Como Escolher Escrivaninha Infantil + 17 Inspirações de Escrivaninha para Quarto Infantil

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Quarto do Vitor JuBa - Arquitetando Ninhos Quartos dos meninos Multi colorido
Loading admin actions …

Não é apenas os adultos que precisam de um espaço adequado para trabalhar e estudar. As crianças, para conseguirem se concentrar totalmente, também necessitam de um cantinho de estudos.

Geralmente, esse espaço dedicado ao estudo infantil fica no quarto da criança e o mobiliário principal desse cantinho é, sem dúvidas, a escrivaninha infantil.

Para ser adequada para os pequenos, a escrivaninha deve ter alguns diferenciais e características próprias. Por isso, quando os arquitetos projetam esse tipo de ambiente, precisam analisar algumas coisas antes de tomar a decisão sobre qual a escrivaninha ideal para a criança.

Como escolher uma escrivaninha infantil?

Quarto da Isabella e da Helena JuBa - Arquitetando Ninhos Quartos das meninas Rosa
JuBa – Arquitetando Ninhos

Quarto da Isabella e da Helena

JuBa - Arquitetando Ninhos

Ao escolher uma escrivaninha que irá ser usada por uma criança, é importante analisar alguns detalhes. Entre eles:

  • Altura do mobiliário: Obviamente, as crianças são mais baixas e menores que os adultos. Por conta disso, a altura da escrivaninha deve ser compatível com a altura da criança. Para crianças menores, a altura ideal é em torno de 65 centímetros e para as crianças mais crescidas a altura da escrivaninha deve ficar em torno de 75 centímetros.
  • Tamanho útil da escrivaninha: Além da altura, é importante levar em consideração o tamanho útil do tampo da escrivaninha. Ao decidir qual o tamanho certo, leve em conta o quanto de espaço a criança irá precisar para estudar e fazer as tarefas. Geralmente, o tamanho mínimo do tampo de uma escrivaninha é 70 centímetros.
  • Funcionalidade: Antes de comprar a escrivaninha, pense sobre qual será a função dela. Ela será mais direcionada para que a criança possa brincar de desenhar? Ou será usada para estudos? Dependendo da resposta, você pode escolher uma escrivaninha com funcionalidades específicas e/ou espaços mais adequados para o uso que será dado ao mobiliário.
  • Decoração do ambiente: Por fazer parte do ambiente, outro item que deve ser observado é se a escrivaninha combina com a decoração do cômodo.

Qual o melhor cômodo para instalar uma escrivaninha infantil?

Quando o assunto é onde instalar, o melhor cômodo para colocar esse tipo de mobiliário é, sem dúvidas, no quarto infantil. Afinal, além de já ser um ambiente totalmente projetado para deixar a criança à vontade, o quarto, geralmente, é um ambiente longe do barulho, onde o pequeno pode se concentrar para estudar e fazer as tarefas de casa em paz.

Tipos e modelos de escrivaninhas para crianças

Existem alguns tipos e modelos de escrivaninhas para crianças que são mais comumente utilizados. Fizemos uma seleção deles para você conhecer:

Escrivaninha para quarto infantil

Como explicamos nos parágrafos anteriores, o quarto infantil com escrivaninha é muito comum, principalmente por ser um cômodo mais reservado e com pouco barulho, ideal para que a criança consiga se concentrar, estudar e fazer suas tarefas.

Além disso, muitos pequenos gostam de utilizar o quarto como área de brincadeira. A escrivaninha também é muito útil para quando a criança quer brincar de desenhar (que, como todos sabem, é uma das brincadeiras preferidas delas <3)

Painel de TV com escrivaninha para quarto infantil

Em quartos infantis em que o espaço é mais compacto, uma ótima ideia para otimizar a área é apostar em mobiliários que possuem mais de uma função. Este é o caso do painel de TV com escrivaninha.

Dessa maneira, quando a criança não estiver usando a escrivaninha, o espaço fica liberado para que ela consiga assistir televisão.

E esse truque não é útil apenas para quartos infantis. Os adultos também podem adaptar a ideia de otimizar espaços e ter uma escrivaninha com estante, por exemplo. Inclusive, aqui no site da homify você encontra este outro artigo com 23 modelos estilosos de escrivaninha com estante.

Cama infantil com escrivaninha

Escrivaninha encaixada em harmonia entre as camas BG arquitetura | Projetos Comerciais Quarto infantil moderno
BG arquitetura | Projetos Comerciais

Escrivaninha encaixada em harmonia entre as camas

BG arquitetura | Projetos Comerciais

Outra forma muito inteligente de aproveitar melhor o espaço é utilizar a área que fica na cabeceira ou no pé da cama para instalar a escrivaninha. Geralmente, esse é um espaço sem muito uso. Porém, com a instalação da escrivaninha, ele ganha utilidade e otimiza o ambiente.

Guarda roupa infantil com escrivaninha

DORMITÓRIO DOS MENINOS Studio In Arquitetura Quarto infantil moderno
Studio In Arquitetura

DORMITÓRIO DOS MENINOS

Studio In Arquitetura

Sabe aquele cantinho que sobra do lado do guarda roupa e que, geralmente, está sem uso? Ele pode ser muito bem aproveitado para instalar uma escrivaninha infantil!

Nesse caso, para que o espaço seja utilizado da melhor maneira possível, o ideal é que a escrivaninha seja feita sob medida para encaixar perfeitamente no cantinho.

O resultado, além de funcional, é um ambiente equilibrado e bonito.

Inspirações com escrivaninha infantil

Caso você ainda queira ver mais algumas ideias e inspirações de escrivaninhas para usar no ambiente infantil, selecionamos mais 9 projetos perfeitos com o mobiliário:

01 – Para deixar o espaço com escrivaninha mais divertido e legal para a criança, você pode adicionar prateleiras e estantes com brinquedos e decorações temáticas

02 – Quando a criança ainda é muito pequena, em vez de apostar em uma grande escrivaninha, você pode optar por um modelo provisório em miniatura, que é perfeita para os pequenos que gostam de desenhar

03 – Além da escrivaninha, é importante escolher uma cadeira na altura e tamanho da criança e levar em conta se ela é confortável e ergonômica

Quarto da Cecilia e do Caio JuBa - Arquitetando Ninhos Quarto infantil moderno
JuBa – Arquitetando Ninhos

Quarto da Cecilia e do Caio

JuBa - Arquitetando Ninhos

04 – A escrivaninha infantil também pode ter várias funções. Nesse caso, além de espaço para estudo, ela pode ser usada como uma área para a criança se arrumar, com luz especial de camarim

Quarto da Isabella e da Helena JuBa - Arquitetando Ninhos Quartos das meninas
JuBa – Arquitetando Ninhos

Quarto da Isabella e da Helena

JuBa - Arquitetando Ninhos

05 – Mais uma ideia ótima de como otimizar o espaço! Neste exemplo, a escrivaninha se prolonga sobre a cama, onde a criança também tem uma TV para passar o tempo e jogar video games

06 – Neste exemplo, o cantinho entre a cama e o guarda-roupa foi otimizado para a escrivaninha

Quarto de Menino Studio Elabora Quartos dos meninos MDF Azul
Studio Elabora

Quarto de Menino

Studio Elabora

07 – Neste projeto, além do painel de TV com escrivaninha, o mobiliário possui design diferenciado para deixar o ambiente mais divertido e alegre

Quarto de Brinquedos Studio Elabora Quartos das meninas MDF Azul
Studio Elabora

Quarto de Brinquedos

Studio Elabora

08 – A área de estudo também pode ficar mais alegre. Uma ideia para fazer isso é adicionar um painel ou parede estampada na parte de trás da escrivaninha

09 – O tema deste quarto é Minecraft. Por isso, a escrivaninha possui formato mais quadrado que orna com toda a decoração planejado do ambiente

Apartamento Jovem Casal Onix Designers Quartos dos meninos Azul
Onix Designers

Apartamento Jovem Casal

Onix Designers
Das imagens que mostramos neste livro de ideias: Qual a sua inspiração de escrivaninha infantil preferida?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!