17 Ideias de Mesa Para Quarto + Dicas para Escolher Mesa para Quarto Pequeno

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Apartamento com design contemporâneo e atemporal Panorama Arquitetura & Interiores Quartos ecléticos
Loading admin actions …

Para estudar, para trabalhar, para armazenar objetos ou para apoiar itens pessoais de uso no dia a dia… São várias as funções que uma mesa, seja ela pequena ou grande, tem nos quartos.

Os modelos de mesa para quarto variam muito e abrangem desde escrivaninhas até mesas laterais usadas ao lado da cama, mas todas possuem uma coisa em comum: Tornam a rotina mais prática.

Se você está em dúvida sobre qual o tipo de mesa para quarto é o ideal para o seu ambiente, então seja bem-vindo, você está no livro de ideias certo!

Aqui vamos listar os modelos mais comuns de mesas para usar no quarto e mostrar o diferencial de cada um deles para que você tenha informações e conhecimento para escolher o tipo mais perfeito para o que você precisa!

Vantagens de ter uma mesa instalada no quarto

É quase impossível encontrar um projeto arquitetônico de quarto que não tenha ao menos uma mesa ou superfície presente. E isso acontece porque existem muitas vantagens em se ter uma mesa para quarto:

- Superfície de apoio: Ter um local para apoiar o celular, o livro de leitura, o óculos, o relógio, as pulseiras e os anéis (e etc) é indispensável para tornar a noite de sono mais aconchegante sem esses acessórios. 

- Espaço de armazenamento: Superfícies para guardar coisas nunca são demais. Afinal, sempre necessitamos de espaços para armazenamento. Além da funcionalidade de ser apoio, a mesa para quarto também vira um local a mais para guardar objetos, como livros, no quarto.

- Área para estudo ou trabalho: Este quesito é mais utilizado pelas escrivaninhas que, quando instaladas nos quartos, são muito usadas para estudar ou trabalhar. O quarto, geralmente, é um dos lugares mais silenciosos da casa e, por isso, esse é um ótimo cômodo para quem precisa se concentrar.

- Também pode ser usada na decoração: Além da parte funcional das mesas para quarto, também é possível usar as mesas para expor objetos decorativos e deixar o ambiente ainda mais bonito.

Tipos de mesa para quarto

Existem muitos modelos de mesa para quarto disponíveis. Por isso, fizemos uma seleção dos tipos de mesa mais comumente usados neste ambiente:

Mesa para quarto pequeno

Para quartos pequenos, obviamente, as mesas mais compactas são as mais indicadas por conseguirem otimizar melhor o espaço. Nesses casos, também é aconselhável escolher uma mesa feita sob medida para que o mobiliário encaixe exatamente no espaço disponível no quarto.

Mesa para quarto grande

Dormitório 02 Chris Guarese Quarto infantil moderno Multi colorido
Chris Guarese

Dormitório 02

Chris Guarese

Diferente dos quartos pequenos, quem possui um quarto grande e espaçoso não precisa ter tanta preocupação com a otimização da área disponível (Apesar de isso ser importante em qualquer tipo de ambiente, obviamente). Em ambientes grandes, a mesa usada pode ser maior e há a possibilidade de instalá-la em locais diferenciados.

Mesa de estudos para quarto

A mesa de estudo para quarto, mais conhecida como escrivaninha, é uma aposta cada vez mais comum, principalmente em quartos de crianças e adolescentes que necessitam de espaço para estudar e fazer as tarefas da escola.

A mesa de estudo deve ser pensada para acomodar os livros e cadernos. Além disso, ter gavetas e espaços para armazenamento de lápis e canetas, por exemplo, é muito importante.

Mesa de trabalho para quarto

O trabalho home office está cada vez mais comum. Dados mostram que mais de 10% dos brasileiros trabalham nesse formato.

Porém, para que o trabalho seja realmente produtivo, é importante que o trabalhador tenha um espaço dedicado para o trabalho, onde possa não perder o foco.

Entre os ambientes da casa ou apartamento, um que se destaca por ser perfeito para esse momento de concentração é, sem dúvidas, o quarto. Por isso, a ideia de instalar uma mesa de trabalho no quarto é perfeita.

Se você gostou dessa ideia, também temos um outro livro de ideias que você vai amar com mais 35 inspirações de projetos maravilhosos e dicas práticas de como montar o home office no quarto.

Como escolher uma mesa para quarto

O principal item a ser analisado ao escolher uma mesa para quarto é pensar sobre qual a utilidade que você dará para esse mobiliário.

Será usada apenas como apoio provisório para acessórios que você usa no dia a dia? Então, o tipo de mesa mais indicado são as menores, usadas na lateral da cama. Já se a mesa for escolhida para também ser usada para trabalhar e/ou estudar, provavelmente, o tipo mais certeiro para ser escolhido será a escrivaninha. Agora, se o seu quarto é bastante espaçoso, por que não apostar nos dois modelos de mesas? Dessa forma, é possível ter espaço para armazenamento no dia a dia e área para trabalhar/estudar sempre que for necessário.

Mesa de canto para quarto

Aquele canto sem uso no quarto também pode ser otimizado para armazenar coisas ou servir como apoio. Assim como a mesa para quartos pequenos, nesse caso também é importante que a mesa seja feita sob medida por um marceneiro para caber no canto disponível.

Mesa em L para quarto

Projeto - Dormitório de Princesa Adolescente em tons de Rosa iost Arquitetura e Interiores Quartos pequenos MDF Rosa
iost Arquitetura e Interiores

Projeto – Dormitório de Princesa Adolescente em tons de Rosa

iost Arquitetura e Interiores

As intersecções dos cantos do quarto podem ser espaços difíceis de serem preenchidos com as mesas normais. Por isso, nesse tipo de espaço, o modelo de mesa mais indicado é a feita em L para encaixar perfeitamente na intersecção.

Mesa lateral para quarto

A mesa lateral para quarto é aquela mesa que a maioria dos quartos têm. Isso porque esse tipo de mesa é fundamental para possibilitar que os acessórios, como joias e relógio, e dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares, sejam armazenados ao lado da cama, facilitando o alcance.

Inspirações de mesa para quarto

Se você procura mais inspirações de mesas para instalar no seu quarto, não se preocupe! Selecionamos mais 6 ambientes lindos para você ter ideias!

01 – Esta mesa para quarto feita em madeira é versátil e atemporal. Por isso, combinou perfeitamente com a decoração suave, delicada e feminina deste quarto

Quarto de menina adolescente MP arquitetura e Design Quartos modernos
MP arquitetura e Design

Quarto de menina adolescente

MP arquitetura e Design

02 – A ideia de usar uma mesa de vidro no quarto não é tão comum. Porém, por ser um material que orna com todo tipo de ambiente, o apoio de vidro harmonizou muito bem com o quarto

03 – Tanto as mesas menores, quanto as mesas laterais são versáteis e importantes para que a criança tenha apoios para deixar seus objetos pessoais antes de dormir

04 – A mesa para quarto em ambientes infantis pode ser mais divertida e colorida para combinar com a decoração descontraída

QUARTO DE MENINO Paola Bassani Quartos dos meninos
Paola Bassani

QUARTO DE MENINO

Paola Bassani

05 – Este exemplo mostra como a mesa para quarto pode ser versátil. Neste caso, ela pode ser usada para estudo ou para se arrumar na frente do espelho

QUARTO MENINA TATIANA RABELLO Quartos pequenos Vidro Rosa
TATIANA RABELLO

QUARTO MENINA

TATIANA RABELLO

06 – Além de ser usada para apoiar objetos pessoais, a mesa lateral também pode ser utilizada para instalar um abajur e ajudar a iluminação do ambiente

Você tem uma mesa pequena, grande ou de ambos os tamanhos em seu quarto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!