Para se Inspirar e Fazer: 15 Quintais Perfeitos para Uma Casa Simples

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residência - Diário de Obra Rafaela Novaes Paisagismo Jardins modernos
Loading admin actions …

Muita gente tem uma casa simples, seja por circunstância ou por opção de vida mesmo. Mas todas essas pessoas querem que o seu quintal seja especial, ainda que queiram preservar a simplicidade desse espaço. Grande ou pequeno, o quintal é sempre um lugar que inspira a convivência, o relaxamento, os pequenos grandes prazeres da jardinagem ou da confraternização em torno da churrasqueira nos finais de semana, entre outras possibilidades. Neste artigo, você vai encontrar 15 exemplos de quintais perfeitos para a sua casa simples, em diferentes estilos e com diferentes projetos. Inspire-se e depois… mãos à obra!

1. Luz e natureza

Residência - Diário de Obra Rafaela Novaes Paisagismo Jardins modernos
Rafaela Novaes Paisagismo

Residência – Diário de Obra

Rafaela Novaes Paisagismo

Não se pode ser mais simples que isso: um quintal que reúne o verde das árvores e plantas, as pedras de rio e iluminação de piso para criar essa deliciosa atmosfera intimista para as noites agradáveis ao ar livre. Além das árvores e arbustos, a madeira aparece também no deck que delimita a área, de forma que os canteiros de pedras redondas e grandes são organizados de forma discreta. O banco em fibras naturais dá um toque de charme simples, mas que faz toda a diferença.

2. Banco romântico e jardim vertical

Jardim Vertical Greice Peralta Jardins tropicais
Greice Peralta

Jardim Vertical

Greice Peralta

Se o seu quintal é pequeno, você não precisa se desanimar, sempre há uma ótima solução. Neste caso, o quintal está coberto por um piso, mas é possível deixá-lo mais arejado e refrescante com vasos com arbustos bem verdinhos e um exuberante jardim vertical no muro, com vários tons de verde e de outras cores mais destacadas. Flores coloridas também caem bem, se você quiser um quintal mais alegre. O toque romântico com ar rústico fica por conta do banco de jardim com encosto e linhas simples. Uma dica: você pode deixar esse pequeno quintal mais bonito, alegre e com a sua cara investindo em outros revestimentos para o piso, como os mosaicos coloridos ou em tons sobre tons de verde e cores neutras.

3. Um bom e velho quintal de antigamente

Este quintal pode não ser como os de antigamente, mas parece demais com eles por causa da bela e frondosa árvore no centro do espaço, que parece estar lá há muito tempo. Em torno dela, o retângulo de pedrinhas amarelas recebe a mesa de madeira despretensiosa para aquele bate-papo bom nos momentos de lazer e para as refeições em dias de descanso. O gramado no entorno do retângulo de pedras cria o contraste cheio de frescor, do qual fazem parte ainda os grandes arbustos, a hera dos muros e os vasos suspensos. Deck e poltrona de madeira são outras dicas, se houver espaço no seu quintal.

4. Bancos de pedra

Banco com pedra moledo Bizzarri Pedras Jardins rústicos
Bizzarri Pedras

Banco com pedra moledo

Bizzarri Pedras

Que o seu quintal pode ficar maravilhoso com a exuberância das plantas arbustivas e os pontos de cor aqui e ali, você já sabe. Também sabe que um belo banco de madeira faz muita diferença. Mas alguma vez passou pela sua cabeça ter bancos de pedra? Na imagem, as pedras grandes e de corte rústico formam bancos com assentos e encostos e o resultado é esse ambiente tão diferente!

5. Deck de madeira e mesa de refeições ao ar livre

FiaFlora Expogarden | 2010 Folha Paisagismo Jardins rústicos
Folha Paisagismo

FiaFlora Expogarden | 2010

Folha Paisagismo

É verdade que a proposta da imagem não é tão simples assim, mas pode servir de inspiração para uma versão mais simples. Os detalhes – juntos ou separados – podem ser adaptados para o seu espaço, como por exemplo o sempre famoso deck de madeira, o jardim vertical, os vasos grandes para arbustos e flores, as lanternas decorativas e a iluminação de piso nos canteiros. Uma mesa para refeições ao ar livre é sempre uma boa ideia, mas se não for possível investir em mesa e cadeiras com encostos em fibras naturais como as da foto, saiba que uma mesa e cadeiras em madeira simples nã6. o diminuem em nada a beleza do seu quintal.

6. Cantinho para contemplação

Este quintal é bem enxutinho e talvez por isso seja tão lindo. É simples: aposte no gramado verdinho e nos caminhos de pedra branca, desenhados em formas orgânicas. Acrescente vasos de cerâmica com arbustos e flores, um belo caramanchão florido, um lindo banco de madeira de demolição, com as suas marcas de tinta antiga, e voilà! Você vai ter um cantinho para contemplar a natureza ao ar livre, meditar em momentos em que é necessário dar um tempo da vida lá fora ou ler um bom livro, daqueles com histórias envolventes que a gente não consegue parar de ler.

7. Mesa e cadeiras em estilo colonial

Projetos - Arquiteto Renato Sabadin Renato Sabadin Lagos e Lagoas de jardins Madeira Branco
Renato Sabadin

Projetos – Arquiteto Renato Sabadin

Renato Sabadin

Esta proposta é uma variação sobre o tema da mesa redonda com cadeiras para refeições ao ar livre. Nela esses equipamentos vêm em um design mais clássico, mas numa releitura mais moderna em que a cor branca das peças e os assentos em cinza clarinha conferem leveza. Você não precisa comprar um modelo mais caro de mesa e cadeiras, nem um ombrelone igualmente caro. Existem outras opções no mercado, vale a pena pesquisar. Outra coisa que você pode aproveitar desta proposta – que se apresenta em um quintal bem pequeno, note bem – é a combinação de gramado verdinho e deck de madeira com linhas orgânicas.

8. Cantinho rústico

Super super simples – o pequeno quintal conta com um piso de pedra com vegetação nos seus contorno, árvores de pouca estatura e um charmosíssimo conjunto de banco e banquinhos em madeira beeeeeeem rústicos!

9. De olho nas crianças

Se você tem crianças em casa e o seu quintal é simples, mas grande, vale a pena investir em estruturas simples de madeira para brincadeiras, como a casa na árvore. Lembre-se de que você não precisa comprar ou mandar fazer uma mais sofisticada como a da foto – na verdade, dá até para reunir a família e os amigos para colocar a mão na massa, o que pode ser uma grande diversão. Para completar, vale pensar em uma área de estar para relaxar e conversar, sempre de olho nos pequenos.

10. Um toque de cor

EquipDesign | 2009 Folha Paisagismo Jardins rústicos
Folha Paisagismo

EquipDesign | 2009

Folha Paisagismo

O seu quintal pode ser pequeno, mas não precisa ser sem graça. Aqui o banco de madeira maciça (que pode ser substituído por outro mais simples) foi colocado diante de uma parede pintada em um alegre tom de laranja, que ilumina o espaço. O painel artístico dá um toque de personalidade, mas você pode encontrar alternativas mais simples e até fazer um painel com mosaico, entre outras possibilidades.

11. Para relaxar

Que tal umas espreguiçadeiras no seu quintal? Existem modelos e materiais para todos os gostos, estilos e bolsos!

12. Mais cor: contrastar também é bom!

Na imagem acima, vemos um quintal de casa simples, onde a conhecida rede de descanso tem seu lugar. O que cria uma sensação de mais modernidade é simplesmente o contraste das cadeiras vermelhas e o tom de verde na parede da casa. Outra coisa que é simples e bonita é a divisória em treliça.

13. Mini quintal

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL Línea Paisagismo.Claudia Muñoz Jardins modernos
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Neste mini quintal, a solução é simples e enxuta: a churrasqueira compacta divide tarefas com a bancada de jardinagem, dobradinha divertida que garante os finais de semana.

14. Minimalista

O quintal pequenininho pode ganhar um design que o valorize sem exagerar nos detalhes e acabar perdendo foco e singularidade. No nosso exemplo, o quintal virou uma área de estar bem delimitada por um muro em L com arbustos desenhados por topiaria, acompanhado no ângulo pelo banco de madeira reto. No centro, um gramado bem aparado e, em outro ponto, elementos geométricos em pedra branca e concreto.

15. Flores, flores, flores!

Para terminar, uma dica infalível: pequeno ou grande, o quintal simples ganha vida com flores – e tê-las não exige grandes gastos. Na imagem, a floreira com flores coloridas alegra o quintal, o qual faz um casal perfeito com o deck em madeira e a treliça no muro para plantas ascendentes.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!