e abandonada, passou a ser um espaço de conforto perfeito para sentir uma plena paz! Aproveite a visita e inspire-se!

Antes: uma casinha abandonada

Paredes tortas, pedras com muito limo e uma aparência um tanto assustadora. O passado desta pequena casa não era dos mais felizes. Suas telhas de alumínio cobriam mal, suas portas eram praticamente buracos desenhados na estrutura. A vegetação lateral descuidada conferia um aspecto feio ao entorno, afastando qualquer mínimo interesse de quem passasse. Para salvá-la, a reforma era uma necessidade inadiável. 

Depois: um aconchego rústico

O visual pós reforma é impressionante. Imponente, a casa teve suas paredes de pedras recuperadas com uma ampla limpeza em toda a estrutura. O visual é muito mais receptivo.

Um andar superior foi construindo utilizando os mesmos materiais rústicos da habitação original. Com um desenho amplo, a casa de pedras ganhou um dormitório mais confortável no piso superior. O telhado agora é de barro e com o formato de duas águas. A parte frontal da moradia foi estabelecida com um desenho simpático, onde as pedras conferem um visual quase medieval. 

Para completar a nova identidade da habitação, a vegetação que circundava o terreno foi limpa, cedendo espaço a um pequeno canteiro de plantas nativas. O resultado final é, sem dúvidas, mais do que especial.

Simplicidade confortável

Seguindo agora para o interior do espaço, notamos uma excelente distribuição no pequeno espaço disponível. A integração de espaços foi equilibrada de uma maneira muito confortável, já que o espaço da sala de estar é composto por um pequeno sofá frente a um grande nicho suspenso que marca a presença da TV.

A mesa de jantar soma-se ao ambiente com duas cadeiras que podem ser facilmente encaixadas, liberando ainda mais espaço no lar. A madeira presenta tanto na textura do piso laminado, quanto na bela escada de acesso ao piso superior, confere acolhimento e elegância ao ambiente. 

O toque decorativo delicado pode ser conferido na presença da luminária suspensa sobre a mesa de jantar. A identidade rústica e acolhedora do ambiente oferece um ótimo conforto.

A pequena cozinha planejada

Notamos o ótimo planejamento da cozinha com o pequeno balcão revestido de madeira e tampo branco de granito. Ao lado esquerdo, a organização vertical dos eletrodomésticos confere um excelente desenho ao espaço, somando organização e conforto. 

Notamos ainda a ótima escolha quanto aos tons claros dos móveis, paredes e pisos do ambiente. A combinação de cores que variam entre o tom palha e o marrom, oferecem elegância em todos os detalhes e uma excelente utilização da iluminação natural no ambiente. Tudo delicado e perfeito.

A delicada e rústica escada

Não poderíamos deixar de pontuar a beleza da escada de acesso ao piso superior. Feita totalmente de madeira, a escada mantém uma belíssima textura que combina muito bem com a rusticidade simpática do interior decorativo da casa. Simples e elegante, seu desenho oferece muito mais do que passagem, sendo uma atração a mais em meio a decoração.

Uma visão completa do piso superior

Chegando ao piso superior, notamos a ótima distribuição dos espaços entre o dormitório e o banheiro. A ampla janela lateral em formato retangular oferece boa iluminação natural ao interior do ambiente, alcançando a cama e até mesmo o banheiro de paredes de vidros. 

O conforto é marcado pelos tecidos e tapetes, sendo o piso de peças laminadas com textura semelhante à da escada. O conjunto completo é perfeito para o descanso em todas as horas.

Elegância nos detalhes

Nos aproximando mais da cama, notamos uma grande quantidade de tecidos e almofadas no espaço. O aquecimento natural é aproveitado pela ampla janela na parede lateral. Entre a cama e a janela, um pequeno vão oferece visual direto ao piso inferior. 

A cabeceira em cor café oferece um contraste suave com as cores presentes no espaço. Pequenos detalhes decorativos, como a luminária na lateral da cama, dão um toque de elegância a mais no ambiente. 

Banheiro belíssimo

O banheiro integrado ao quarto é incrível. A decoração das paredes é feita com pequenas pastilhas. O piso do espaço divide-se em peças laminadas no lavabo e piso de porcelana no espaço de banho. 

O desenho do balcão confere um toque especialmente moderno ao ambiente, fazendo um ótimo conjunto com o vaso. Acima, o amplo espelho em formato retangular valoriza ainda mais a distribuição da iluminação que chega ao espaço. A utilização de paredes de vidro para marcar o espaço do banheiro oferece um resultado contemporâneo ao espaço. 

A transformação total desta casa é, sem dúvidas, algo absolutamente incrível.

Você gostaria de morar em uma casa de pedras?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!