18 Ideias de Revestimento para Piscina + Conheça os Tipos de Revestimento para Área de Piscina

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Projeto - Empreendimento Montevideo Indaial Fran Arquitetura Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

O Brasil é um país enorme e com diferentes climas. Porém, mesmo com a variação climática, a grande maioria dos estados possui temperaturas altas e muito calor no verão. Por isso, quando alguém planeja uma área de lazer por aqui, na maioria dos casos, pensa em incluir uma piscina para refrescar e aliviar o calor na estação mais quente do ano.

Montar uma piscina requer uma série de escolhas que vão desde o material usado na fabricação até o tipo de revestimento que será utilizado, tanto na parte externa, quanto na parte interna da piscina.

Sobre o material usado na piscina, a maioria das pessoas opta ou pela piscina feita em fibra de vidro ou pela piscina de alvenaria. Porém, quando o assunto é revestimento para piscina, as opções são muito mais variadas e isso costuma causar muitas dúvidas e questões no momento de escolher.

Para ajudar nessa decisão e mostrar os modelos mais usados de revestimentos para piscinas, preparamos este livro de ideias completíssimo!

Como escolher o revestimento para piscina?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o material escolhido para revestir a piscina deve ter algumas características específicas, como: Ser resistente a produtos químicos (Principalmente cloro, que é usado na água), durável, seguro contra infiltrações e permitido de ser aplicado em áreas molhadas.

Mas, além desses aspectos específicos e praticamente obrigatórios, você também pode levar outras qualidades em consideração ao escolher o material para revestir sua piscina. Entre eles:

- Verificar se o material é antiderrapante;

- Se é fácil de limpar e/ou se necessita de cuidados específicos;

- Estudar se o material acumula muita sujeira e se fica facilmente encardido

- Olhar se o material esquenta muito no calor;

- Analisar se o revestimento combina com a decoração da área de lazer.

Esses são alguns dos outros diferenciais muito desejados em um revestimento para piscina.

Tipos de revestimento para piscina de alvenaria

Cobertura com área de lazer Fran Arquitetura Varandas, alpendres e terraços modernos
Fran Arquitetura

Cobertura com área de lazer

Fran Arquitetura

Vamos ao que interessa? Abaixo listamos os principais tipos de revestimentos usados em piscinas, com informações sobre características e diferenciais que você precisa conhecer:

Azulejo para revestir piscinas

O azulejo, comumente usado em pisos e pavimentos, também pode ser utilizado para revestir piscinas.

Esse é um material tradicional, que quase todo brasileiro conhece. O azulejo é resiste à água, é durável, é simples de limpar e é fácil de ser encontrado em diferentes cores, estampas e padrões. Além disso, possui o diferencial de ser um revestimento para piscina barato quando comparado com os outros tipos de revestimentos que vamos listar abaixo. Por tudo isso, é a escolha de muitas pessoas para revestir piscinas.

Revestimento para piscina em pastilha de vidro

DECK / PISCINA indiarq
indiarq

DECK / PISCINA

indiarq

A pastilha de vidro é a tendência de revestimento de piscinas, que cresceu muito nos últimos anos.

Esse tipo de revestimento possui um custo mais alto do que o azulejo, porém, por ser formado de peças pequenas, pode ser usado em diferentes tipos de piscinas já que se adapta bem às curvas e recortes.

Além desse grande diferencial, que deixa a área de lazer ainda mais bonita, a pastilha de vidro também é muito fácil de limpar e evita o acúmulo de sujeira.

Revestimento vinílico para piscinas

O revestimento vinílico, chamado de vinil, também é muito comum e popularmente usado para revestir piscinas.

Esse tipo de revestimento é feito com uma camada flexível de PVC. Por conta de sua constituição, é impermeável, fácil de instalar, simples de limpar e não necessita de rejunte (Local onde pode haver acúmulo de sujeira). Esse material também possui um ótimo custo/benefício.

O ponto negativo do revestimento vinílico é que, caso aconteça de algum pedaço da piscina rasgar ou furar, é necessário trocar todo o revestimento, já que não existe a possibilidade de conserto.

Revestimento para piscina em porcelanato e cerâmico

Também é possível usar porcelanato e pisos de cerâmica para revestir a piscina. Esse tipo de material possui como principal diferencial a resistência aos raios solares e aos produtos químicos usados na água da piscina. Além disso, é um tipo de revestimento muito bonito.

O porcelanato mais comumente usado na piscina é o revestimento para piscina Portobello, uma marca muito conhecida e confiável.

Revestimento externo para piscina

Além da área interna da piscina, é importante escolher o revestimento que será usado na borda da piscina.

Para esta área, é quase indispensável que o material escolhido não absorva calor. Isso para evitar que os usuários da piscina se queimem ao se apoiarem na borda ou ao subirem para sair da piscina.

Revestimento para área de piscina

Para revestir a área da piscina, usada como área de lazer, a característica mais importante do material escolhido, sem dúvidas, é que seja antiderrapante para evitar acidentes e escorregões. Por isso, um dos materiais mais utilizados para revestir essa área é o deck de madeira, que, além de não ficar liso com água, também não absorve calor e, quando instalado, tem área para que a água escorra e não fique acumulada.

Cores para usar no revestimento para piscina

Além dos tipos, também é possível escolher a cor usada para revestir a piscina (Detalhe que faz toda a diferença para a área de lazer). Geralmente, as cores usadas nos revestimentos de piscinas são o verde e o azul. Isso por serem cores que lembram água. Porém, além das cores, é possível escolher revestimentos com estampas para trazer ainda mais diferencial para a área de lazer.

Revestimento para piscina azul

Sem dúvidas, o revestimento mais utilizado na piscina é o feito na cor azul. Afinal, nenhuma outra coloração remete tanto à água quanto o azul. Ou seja, o azul é uma cor clássica e atemporal para aplicar na piscina.

Revestimento para piscina verde

Antigamente o revestimento verde era pouco usado utilizado e a maioria das pessoas preferia o revestimento na cor azul. Porém, atualmente isso mudou. O revestimento para piscina verde é moderno e perfeito para a área de lazer.

O revestimento para piscina Eliane é muito usado já que essa marca também disponibiliza diversos tipos e modelos de revestimentos em diversas cores para usar na piscina.

Revestimento para piscina estampado

Quem não quer apostar em apenas uma cor para revestir a piscina, pode escolher um revestimento estampado. Geralmente, esse tipo de revestimento leva tons de verde e azul para não tirar a cara de “água” do revestimento para piscina.

Inspirações de revestimento para piscina

Piscina WTstudio Piscinas modernas
WTstudio

Piscina

WTstudio

As inspirações ainda não terminaram! Separamos mais 4 lindas piscinas com revestimentos perfeitos para você conhecer!

01 – A madeira é o material perfeito para ser usado como revestimento para área da piscina

02 – O contraste entre a borda da piscina e o revestimento da área de lazer dá ainda mais destaque para a piscina

03 – As palmeiras plantadas nas laterais da piscina tornaram o clima da área de lazer mais tropical e relaxante. Além disso, essa ideia é perfeita para evitar que o revestimento da borda da piscina fique muito quente

04 – As piscinas internas não precisam ter o cuidado de ter revestimentos que não esquentam já que, por conta do telhado, não aquecem com o sol

Dica extra: Piscina de fibra de vidro

Se você está pensando em instalar uma piscina de fibra de vidro em sua casa, temos um outro livro de ideias perfeito para você, com 17 piscinas de fibra de vidro e tudo o que você precisa saber antes de instalar uma em seu quintal!

Você tem uma piscina em casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!