Ideias de Sala Planejada + 26 Modelos de Salas e Como Decorá-las

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
homify Salas de estar tropicais Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

Tanto a sala de estar, quanto a sala de TV e a de jantar, são, sem dúvidas, cômodos conhecidos por serem locais para relaxamento e diversão. Por isso, precisam ter muito conforto para deixar os moradores e visitantes à vontade.

Para conseguir ter um ambiente otimizado para que tenha o máximo de aconchego, sem dúvidas, contar com a ajuda de um arquiteto para montar um projeto de sala planejada é indispensável.

Mas, antes de contar com a ajuda de um profissional, você pode ficar com dúvidas sobre como deve ser e quais são os móveis/itens indispensáveis em cada tipo de sala. Para resolver essas dúvidas, criamos este artigo que mostra e dá dicas de como deve ser cada um dos modelos de salas planejadas.

Vantagens de ter uma sala planejada

Principalmente quem mora em locais com pouco espaço, sabe o quão bem aproveitado a área disponível deve ser. E esta é a maior vantagem do ambiente planejado: Tudo nele é pensado para ser funcional e ter o espaço bem aproveitado. Por isso, quem tem uma sala de apartamento pequeno, por exemplo, pode se beneficiar muito ao ter uma sala planejada.

Porém, não é só quem possui pouca área que vai ter vantagens ao planejar a sala: Quem possui um espaço amplo também só tem a ganhar com um projeto arquitetônico para a sala. Já que, acima de tudo, um ambiente planejado é bonito, bem decorado e sempre é pensado para levar em conta as necessidades dos moradores da casa.

Mesmo que você deseje uma sala simples, ela pode ficar muito mais otimizada com os móveis e decorações planejados para encaixarem no espaço.

Dicas de como ter uma sala de TV decorada

A sala de TV deve ser sempre muito confortável. Ao planejar este espaço é preciso levar isso em conta e prezar por móveis sob medida, revestimentos naturais e tecidos de fibras orgânicas, como algodão e lã, que sempre tornam o ambiente muito mais acolhedor.

Uma sala de TV pequena, por exemplo, deve ter o espaço otimizado para que fique bem aconchegante, sem tornar nenhum espaço desconfortável ou apertado para os moradores.

Quais os móveis e itens decorativos indispensáveis para sala de TV?

Separamos uma lista dos objetos e móveis mais utilizados em salas de TV para que você saiba quais são os itens mais importantes para se pensar ao planejar o seu cômodo.

- Sofá

O sofá, além de ser muito macio e aconchegante, também deve ser compatível com o tamanho da sua sala de TV. Para encaixar exatamente no espaço disponível, é possível mandar fazer um sofá sob medida para o seu ambiente.

-Painel para TV planejado

O local onde a televisão é instalada é o grande destaque de uma sala de TV (obviamente). Por isso, o ideal é que o painel de TV seja planejado e sob medida, para que tenha um revestimento e cor que orne com todo o ambiente.

Para tornar o cômodo ainda mais aconchegante, o ideal é apostar em revestimentos em madeira, que transmitem acolhimento.

- Revestimentos aconchegantes

Como já explicado, os revestimentos em fibras orgânicas, como algodão e lã, possuem o poder de tornar o ambiente mais aconchegante. Por isso, são ideias para serem utilizadas na sala de tv.

- Tapete

O tapete é outro item que só vai trazer vantagens para o ar de acolhimento da sua sala de TV.

Ao escolher o tapete, é importante levar em conta o tamanho da sua sala. O ideal é que você escolha sempre um tapete maior que o tamanho do sofá. Dessa forma, pode instalar os mobiliários por cima do tapete.

- Itens decorativos

Na sala de TV, os itens decorativos podem ser escolhidos para ornarem com a decoração do ambiente e com o gosto dos moradores.

- Eletrônicos e, claro, a TV

Em uma sala de televisão, obviamente, não pode faltar uma TV. Para deixar o ambiente ainda mais perfeito para assistir aquele filme no domingo, se possível, planeje instalar também um sistema de som.

Dicas de como planejar a sala de jantar

A sala de jantar é o cômodo mais utilizado para receber os visitantes e realizar jantares e confraternizações. Por conta disso, esse ambiente deve ser decorado para que os convidados sintam-se à vontade, com uma mesa em tamanho adequado, cadeiras confortáveis e itens decorativos que combinem com o ambiente.

Quais os móveis e itens decorativos indispensáveis para sala de jantar?

Como já falamos, a mesa, a cadeira e os itens decorativos são muito importantes ao planejar a sala de jantar. Porém, existem mais alguns móveis que são indispensáveis para esse cômodo. Confira:

- Mesa

O ideal é que a mesa utilizada na sala de jantar seja feita sob medida, para encaixar perfeitamente no ambiente.

Ao planejar a mesa, também é importante pensar na quantidade de pessoas que normalmente são recebidas no lar. No caso em não há espaço para uma mesa adequada, é possível optar por modelos de mesas redondas, que aconchegam mais pessoas e ocupam menos espaço.

- Cadeiras

Mais do que qualquer outro item, a cadeira é o móvel mais importante da sala de jantar. Isso porque é onde os convidados ficarão acomodados durante a confraternização.

Por isso, as cadeiras precisam ter design ergonômico, encosto adequado e assento estofado. Além disso, devem ornar com a mesa escolhida para o ambiente.

- Iluminação

É comum que as salas de jantar tenham uma luminária instalada acima da mesa. Este item não é obrigatório, mas, além de ajudar na iluminação do ambiente, irá tornar a sala mais sofisticada e bonita.

- Aparador/Buffet

O aparador ou buffet é usado na sala de jantar para apoiar as travessas, pratos, copos e talheres ao realizar uma refeição. Este também não é um item indispensável, mas pode trazer vantagens funcionais e decorativas para a sala de jantar.

- Itens decorativos

Os objetos decorativos mais utilizados em salas de jantar são os quadros, geralmente instalados na parede que fica por trás da mesa, e tapetes, colocados por baixo da mesa de jantar.

Além desses itens, você pode investir em luminárias, artes, plantas, vasos e enfeites para deixar o cômodo mais bem decorado.

Dicas de como planejar a sala de estar

A sala de estar deve ser planejada para ser aconchegante e confortável, mas também para mostrar a personalidade dos moradores da casa. Por isso, esse ambiente normalmente conta com mobiliários sob medida, estofados convidativos e itens decorativos únicos.

Quais os móveis para sala de estar?

Os mobiliários usados na sala de estar são planejados com cuidado para trazer o máximo de conforto e individualidade para o ambiente. Por isso, alguns dos itens indispensáveis ao montar sua sala de estar são:

- Sofá

Assim como na sala de TV, o sofá é muito importante para a sala de estar.

O sofá escolhido pode ser colorido ou em tom mais sóbrio, o que importa é que combine com o ambiente e seja confortável.

- Poltronas e puffs

Na sala de estar, além do sofá, geralmente também são instalados poltronas e puffs. Dessa maneira é possível acomodar mais pessoas confortavelmente.

- Tapete

Uma dica especial: O tapete para a sala de estar deve ser sempre instalado na mesma linha do sofá ou com uma distância mínima de 15 centímetros por baixo do mobiliário.

- Almofadas

As almofadas também são escolhidas para tornar o ambiente mais aconchegante. Além do conforto, as almofadas devem ornar com o sofá e com toda a sala, afinal, são a “cereja do bolo” desse ambiente.

- Quadros

Os quadros decorativos, normalmente, são instalados logo atrás do sofá na sala de estar.

Eles são um truque decorativo muito utilizado para dar mais personalidade e beleza para o cômodo.

- Mesa de centro

A mesa de centro é muito utilizada na sala de estar para servir de apoio. Por exemplo, ao servir bebida aos convidados, eles podem utilizar a mesa de centro para apoiar os copos.

Por isso, também é um item com bastante importância.

- Itens decorativos

Para decorar a sala de estar é possível investir em fotos, presentes pessoais e lembranças. Isso trará ainda mais originalidade para a sala de estar.

Inspiração especial de sala de estar planejada

Além das belíssimas ideias que reunimos acima, separamos uma inspiração especial de sala de estar ampla no estilo moderno, que, temos certeza, você também vai amar conhecer.

Você tem vontade de ter uma sala planejada em casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista