Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Porta de PVC Interna | Conheça os Modelos de Porta de PVC

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
MEGAFIL - INDÚSTRIA DE CAIXILHARIA, LDA Vilas
Loading admin actions …

Se você está procurando um modelo de porta mais simples, barato e fácil de instalar para usar em um ambiente interno, então, com certeza, precisa conhecer os modelos disponíveis de portas de PVC!

Apesar de ser comumente conhecida por ser aquele modelo branco e sanfonado de porta muito utilizada em escritórios e salas comerciais, atualmente é possível encontrar portas de PVC em diversos modelos e cores. Por isso, preparamos este livro de ideias para falar sobre os diferenciais atuais da porta de PVC, que tiram esse estigma de porta com design básico, com acabamentos simples e sem beleza. Confia na gente: Vale a pena você conferir até o final!

O que é a porta de PVC

Como o próprio nome já sugere, a principal característica desse tipo de porta é o fato de ser feita usando plástico PVC.

Antigamente, as portas mais utilizadas de PVC eram as brancas e sanfonadas. Mas, com a tecnologia atual e também pelo fato de o PVC ser um material facilmente moldável, hoje em dia é possível encontrar portas de PVC com acabamentos diferenciados e texturas que lembram outros materiais, como a madeira. Além disso, o PVC pode ser combinado com vidro para deixar esse modelo de porta ainda mais bonito e sofisticado.

Vantagens da porta de PVC

Confira as vantagens que você tem ao investir em uma porta feita em PVC:

- Ótimo custo/benefício: O PVC é um material com excelente custo benefício e a porta feita com esse material segue a mesma vantagem.

- Disponível em diversos modelos, cores e texturas: Como já explicamos acima, o PVC é um material que pode ser facilmente moldado. Por isso, é possível encontrar portas feitas em PVC em diversos modelos, cores e texturas;

- Pode ter diferentes tipos de aberturas: Existem portas de PVC com diferentes modelos de aberturas. Os mais comuns e fáceis de encontrar são as com abertura horizontal, as com abertura sanfonada e as com abertura de correr. 

- Material leve: O PVC é um material muito leve. Por isso, esse tipo de porta é fácil de ser manuseada e transportada;

- Muito fácil de instalar: A instalação desse tipo de porta é muito simples de ser feita e, ao comprar a porta, geralmente os trilhos para instalação já vêm acompanhando kit.

- Limpeza simples de ser feita: Por ser feita em plástico PVC, não é necessário nenhum cuidado especial ou utilização de produtos específicos para limpar uma porta de PVC. Basta usar um pano de limpeza e sabão.

- Não é suscetível a pragas: Os fungos e os cupins ficam longe das portas de PVC. Isso evita dores de cabeça com pragas;

- Bom isolamento térmico: O plástico é conhecido por ser um material com excelente isolamento térmico e que conduzem pouco calor (A prova disso é que os cabos das panelas, geralmente, são feitos em plástico). E esse benefício é repassado também para a porta feita em plástico PVC;

- Duráveis: Apesar de o PVC parecer um material simples e frágil, a verdade é que esse tipo de porta costuma ser bem durável.

Desvantagens da porta de PVC

Listamos também as desvantagens de usar as portas feitas com plástico PVC:

- Não é tão resistente: Por ser um material bastante flexível, o PVC é durável, porém não é resistente. Isso significa que ele pode ser facilmente quebrado se manuseado com força;

- A maioria dos modelos só pode ser usado em ambientes internos: Por não ser tão resistente, alguns modelos de portas de PVC são quebráveis e, consequentemente, fáceis de arrombar. Por isso, é um tipo de porta mais indicado para ambientes internos.

Modelos de portas feitas com plástico PVC

O modelo mais conhecido de porta de PVC é o clássico com abertura sanfonada. Mas estão disponíveis diversos outros tipos de portas de PVC para você instalar em seu ambiente. Confira os modelos mais comuns:

  • Porta de PVC com abertura horizontal

A porta de PVC com abertura horizontal é a porta “comum”, mas feita em plástico PVC. 

Atualmente, é possível encontrar esse tipo de porta em diferentes designs, inclusive alguns que imitam outros tipos de portas, como as feita em madeira.

  • Porta sanfonada de PVC

Este, sem dúvidas, é o tipo de porta feita de PVC mais comum e fácil de achar para comprar. Por ser sanfonada, esse tipo de porta otimiza os espaços e pode ser facilmente instalada em qualquer ambiente.

  • Porta de PVC de correr

Assim como as portas sanfonadas, as portas de PVC de correr também ocupam menos espaço e são perfeitas para serem colocadas em ambientes com espaços mais compactos.

  • Parede de PVC com porta

Além de ter apenas a porta feita em PVC, é possível ter a parede inteira e a porta feitas em PVC. Essa é uma escolha muito usada em escritórios alugados que não podem mexer na estrutura para construir uma parede definitiva.

Onde usar a porta de PVC

A porta de PVC é versátil. Por isso, pode ser aplicada em diversos ambientes para otimizar espaços, ter um bom custo/benefício, garantir uma porta durável ou assegurar um bom isolamento térmico. Conheça alguns ambientes onde esse tipo de porta pode ser utilizado:

  • Porta de PVC interna

Como já explicamos anteriormente, esse tipo de porta, geralmente, não é muito resistente e pode ser facilmente arrombada. Por isso, a porta de PVC interna é a mais indicada para garantir a segurança do local.

  • Porta de PVC para banheiro

A porta de PVC é muito versátil e pode ser utilizada em diferentes ambientes, inclusive os que possuem bastante umidade e áreas molhadas. Por ser feita de plástico, que não sofre com os efeitos da exposição d’água, a porta de PVC é perfeita para ser usada em banheiros.

A versão com abertura sanfonada é ainda mais indicada quando o banheiro tem uma área pequena e necessita ter o espaço otimizado.

  • Porta de PVC para pia

Outro local bastante utilizado para instalar a porta de PVC é no balcão da pia, como forma de esconder os utensílios gourmet guardados no armário.

Instalar a porta de PVC logo abaixo da pia irá garantir que a umidade não estrague o material com o tempo.

  • Porta de PVC para quarto

A porta de PVC é uma das opções de portas disponíveis para instalar também no quarto. Principalmente em quartos com pouco espaço, a porta sanfonada e a de correr irão garantir que todo a área disponível do ambiente seja melhor aproveitada.

Dica extra para quem está procurando o material perfeito para usar na porta

Além do PVC, existem diversos outros materiais que podem ser usados na produção de portas. Um desses materiais mais popularmente utilizados é, sem dúvidas, a madeira.

Por isso, se você está procurando o material perfeito para usar nas portas de seu lar, precisa também conferir este outro livro de ideias onde listamos e damos dicas dos melhores tipos de madeiras para usar em portas. Confira!

Você teria uma porta de PVC em casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!