Conheça 17 Ambientes Usando Nanoglass + Saiba a Diferença Entre Nanoglass, Super nanoglass e Marmoglass

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Apartamento Grand Palais, Campo Grande - MS - Projeto AS Priscilla Pieczykolan . Arquitetura Armários e bancadas de cozinha Bege
Loading admin actions …

O mercado da construção está sempre em constante evolução. Por isso, não é à toa que, de tempos em tempos, apareçam técnicas, materiais e recursos novos e revolucionários, com vantagens bastante atrativas. E esse é o caso do nanoglass. Você já ouviu falar desse tipo de revestimento muito utilizado em acessórios e revestimentos de cozinhas e banheiros?

Caso a resposta seja “não”, precisa acompanhar este livro de ideias especial que produzimos para explicar todas as vantagens desse material tão inovador!

O que é o nanoglass?

O nome já entrega toda a tecnologia que foi usada para produzir esse material: Nano vem de nanotecnologia, uma técnica muito inovadora que usa a fusão de resina e pó de vidro para criar um revestimento uniforme, geralmente na cor branca.

A criação desse material surgiu da dificuldade que os arquitetos sentiam em encontrar um material que tivesse cor homogênea e branca, já que as pedras como mármore e granito costumam ter estampas e padrões que fogem da cor perfeitamente branca.

O nanoglass surge dessa necessidade e é um revestimento sintético que pode ser usado em bancadas, paredes, acessórios e, até mesmo, pisos.

Pontos positivos e vantagens do super nanoglass

Banheiro social Arquiteto em Casa Banheiros modernos Pedra Branco
Arquiteto em Casa

Banheiro social

Arquiteto em Casa

Por ser criado usando novas tecnologias, o nanoglass possui vantagens que valem a pena serem conhecidas:

- Durável: O nanoglass é criado de forma tecnológica e com materiais fundidos, diferenciais que fazem esse revestimento ser extremamente durável.

- Alta resistência: A resistência do nanoglass é maior do que os mármores e granitos, dois materiais que já são conhecidos por suas altas resistências.

- Baixa porosidade: Esse material possui baixa porosidade. Isso significa que o nanoglass não encarde e dificilmente fica manchado.

- Fácil de limpar: Por conta de o nanoglass ter textura lisa, é muito fácil de limpar.

- Design clean, atemporal e uniforme: Sem dúvidas, a principal vantagem desse material é seu aspecto clean, com cor branca uniforme e brilho intenso.

Nanoglass: desvantagens e pontos negativos

Listamos também os pontos negativos desse material que você deve saber:

- Preço: Por ainda não ser tão comum aqui no Brasil, é considerado um material mais nobre e com custo alto.

- Precisa ser manuseado com cuidado: O granito nanoglass é bastante rígido. Por isso, deve ser manuseado com cuidado, pois, em caso de quebras ou rachaduras, não pode ser remendado.

- Deve ser instalado por profissionais capacitados: Este não é bem um ponto negativo já que, para serem instalados da forma correta, todos os tipos de revestimentos devem ser colocados por profissionais capacitados.

- Difícil de ser encontrado em outras cores: Fora do Brasil já é possível encontrar revestimentos feitos em nanoglass em diversas cores. Porém, aqui em nosso país, somente o nanoglass branco está disponível.

- Não é resistente a altas temperaturas: Por ser feito com vidro, o nanoglass pode rachar quando entra em contato com altas temperaturas.

Diferença entre nanoglass, super nanoglass e marmoglass

Com tantos materiais tecnológicos surgindo no mercado de construção, é normal que as pessoas confundam o nanoglass com o super nanoglass e com o mamoglass.

Mas vamos explicar as características de cada um desses materiais para acabar com esse confusão!

Nanoglass

COZINHA CINZA EM ILHA Apartamento M&R CÂNDIDO.ARQUITETURA Armários e bancadas de cozinha
CÂNDIDO.ARQUITETURA

COZINHA CINZA EM ILHA Apartamento M&R

CÂNDIDO.ARQUITETURA

Como já explicamos acima, o nanoglass é feito com nanotecnologia fundindo resina e pó de vidro. Com a principal característica de ter uma cor branca homogênea e uniforme, é um revestimento muito bonito, durável e resistente.

Super nanoglass

O super nanoglass, na verdade, é uma “evolução” do nanoglass. Também chamado de super nano prime, esse material segue o mesmo processo de produção que o nanoglass, porém com uma diferença: São descartadas algumas partículas de resina, assim o revestimento é produzido de forma mais pura. O resultado é um material ainda mais branco e brilhante. Além disso, esse material resiste ao calor, característica que o nanoglass “normal” não suporta.

Marmoglass

Este é o principal material “concorrente” do nanoglass.

O marmoglass é feito também usando o processo de fusão, porém, nesse caso, os materiais fundidos são cristais de vidro com pó de mármore. É considerado a primeira geração de pedras produzidas industrialmente em laboratório, por isso também possui bastante inovação e tecnologia na sua fabricação.

Sua maior diferença quando comparado com o nanoglass está na cor, que, nesse caso, não é tão uniforme e pode ter padrões que lembram o mármore natural. Além disso, esse material já pode ser encontrado em outras cores aqui no Brasil, o que não acontece com o nanoglass, que é disponível apenas na coloração branca.

Nanoglass: preço

Tanto o nanoglass quanto o super nanoglass possuem preços considerados altos aqui em nosso país.

O valor varia muito de região para região, porém, o preço costuma ficar entre R$800 e R$2.000 o metro quadrado. Este valor contando apenas a compra do material, sem somar a mão de obra especializada para instalação.

Apesar do preço “salgado”, este é um material com ótimo custo/benefício que vale o investimento.

Inspirações de ambientes usando nanoglass

Confira mais algumas ideias e inspirações de como e onde usar o revestimento nanoglass:

A bancada em nanoglass tornou este banheiro ainda mais sofisticado

Neste projeto podemos ver na prática como o nanoglass é um revestimento diferenciado e uniformemente branco

O nanoglass também pode ser aplicado na bancada da cozinha. Neste caso, o único cuidado que se deve ter é o de evitar apoiar coisas quentes sobre a superfície

Esta cozinha minimalista ficou perfeita com a aplicação do revestimento nanoglass na bancada

Além do nanoglass, existem diversos outros tipos de materiais que você pode usar para revestir as bancadas de cozinha. Se você quiser mais algumas ideias, temos este outro livro de ideias onde listamos 8 revestimentos de bancadas de cozinha e mostramos suas vantagens e desvantagens.

Outra opção bastante diferenciada para aplicar o revestimento nanoglass é nos nichos usados para decorar o banheiro (Ou qualquer outro ambiente)

Banheiro com piso aquecido, bacia inteligente, banheira de imersão e chuveiro duplo! Juliana Matos Arquitetura e Interiores Banheiros modernos Efeito de madeira
Juliana Matos Arquitetura e Interiores

Banheiro com piso aquecido, bacia inteligente, banheira de imersão e chuveiro duplo!

Juliana Matos Arquitetura e Interiores

A pia em revestimento nanoglass branco ornou muito bem com o revestimento estampado em azul da parede

Para trazer mais amplitude para este ambiente, o nanoglass foi aplicado no chão, em forma de piso

Sala de Jantar Ampla e Arejada Studio Elã Salas de jantar ecléticas
Studio Elã

Sala de Jantar Ampla e Arejada

Studio Elã

A combinação perfeita de revestimento nanoglass e pastilhas murano tornaram esse banheiro mais sofisticado e, ao mesmo tempo, minimalista

Você já conhecia esse tipo de revestimento?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!