16 Lindas Ideias com Cabeceira Capitonê | Conheça a Cabeceira Capitonê Solteiro, Casal, Queen e King

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Apartamento 110 m² - Itaim Bibi Raduan Arquitetura e Interiores Quartos modernos
Loading admin actions …

Você costuma ler na cama? Quem sabe, gosta de assistir televisão antes de pegar no sono? Ou, talvez, você seja do time que prefere mexer no celular até o sono aparecer?

Apesar de ser feita “apenas” para dormir, é comum que usemos a cama para fazer várias outras coisas. E, para tornar esses momentos lazer mais prazerosos, a cabeceira da cama faz toda a diferença.

Afinal, ninguém merece ter que se apoiar na parede dura e gelada logo enquanto curte a cama quentinha e confortável, não é mesmo?

Atualmente, existem diversas opções de cabeceiras que tornam a cama ainda mais aconchegante e perfeita para os momentos de relaxamento. Uma dessas opções é cabeceira em capitonê.

Se você está em busca de uma cabeceira para sua cama e ainda não conhece o modelo em capitonê, precisa acompanhar todo este livro de ideias para saber mais sobre esse tipo de estofado que pode deixar seu quarto mais confortável!

O que é cabeceira capitonê?

O capitonê é uma técnica inglesa usada em estofamentos que surgiu em torno do ano de 1840. Esse tipo de estofamento é marcado pelas saliências formadas pelas costuras de fios, que geralmente formam desenhos quadrados ou retangulares. 

Essa técnica pode ser usada em poltronas, sofás, banquetas e, também, cabeceiras.

Diferença entre capitonê e botonê

Dormitório do casal homify Quartos modernos
homify

Dormitório do casal

homify

Basicamente, a diferença entre o capitonê e o botonê é o material utilizado no acabamento. Enquanto o capitonê utiliza barbantes e fios para fazer as saliências que são marcas registradas desse estilo de estofamento, o botonê usa também botões para o acabamento, gerando um aspecto mais franzido no resultado final.

Se você tiver interesse e quiser saber mais sobre esse assunto, temos um outro livro de ideias onde explicamos minunciosamente a diferença entre capitonê e botonê, mostrando diversas inspirações com cada um desses tipos de estofados.

Vantagens da cabeceira estofada capitonê

Alguns dos pontos positivos em escolher esse estilo de cabeceira para usar na cama são:

- Conforto: Por ser um acessório feito com técnicas de estofamento, a cabeceira capitonê é muito confortável.

- Aconchego térmico: A cabeceira estofada capitonê é a escolha perfeita para quem não quer ter que se apoiar na parede fria quando está sentado na cama.

- Beleza: O capitonê possui um ar imponente e sofisticado que traz mais beleza para a decoração.

- Clássico e atemporal: A técnica de estofamento capitonê é muito antiga e nunca deixou de ser usada. Isso significa que esse tipo de cabeceira é muito clássico e nunca fica “fora de moda”.

- Evita manchas na parede: Além de ser fundamental para o conforto, a cabeceira capitonê também é ótima para evitar que a parede da cama fique suja.

Desvantagens da cabeceira capitonê

Apesar das vantagens, a cabeceira capitonê também possui algumas vantagens:

- Difícil de limpar: Dependendo do material em que o estofamento capitonê é feito, pode ser difícil de limpar. Os tipos de tecidos mais fáceis de limpar são o couro e courino, que são mais lisos e não acumulam tanta sujeira, porém, geralmente, possuem um preço mais alto.

- Preço: Por ser feita com técnicas de estofamento que não são muito simples, que exigem um trabalho maior, as cabeceiras em capitonê costumam ter um preço um pouco mais alto que os outros tipos de cabeceiras mais simples.

Tipos de cabeceira capitonê

A cabeceira em capitonê pode ser usada em qualquer tipo de cama. Separamos uma inspiração em cada modelo de cama para você conhecer!

Cabeceira capitonê solteiro

Cabeceira alta Revisite Quartos modernos Rosa
Revisite

Cabeceira alta

Revisite

A cabeceira feita em capitonê é a perfeita escolha para quartos com camas de solteiro. O conforto desse tipo de cabeceira irá possibilitar que o momento de relaxamento antes de dormir fique mais confortável.

Cabeceira capitonê casal

Nos quartos de casais, com cama em tamanho padrão, a cabeceira em capitonê é uma das mais populares. Isso porque esse modelo de cabeceira traz mais sofisticação e elegância para o quarto de casal.

Cabeceira capitonê queen

Suíte - Riserva Schiavon Luiza Goulart Arquiteta Quartos modernos Madeira Branco
Luiza Goulart Arquiteta

Suíte – Riserva Schiavon

Luiza Goulart Arquiteta

A cama queen possui um tamanho maior do que as camas de casal comuns. Geralmente, esse modelo possui 198 centímetros de altura por 158 centímetros de largura.

Para camas em tamanhos maiores, como o tamanho queen, a cabeceira capitonê é feita sob medida para encaixar perfeitamente na cama.

Cabeceira king capitonê

Assim como a cabeceira capitonê para camas queen, o modelo para camas king é maior do que o tamanho padrão.

A cama king é ainda maior que a queen e possui, na maioria dos casos, 203 centímetros de altura por 193 centímetros de largura. Por isso, esse tipo de cabeceira também é mais fácil de ser encontrado se for feito sob medida.

Cabeceira capitonê: comprar

É possível comprar a cabeceira em capitonê em lojas virtuais especializadas em decoração. Porém, a maioria das pessoas que escolhe esse tipo de cabeceira, prefere contratar um profissional especializado em estofados para fazer um capitonê sob medida para ornar perfeitamente com a cama e com a decoração do ambiente.

Cores da cabeceira em capitonê

Assim como os sofás e estofados, a cabeceira capitonê também pode ser produzida em diversos tecidos e, consequentemente, em variadas cores.

Porém, por ser um tipo de estofado mais sofisticado e usado em ambientes mais elegantes, a maioria das pessoas escolhe cabeceiras em capitonê com cores neutras e mais sóbrias. Confira algumas inspirações:

A cabeceira capitonê cinza é um clássico! O cinza é uma cor neutra que combina com vários outros tons e orna perfeitamente com diferentes tipos de decoração

A cor bege também é uma escolha muito popular para as cabeceiras em capitonê. Isso porque o bege é neutro, atemporal e sofisticado

Usar a cor branca para a cabeceira de capitonê é a ideia ideal para quem procura uma cabeceira versátil, que combinará perfeitamente com outros tons

Além de ser marrom, esta cabeceira em capitonê é feita em tecido veludo. Esses detalhes deixaram o cômodo ainda mais elegante e luxuoso

Neste projeto a cabeceira capitonê foi feita em um tom que fica entre o bege e o marrom. O tecido escolhido foi o suede, um clássico para esse tipo de estofamento

De qual tipo é a cabeceira da sua cama?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!