Cama Feita de Paletes: O Que É e Como Fazer Cama de Paletes

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
SUÍTE DO APARTAMENTO COMPACTO, Estúdio Pantarolli Miranda - Arquitetura, Design e Arte Estúdio Pantarolli Miranda - Arquitetura, Design e Arte Quartos modernos
Loading admin actions …

As ideias com paletes para decoração estão muito em alta e são tendência. Afinal, esse é um material bastante versátil, barato, fácil de encontrar e que pode ser facilmente modificado e customizado para ficar perfeito para usar nos móveis e decorações do ambiente.

Levando em consideração que as bases box para colchões e as camas normais costumam custar caro, muitas pessoas começaram a pensar em opções mais baratas feitas no estilo “faça você mesmo”. Um desses modelos é cama feita de paletes e é o tipo de base de cama perfeito para quem quer economizar seu precioso dinheiro e, ainda, deixar seu quarto bem bonito e decorado.

Além de ser um tipo de cama bonita, a cama de paletes é sustentável e reaproveita um material que seria descartado.

Se você ficou interessado em saber mais sobre a cama de paletes, confira este livro de ideias completo.

O que é a cama feita de paletes

Primeiro, precisamos explicar o que é um palete, afinal, não são todos que conhecem esse material.

O palete (que também pode ser escrito como pallet) é uma superfície em forma de estrado feita com madeira. Ele é usado em fábricas e industrias como apoio para itens em estocagens. Seu principal objetivo é facilitar o empilhamento e o transporte das mercadorias em empilhadeiras.

Geralmente, os paletes têm a medida padrão de 1,20 x 1 metro. Porém, existem alguns modelos maiores e outros menores.

A cama de paletes nada mais é que uma base para colchão feita usando esse material.

Na maioria dos casos, são usados 4 paletes em tamanho padrão para fazer uma cama de paletes de solteiro e 8 paletes em tamanho padrão para fazer uma cama de paletes de casal (Que também acomoda colchões queen e king, já que a cama de paletes fica com espaço sobrando nas laterais).

Como fazer uma cama de paletes

Você não precisa utilizar paletes rústicos para fazer sua base de cama. Para ter paletes mais bonitos e bem feitos, é possível contratar um profissional especialista em marcenaria para fazer a sua cama de paletes.

Porém, se o seu objetivo é colocar mesmo a mão na massa e fazer este DIY sem ajuda, aqui no site da homify temos um passo a passo que ensina detalhadamente como fazer uma cama de paletes.

Para fazer, basicamente, você precisará de paletes (8 para uma cama de casal e 4 para uma cama de solteiro), uma parafusadeira, lixa, verniz, pincel e parafusos.

O passo a passo se resume em lixar e envernizar os paletes para deixá-los bonitos e protegidos da umidade. Depois, basta empilhar os paletes formando uma base de cama e prendê-los usando os parafusos e a parafusadeira (Isso para evitar que os paletes saiam do lugar no meio da noite). E sua cama de paletes estará pronta. Aí é só instalar o colchão e aproveitar a prazerosa noite de sono.

Se quiser conferir os passos completos de projeto, com uma dica extra para deixar sua cama ainda mais bonita usando um pisca-pisca, basta clicar aqui.

Vantagens e desvantagens

As vantagens e diferenciais que fazem as pessoas optar por uma cama de paletes são:

- Resistente: O palete foi criado para aguentar e suportar grandes pesos. Por isso, a cama feita com esse material também é muito resistente e pode ser usada por pessoas com diferentes pesos.

- Durável: Assim como a resistência, o fato de o palete ser produzido para aguentar grandes pesos fazem com que ele seja um material durável que dificilmente irá se estragar com o passar do tempo.

- Preço: Esse, provavelmente, é o diferencial que faz muitas pessoas optarem por uma cama de paletes. Um palete custa, geralmente, em torno de R$20. Então, fazer uma cama usando apenas paletes é muito barato se compararmos com o preço de uma cama de madeira disponível para comprar pronta em lojas de móveis.

- Beleza rústica: Quem gosta de móveis rústicos e rudimentares costuma gostar bastante da cama feita de paletes, que segue esse estilo de decoração.

Conheça também as desvantagens de escolher uma cama de paletes:

- A madeira precisa ser tratada: Para que realmente dure por muito tempo e não estrague com a umidade, a madeira do palete precisa ser lixada, tratada e envernizada. Além de deixar a madeira mais durável, esses cuidados são importantes também para retirar as farpas comumente presentes nesse tipo de móvel.

- É suscetível a cupins: Por ser feita em madeira mais simples e barata (Geralmente pinus), o palete é muito suscetível a cupins. Para evitar esse problema, é importante proteger a madeira regularmente dessas pragas.

- Não combina com qualquer decoração: Por ter um estilo mais rústico e rudimentar, não são todas as decorações de ambientes que combinam com esse tipo de mobiliário.

Cabeceira de cama de paletes

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o tipo de cabeceira para usar em sua cama de paletes.

Você pode usar qualquer tipo de cabeceira para sua cama de paletes, porém, as feitas em estilo rústico e/ou escandinavo, provavelmente, são as que mais combinarão com esse tipo de cama.

Existe também a possibilidade de usar paletes para fazer a cabeceira da sua cama. Dessa forma, você terá um quarto todo combinando e com móveis fáceis de ornar entre si.

Tipos de cama de paletes

Os principais tipos de camas de paletes que encontramos em quartos rústicos são:

- Sofá cama de paletes: É possível criar uma estrutura de palete que pode ser usada tanto como sofá, quanto como cama. Nesse caso, o encosto geralmente é feito com almofadas grandes que são retiradas quando o sofá será usado como cama. Esse é um tipo de móvel versátil e com multifuncionalidades.

- Cama infantil de paletes: Se você quer uma cama diferente e mais baixa para que a criança consiga subir com facilidade, a cama de palete pode ser uma opção que, além de cumprir com esses requisitos, será barata e fácil de montar no estilo “faça você mesmo”.

- Cama solteiro de paletes: Como explicamos no tópico onde demos dicas para fazer uma cama de palete, para construir uma cama de solteiro de paletes você irá precisar de apenas 4 paletes, que devem ser empilhados em duplas.

- Cama de casal de paletes: Para a cama de casal feita de paletes, serão necessários 8 paletes, que também são empilhados em duplas. A cama feita com essa quantidade de paletes irá acomodar um colchão em tamanho casal, mas também pode ser utilizada por colchões queen e king.

Você teria uma cama de paletes no seu quarto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista