17 Ideias de Papel de Parede 3D | Vantagens + Como Escolher Papel de Parede 3D para Sala

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Deseo Tatuapé Danyela Corrêa Arquitetura Quartos clássicos Madeira Azul
Loading admin actions …

Todo mundo tem uma parede em casa que poderia ganhar um toque de cor, design e decoração. Não é verdade?

As estratégias utilizadas para deixar as paredes mais bonitas são várias! É possível pintar, adicionar revestimentos, botar quadros, acrescentar plantas, ou, o que muitas pessoas estão optando pela facilidade de instalação: Colocar um papel de parede com efeito 3D!

Além de trazer mais estilo e beleza para o ambiente, o papel de parede 3D é diferente e perfeito para deixar o ambiente mais moderno e bem decorado, fugindo da simplicidade.

Neste livro de ideias selecionamos as mais lindas inspirações de ambientes projetados por excelentes arquitetos usando papel de parede com efeito 3D. Além disso, separamos informações importante e dicas para quem está pensando em usar esse tipo de revestimento em seu ambiente.

O que é o papel de parede 3D e como instalar

O papel de parede tradicional é realmente formado por papel “normal”, feito com celulose. Para instalar é muito simples! Geralmente é necessário somente cola, o rolo de papel de parede, um pincel e verniz. Basicamente, é necessário passar a cola na parede usando o pincel, colar o papel de parede, esperar secar e, aí, finalizar com uma camada de verniz.

Porém, além do tipo tradicional, hoje em dia é possível encontrar papéis de parede adesivos, que não necessitam de cola e nem de verniz. Para aplica esse tipo de papel de parede, basca instalar na parede com cuidado, usando uma espátula para alisar e remover as bolhas de ar que ficam entre o adesivo e a parede.

Geralmente, o papel de parede 3D possui apenas o efeito tridimensional, sendo formado por um desenho que dá a sensação de relevo e amplitude. Porém, atualmente, já é possível encontrar papéis de parede que realmente são 3Ds, geralmente feitos em impressoras desse tipo, que possuem relevos e proporções que “saem” da parede.

Vantagens de usar o papel de parede 3D

Se você está em dúvida entre instalar ou não um papel de parede com efeito 3D em seu ambiente, separamos algumas vantagens que podem ajudar você a tomar essa decisão:

- Design diferenciado: Os desenhos e padrões utilizados no papel de parede 3D são bastante diferentes dos usados em papéis de parede “comuns”. Por isso, ao instalar esse tipo de revestimento na parede, o ambiente acaba ganhando um toque de design único.

- Destaque para a decoração: Se você quer destacar alguma parede ou ponto específico do seu ambiente, sem dúvidas, o papel de parede é a escolha ideal.

- Fácil de instalar: Mesmo possuindo desenhos diferenciados, o papel de parede 3D é instalado da mesma forma fácil e simples que os outros tipos de papéis de parede.

- Grande variedade de estampas: Ao visitar uma loja especializada em papéis de parede, você irá encontrar uma grande variedade de estampas e padrões de revestimentos com efeito 3D.

Como escolher o papel de parede 3D?

O que mais vai influenciar a escolha do papel de parede 3D para o seu ambiente é o seu gosto pessoal. Porém, alguns padrões, principalmente mais geométricos, combinam melhor com ambientes mais modernos, por exemplo. 

Em ambientes infantis ou mais descontraídos, a dica também é apostar em papéis de parede 3D com ilusões de ótica para deixar o cômodo ainda mais divertido.

Já em decorações mais sofisticadas e clássicas, o tipo de papel de parede 3D mais utilizado é aquele que imita textura.

Tipos de papéis de parede 3D

Confira alguns dos tipos de papéis de parede 3D que você facilmente irá encontrar em uma loja especializada em revestimentos:

Papel parede 3D tradicional

O papel de parede 3D tradicional é aquele feito com papel normal de celulose. Instalado usando cola e verniz, esse tipo de papel de parede é o mais comumente utilizado.

Papel de parede 3D adesivo

Além do papel de parede tradicional, feito com celulose, é possível encontrar papéis de parede adesivos, inclusive os que são com estampas 3D.

O papel de parede 3D adesivo necessita de menos materiais para ser colocado, por isso, sua instalação é mais simples e rápida.

Papel de parede tijolinho 3D

As paredes de tijolinhos estão em alta. Porém, não é todo mundo que consegue ter uma parede desse tipo com tijolos de verdade. Exemplo disso é quem mora em casa ou apartamento alugado e não pode modificar as paredes.

O papel de parede de tijolinho 3D veio para resolver esse problema. Esse tipo de revestimento imita perfeitamente uma parede de tijolos real, porém, pode ser facilmente removida se for necessário (O que não é possível de fazer com uma parede de tijolinhos de verdade).

Triângulos em papel de parede 3D

O papel de parede com desenhos de triângulos é muito utilizado, principalmente em ambientes mais modernos e/ou descolados.

Papel de parede com efeito de cubos 3D

Sala de Estar e Jantar 2nsarq Salas de jantar modernas Preto
2nsarq

Sala de Estar e Jantar

2nsarq

O papel de parede com efeito de cubos em 3D é o perfeito exemplo de como esse tipo de revestimento pode causar ilusões de ótica e deixar uma parede muito diferenciada.

Papel de parede 3D com textura

Assim como o papel de parede de tijolinhos, este revestimento é ideal para quem quer trazer algum tipo de textura para a parede, porém, não quer modificá-la para sempre.

Neste exemplo, a textura de renda aplicada, além de muito diferente e bonita, deixou o ambiente ainda mais requintado e sofisticado.

Estampa 3D em papel de parede

Quem quer fugir totalmente do comum, pode apostar em um papel de parede que possui estampas em 3D, que causam a ilusão de ótica de profundidade para o desenho.

Onde instalar o papel de parede 3D

Quarto do casal/ Cama/ Cabeceira/ Papel de parede/ Aparador/ Pendente Arquitetura Sônia Beltrão & associados Quartos modernos Bege
Arquitetura Sônia Beltrão & associados

Quarto do casal/ Cama/ Cabeceira/ Papel de parede/ Aparador/ Pendente

Arquitetura Sônia Beltrão & associados

Conheça mais algumas inspirações de ambientes com esse tipo de papel de parede:

O papel de parede para sala 3D é muito usado para dar destaque para a parede localizada atrás do sofá

O papel de parede 3d para sala de jantar deixou este ambiente ainda mais bem decorado e bonito

Sala Estar e Jantar - Apartamento Way INOVA Arquitetura Salas de jantar modernas
INOVA Arquitetura

Sala Estar e Jantar – Apartamento Way

INOVA Arquitetura

Instalar um papel de parede 3D para quarto infantil tornou o cômodo ainda mais fofo, aconchegante e acolhedor

O efeito de tijolinhos é a escolha perfeita de papel de parede para quarto de casal 3D

Como usar estampas e desenhos em outros itens da casa

Não é apenas as paredes da sua casa que podem sair ganhando com a adição de um pouco de estampa e cor. Se você concorda com isso ou ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, temos o livro de ideias ideal para conferir agora mesmo: Saiba como deixar a casa mais alegre e criativa usando estampas geométricas!

Você instalaria um papel de parede 3D em sua sala?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!