Divisória de PVC | Confira Tudo O que Você Sempre Quis Saber Sobre Divisória de Ambiente feita com Placa de PVC

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Saloni Narayankar Interiors Salas de estar modernas de madeira e plástico Branco
Loading admin actions …

Na hora de dividir os ambientes abertos e sem paredes, seja em projetos residenciais ou comerciais, as opções disponíveis são tantas que é comum ficar em dúvida sobre qual tipo escolher. Inclusive, já fizemos um artigo aqui no site da homify listando 12 opções de divisórias para usar em espaços sem paredes.

Uma das opções mais comumente utilizadas, simples de instalar e fáceis de encontrar em lojas de materiais de construção é, com certeza, a divisória de PVC.

Neste livro de ideias iremos explicar tudo sobre parede de PVC usada como divisória de ambiente. Por isso, se continuar a leitura, você saberá as vantagens, desvantagens, preço, dicas de como usar e tudo o mais que você sempre quis saber sobre a parede divisória de PVC.

O que é a divisória de PVC?

Como o próprio nome já diz, a divisória de PVC é uma parede feita com placas de plástico PVC.

Por ser mais simples e fácil de ser tirada e colocada, em vez de ser usada como divisórias para quarto, ela é mais comumente utilizada em projetos comerciais, principalmente em escritórios e indústrias.

Porém, atualmente, é possível encontrar a divisória de PVC em formatos diferentes, como veremos mais para frente, o que a torna mais sofisticada e bonita para ser utilizada em residências.


Vantagens de usar uma parede divisória de PVC

A parede feita de PVC oferece diversas vantagens e benefícios para quem escolhe usá-la em seu ambiente. Algumas delas são:

  • Versátil: A parede de PVC é versátil e pode ser instalada em qualquer tipo de ambiente. Além disso, ela pode ser facilmente trocada de lugar, caso seja necessário.
  • Fácil de limpar: O PVC é um material plástico muito fácil de ser limpo e higienizado. Por isso, as placas de PVC utilizadas como divisórias não precisam de nenhum cuidado extra na hora de fazer a limpeza. Por conta dessa facilidade, esse tipo de divisória é muito utilizada em hospitais, farmácias e veterinárias, já que são ambientes que precisam ser constantemente limpos.
  • Instalação simples e sem sujeira: A instalação da divisória de PVC é feita, basicamente, com a fixação das guias e, depois, com o encaixe das placas de PVC. Ou seja, muito simples. A única sujeira feita durante a instalação é no momento do uso da furadeira para a fixação das guias. Porém, é uma quantidade mínima de poeira quando comparada com a instalação dos outros tipos e modelos de divisórias.
  • Durável: O plástico PVC usado nas divisórias é muito durável e dificilmente estraga se for utilizado da maneira correta.
  • Custo: Quando comparado com os outros tipos de divisórias, como os feitos em madeira, por exemplo, o divisor de ambientes de PVC é muito mais barato.



Desvantagens de escolher o divisor de ambientes em PVC

As vantagens são numerosas, porém, também existem desvantagens ao escolher esse tipo de divisória para o ambiente. As principais são:

  • Falta de beleza: O PVC não é considerado um material muito bonito. Além disso, é um material difícil de pintar, sendo normalmente vendido apenas na cor branca.
  • Muito simples: A divisória feita de PVC é considerada simples e pouco sofisticada. Isso porque é feita de plástico.
  • Baixa resistência: Apesar de o PVC ser um material bastante durável, como explicamos nas vantagens, ele não é resistente. O PVC é bastante maleável, e pode quebrar se muita força for aplicada nele. Por isso, esse tipo de divisória não pode ser usado como sustentação de objetos pesados, por exemplo.
  • Conforto térmico e acústico:Diferente de materiais como a madeira, o PVC possui pouca resistência térmica e acústica. Por isso, não vai oferecer esse tipo de conforto para o ambiente.


Divisória de PVC: Qual o preço médio?

Como falamos anteriormente, a divisória de PVC é mais barata do que os outros tipos de divisórias.

O preço desse tipo de divisória irá depender do tamanho e da espessura da placa de PVC que você irá usar no ambiente.

O preço médio da placa mais simples é em torno de R$100 por metro quadrado.


Como é feita a instalação da parede divisória de PVC?

A instalação da parede divisória de PVC é muito simples. Inclusive, esse é um dos diferenciais que faz ela ser muito utilizada em projetos comerciais e/ou escritórios alugados.

Os passos para fazer a instalação são:

  1. Demarcar a parede onde a divisória será instalada, geralmente com a ajuda de uma trena;
  2. - Instalar as guias conforme a demarcação feita;
  3. Colocar as placas de PVC nas guias e passar as instalação elétricas e hidráulicas nos locais onde isso for necessário.

E pronto, a divisória está instalada!

Tipos de parede divisória de PVC

Escritório Arquit&thai Espaços comerciais modernos de madeira e plástico Branco
Arquit&thai

Escritório

Arquit&thai

Antigamente, as únicas placas de PVC disponíveis no mercado para serem usadas como divisórias eram as lisas, geralmente em tons de branco ou cinza, muito básicas e simples. Porém, atualmente é possível encontrar divisórias de plástico feitas com recortes, texturas e cores, que trazem mais beleza e versatilidade para esse tipo de parede divisória.

Confira na prática as três inspirações que trouxemos:

Divisor de ambientes feito com placa de PVC

Este é o modelo clássico e mais popular da divisória de PVC. Muito utilizado em escritórios comerciais, indústrias e hospitais, ele é o tipo mais simples, que, como descrevemos, geralmente é fabricado em cor branca ou cinza.

Além disso, possui geralmente uma marca que mostra a ligação entre as placas, detalhe que é muito característica desse tipo de divisória.

Biombo de plástico PVC

Biombo e ótica Arquit&thai Espaços comerciais modernos de madeira e plástico Branco
Arquit&thai

Biombo e ótica

Arquit&thai

Este biombo de plástico PVC é o exemplo perfeito de como, atualmente, as divisórias feitas com PVC podem ser muito mais modernas e bonitas.

O plástico possui recortes e desenhos para formar um revestimento bonito e que possibilita a visualização entre os ambientes.

Revestimento em PVC 3D

Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça - Projeto Residencial - Loft Juarez Machado Arquiteto Rico Mendonça Arquitetura e Design Armários e bancadas de cozinha de madeira e plástico Laranja
Arquiteto Rico Mendonça Arquitetura e Design

Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça – Projeto Residencial – Loft Juarez Machado

Arquiteto Rico Mendonça Arquitetura e Design

Outro tipo muito utilizado hoje em dia de divisória feita com PVC é o revestimento 3D.

Porém, para instalar esse tipo de divisória, é necessário ter uma parede para que o revestimento seja colocado.

O revestimento 3D traz mais modernidade e beleza para qualquer tipo de cômodo.

Você usaria divisória de PVC em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!