19 Ideias de Lindos Ambientes com Estante Industrial + Saiba as Vantagens da Estante Estilo Industrial

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Sala contatoannynunes Salas de jantar industriais
Loading admin actions …

Quando um projeto que segue o estilo industrial aparece por aqui, nosso alerta de tendências sempre apita.

Esse é um dos principais estilos decorativos que está em moda no momento. E faz sentido, afinal, o estilo industrial é lindo e moderno.

O estilo industrial surgiu na década de 70, em Nova Iorque, quando muitas pessoas sentiam a necessidade de integrar o espaço de trabalho com a moradia e, para isso, transformavam antigos galpões fabris em lofts modernos.

Alguns dos itens decorativos marcantes e característicos de uma decoração feita em estilo industrial são: a parede de tijolinhos, os canos expostos, a iluminação em trilhos, os detalhes em concreto e/ou cimento aparente e, é claro, a estante industrial.

A estante estilo industrial tem inspiração total nos mobiliários usados em fábricas, tipo de construção que é o conceito principal deste estilo decorativo. Por conta disso, geralmente as estantes industriais são feitas em metal e madeira, materiais muito utilizados em indústrias por serem duráveis, resistentes e versáteis.

E uma outra coisa super legal da estante industrial é que, apesar de fazer parte desse estilo decorativo, ela também é versátil e pode ser utilizada em vários outros tipos de decoração.

Como combinar a estante industrial?

Como explicamos acima, a estante industrial geralmente é utilizada em projetos arquitetônicos em estilo industrial. Porém, por ser feita, na maioria dos casos, em ferro preto e madeira, é um mobiliário versátil que muitos arquitetos usam em outros estilos decorativos.

Por isso, a estante estilo industrial fica linda também em decorações rústicas, modernas, escandinavas, clássicas e, até mesmo, sofisticadas.


Vantagens da estante estilo industrial

Varanda Pequena Gourmet Mirá Arquitetura Varandas, alpendres e terraços industriais MDF Efeito de madeira
Mirá Arquitetura

Varanda Pequena Gourmet

Mirá Arquitetura

Quando comparada com os outros tipos de estantes, a estante estilo industrial possui algumas vantagens que valem ser mencionadas:

- Durabilidade: Como já explicamos, geralmente, as estantes industriais são feitas com uma combinação de metal e madeira. Essa mistura de materiais torna a estante muito mais durável e resistente. É possível que uma estante industrial dure anos sem sofrer nenhum tipo de avaria.

- Versatilidade: Esse tipo de estante possui cores neutras. Na maioria dos casos, são todas pretas ou possuem detalhes em madeira. Por isso, a estante industrial é muito versátil e combina com diversas decorações e cores.

- Atemporalidade: A combinação de preto e madeira é clássica e atemporal. Por isso, a estante industrial dificilmente ficará fora de moda.

Tipos de estante industrial:

Na maioria das vezes, as estantes industriais são feitas sob medida para a necessidade de cada projeto arquitetônico. Por isso, as possibilidades de tipos de estantes nesse estilo são grandes.

Separamos algumas ideias de como a estante industrial pode ser fabricada para inspirar você:

Estante industrial madeira

Escritório Industrial - Depois Onix Designers Escritórios industriais
Onix Designers

Escritório Industrial – Depois

Onix Designers

Uma estante industrial totalmente em madeira, normalmente, é feita com prateleiras de madeira posicionadas como uma estante usando trilhos, detalhe que dá o toque industrial a esse tipo de arranjo decorativo. Dessa maneira, além de ficar linda e estilosa, a estante fica versátil e pode ser modificada sempre que for necessário.

Estante de aço industrial

Área do lounge em frente à recepção. Estúdio AMATAM Fitness industriais
Estúdio AMATAM

Área do lounge em frente à recepção.

Estúdio AMATAM

A estante de aço industrial é um clássico deste estilo decorativo.

Na maioria dos casos, ela é preta, o que a torna atemporal e fácil de combinar. Por ser toda feita de ferro, é o que podemos chamar de “móvel para a vida toda”, já que também é muito resistente e durável.

Prateleira de ferro

Prateleira Multiuso perfeito para Cozinha Aramado.com Armários e bancadas de cozinha Ferro/Aço Preto
Aramado.com

Prateleira Multiuso perfeito para Cozinha

Aramado.com

As prateleiras de ferro são uma opção menor do que a estante de aço. Por isso, também, normalmente, são pretas.

Feita em ferro galvanizado, esse tipo de prateleira é preparada para não enferrujar e durar muito tempo.

Estante industrial preta

A estante industrial preta é uma combinação de aço, que forma a estrutura da estante, com madeira em cor natural ou pintada de preto.

Por ser toda preta, orna muito bem com outras cores e estilos de decoração.

Ambientes com estante industrial

Para continuar com inspirações lindas, escolhemos mais 11 ideias de projetos perfeitos que usam a estante estilo industrial no ambiente. Vale a pena conferir todos:

01 – Usar a estante industrial na sala de estar é uma ideia perfeita para tornar o cômodo mais bonito e, ao mesmo, ter espaço para armazenamento no ambiente

Geralmente, a estante industrial na sala de estar é utilizada para armazenar livros.

Por isso, se você gostou e deseja seguir esta ideia, temos um outro livro de ideias muito importante, que você devia ler antes de montar sua estante de livros, com dicas e métodos de como organizar os livros.

02 – A estante industrial para sala de jantar ambienta muito bem com a mesa e as cadeiras que seguem o mesmo estilo decorativo

03 – Em forma de nichos, a estante para cozinha industrial possui um lindo contraste com a parede feita em tijolinhos. Para decorar, além de itens bonitos, é possível colocar alguns objetos gourmet utilizados no dia a dia

Varanda Pequena Gourmet Mirá Arquitetura Varandas, alpendres e terraços industriais Tijolo Efeito de madeira
Mirá Arquitetura

Varanda Pequena Gourmet

Mirá Arquitetura

04 – Amamos esta ideia de utilizar a estante industrial no quarto como uma forma de enquadrar a TV, armazenar livros e objetos e, também, decorar o ambiente

05 – O escritório ganhou mais funcionalidade e teve sua área otimizada graças à estante industrial, que tornou o ambiente mais adequado para o trabalho ou estudo

Vista principal das estações de trabalho Vanessa Afonso Arquitetura Escritórios industriais Madeira Efeito de madeira
Vanessa Afonso Arquitetura

Vista principal das estações de trabalho

Vanessa Afonso Arquitetura

06 – Cada cantinho desta sala de TV foi aproveitado de forma perfeita. Por exemplo, a ideia de colocar uma estante em estilo industrial logo acima da televisão otimizou e deu mais charme ao ambiente

07 – Este quarto de visitas também pode ser utilizado como escritório. Por isso, a estante estilo industrial pode ser usada tanto no dia a dia pelos moradores, mas também pelos hóspedes quando precisarem de espaço para suas coisas

Quarto de Visitas e Escritório Claro Estilo Industrial Paula Mateus | Palma Arquitetura Escritórios industriais
Paula Mateus | Palma Arquitetura

Quarto de Visitas e Escritório Claro Estilo Industrial

Paula Mateus | Palma Arquitetura

08 – Aqui neste projeto, a estante industrial envolve a mesa de jantar e o bar. O resultado é um ambiente com muita personalidade

Sala Estar/Jantar Integradas contatoannynunes Salas de jantar industriais
contatoannynunes

Sala Estar/Jantar Integradas

contatoannynunes

09 – A estante industrial é preta e versátil. Por isso, fica linda quando combinada com detalhes em madeira e cinza

10 – A coleção de livros é o tipo de objeto decorativo perfeito para ser colocado em uma estante industrial. Ainda mais como neste modelo, com trilhos, que pode ser acrescentada com prateleiras sempre que a coleção crescer

11 – Achamos magnífica a ideia de adaptar a estante industrial para um espelho de banheiro!

Você tem algum item que segue o estilo industrial em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!