Casas coloniais por Liliana almada Propiedades

Cem anos e inteiraça: casa antiga tem decoração confortável

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando falamos sobre casas centenárias, logo imaginamos construções coloniais e clássicas. Com detalhes elegantes e amplos espaços, as casas do século passado remontam nossa memória com figuras envelhecidas, onde a madeira tinha presença certa para as estruturas. No entanto, o projeto que veremos hoje está muito distante de uma identidade centenária.

Construída em 1867, a casa traz um conjunto de ambientes de pequenos espaços para uma família simples. Localizada na região argentina de Córdoba, a casa foi remodelada em sua totalidade, tendo sido mantido apenas o esqueleto principal e a fundação de pedras sobre a qual foi originalmente construída. 

O projeto desenvolvido em parceria com o escritório Liliana Almada Propriedades, buscou remodelar os espaços para atender as necessidades contemporâneas da família que irá se instalar no local. O cenário natural que contorna a construção é um dos principais atrativos do lar, já que a partir da área de lazer com piscina, é possível notar um belo e amplo campo onde os pássaros cantam livres e a tarde cai sem pressa.

Para conhecermos um pouco mais sobre este projeto centenário, mas moderno, convidamos você a seguir conosco para apreciar todos os belos detalhes deste lar e, assim, poder conhecer um pouco mais de mais um ótimo trabalho que soma uma longa história às ideias de decoração moderna. 

Pronto para seguir? Então junte-se a nós e inspire-se!

Cenário campestre

O cenário ao redor da casa traz o agradável clima do campo no local de grande altitude na região de córdoba. À primeira vista podemos notar a estrutura de pedras do muro – originalmente construído em 1867 com o primeiro projeto residencial. Ter na estrutura do próprio lar uma parte viva do passado é, de fato, algo muito interessante e ao qual poucas pessoas têm acesso. 

O desenho estrutural da moradia tem o telhado em duas águas com a estrutura oposta quase reta, onde estão localizadas pequenas janelas. Na parte frontal da casa, podemos notar a agradável varanda onde estão as piscinas para a área de lazer. O conjunto é simples, mas interessante e em nada lembra uma construção centenária.

Cozinha planejada

A cozinha da casa é perfeitamente agradável. Na remodelação do lar, a novidade ficou por conta dos armários planejados que agora decoram o ambiente. O tamanho original da cozinha foi mantido, por isso, a busca nas soluções que utilizem melhor o espaço foi imprescindível. 

Com um amplo balcão em U e contornado as paredes, o balcão em mármore oferece amplo espaço para as atividades rotineiras. Os armários em cor de complementam muito bem o ambiente e absorvem a iluminação natural que chega pela ampla janela lateral. 

Na parte superior, alguns nichos foram distribuídos para que a organização da cozinha pudesse ficar impecável. Algumas luminárias embutidas foram distribuídas para reforçar a iluminação em pontos estratégicos sobre o balcão. 

O conjunto é simples, mas aproveita perfeitamente o arejamento vindo das janelas, algo essencial em uma pequena cozinha.

Sala de estar aconchegante

Já no interior do lar, notamos a distribuição simples de elementos pela sala de estar. Os sofás oferecem o conforto perfeito para a reunião familiar no dia a dia, tendo no piso a transição suave em um tom de cor parecido. 

As janelas laterais em uma altura próxima aos sofás são excelentes para o arejamento e iluminação no interior da casa. 

A divisão de espaços é feita de maneira simbólica por uma parede desenhada em formato de arco, tendo nas pequenas luminárias suspensas o complemento decorativo e reforço para iluminação.

Quarto principal

O quarto principal também recebeu uma decoração simples, mas traz a excelente utilização da janela lateral para arejar e iluminar naturalmente o quarto. Esta iluminação ampla foi facilitada pela escolha de tons claros para a parede e tem o reforço de pequenas luminárias embutidas no teto. 

A cama centralizada tem como complementos decorativos os abajures sobre os criados-mudos em ambos os lados. A cabeceira em cor café traz pequenas linhas na cor branca, contrastando e valorizando ainda mais a peça. Pequeno e aconchegante, o quarto é centenário, mas respira toques modernos.

Pátio com piscina

Seguindo para o pátio da residência, notamos a varanda simples e agradável para momentos de descanso. O pátio à frente da casa conta com a presença de uma simples piscina cercada de cadeiras plásticas. O piso de granito antiderrapante oferece conforto para o trânsito no espaço, evitando assim, pequenos acidentes com escorregões. Complementando o espaço, pequenas árvores compõem o jardim do local, reforçando o clima agradável do ambiente a céu aberto.

Banheiro

O banheiro segue a simplicidade dos demais ambientes da casa. Novamente notamos a utilização do marrom como tom cromático para a decoração do ambiente – tanto no piso, quanto na parede onde está instalado o espelho. Esta interessante composição que contrasta com o revestimento de porcelanato na cor branca, oferece um belo jogo de cores pelo espaço.

O balcão de alvenaria é original da construção centenária da residência e tem nas cubas retangulares o toque moderno. A torneira em formato de bica complementa muito bem o ambiente, somando mais uma vez elementos de design colonial em um ambiente composto de maneira moderna. Simples e incrível!

O que você achou desta casa? Do que mais gostou neste projeto? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!