Campos do Jordão: Cozinhas rústicas por Liliana Zenaro Interiores

Uma casa de campo rústica e acolhedora!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Campos do Jordão, no interior de São Paulo, é considerada a Suíça brasileira, devido a uma estratégia de marketing baseada na sua arquitetura tardia inspirada no estilo das construções europeias e pelo seu clima mais frio do que a média brasileira. A cidade está localizada a uma altitude de 1628 metros no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias montanhosas do país, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, o que lhe garante o título de estância climática. Devido a estas peculiaridades, a cidade atrai uma grande quantidade de turistas que visitam a cidade em busca do charme do inverno e para gozar do frio e do clima europeu, principalmente no inverno, no mês de Julho. 

Nesta região cheia de encantos, encontramos entre tantos atrativos esta casa rústica de autoria de Liliana Zenaro Interiores, que apresenta uma volumetria marcante devido à inclinação acentuada da cobertura e uma materialidade igualmente marcante devido ao uso intensivo de tijolos à vista. No interior predominam os móveis simples e de madeira, que dão um toque rústico aos ambientes.

Convidamos você a nos acompanhar neste tour pela casa de estilo rústico e encantadora, que certamente despertará o desejo de muitas pessoas que adoram gozar o inverno em ambientes aconchegantes e sofisticados, rodeados de uma paisagem igualmente estonteante. Nosso tour está apenas começando. 

Cozinha

A cozinha apresenta as superfícies calorosas da fachada, revestidas de tijolinhos à vista. A cozinha é composta de armários inferiores de madeira, bancada de granito na cor zina e churrasqueira integrada, também revestida de tijolos cerâmicos, que reforçam o estilo rústico e colonial do ambiente.

Área gourmet

A cozinha é integrada ao espaço gourmet, que além da churrasqueira conta também com um forno à lenha. Uma casa destinada a acolher a família e os amigos nos dias mais frios do ano, não pode deixar de ter também um forno à lenha, afinal de contas, o inverno combina com comida caseira, casa cheia e um bom vinho. Além dos tijolos à vista que dão personalidade e aconchego ao ambiente, móveis de madeira de estilo rústico complementam a decoração do ambiente.

Fachada principal

A fachada principal da residência é caracterizada pela inclinação acentuada da cobertura e pelas telhas cerâmicas na cor preta. Além disto, as superfícies cobertas de tijolinhos à vista conferem uma materialidade e um aspecto marcante à edificação, realçando seu estilo europeu, no qual muitas construções locais se inspiraram. O projeto buscou também a integração do edifício com a paisagem de seu entorno.  

Integração com a natureza

Além de todos estes atrativos, incluindo o clima europeu do local, o projeto criou também algumas atrações na área externa, mais precisamente na parte posterior do terreno, como um pequeno playground com brinquedos feitos de toras de madeira, que exploram a natureza e a paisagem que descortina de um ponto privilegiado do terreno. Afinal, o frio não é sinônimo de reclusão e isolamento, mas de aproveitar as temperaturas mais baixas para buscar alternativas para aquecer o corpo e o espírito de muitas maneiras saudáveis.

Sala de estar

Na sala de estar predominam as superfícies neutras, que visam a valorizar o mobiliário e os acessórios decorativos. O destaque do ambiente é a lareira à lenha de estilo rústico, emoldurada pelos tijolinhos à vista. Um lar aconchegante em Campos do Jordão tem que ter uma lareira. A lareira é o convite perfeito para reunir a família e os amigos em torno do fogo e em busca da sensação de calor e proteção. Além disto, acessórios como a luminária de estilo provençal dão um toque clássico ao ambiente, tornando-o mais elegante e acolhedor. 

Projeto de interiores

O projeto de interiores apostou no uso de cores neutras, que criam uma atmosfera mais relaxante e que acabam realçando os móveis e acessórios decorativos. A escolha do mobiliário visou ao conforto e ao estilo simples, com destaque para os elementos em madeira de estilo rústico, que deram um toque vintage aos ambientes, tornando-os mais aconchegantes e agradáveis. 

Para obter mais informações sobre projetos de interiores extraordinários, leia este artigo.

Dormitório

O dormitório apostou na combinação de revestimentos naturais, como o piso e o forro de madeira, e de móveis de madeira de estilo rústico, que resultaram em um ambiente intimista e aconchegante. Detalhes como a luminária de estilo clássico complementam a ornamentação do quarto e evidenciam a elegância e requinte do ambiente.

Jardim

Na área externa, uma forma de integrar os jardins ao redor da residência com os espaços internos foi a criação de ambientes a céu aberto, como este espaço de estar a céu aberto, composto de móveis de madeira com estofados e almofadas coloridas e piso misto de madeira e pedras. A situação privilegiada permite aos moradores apreciar o esplendor do pôr do sol desde este espaço lounge a céu aberto sem nenhum prejuízo do conforto e bem-estar.

Varanda

A cozinha e o espaço gourmet se interligam com a varanda, situada no espaço externo, que explora as vistas deslumbrantes da paisagem circundante, mais precisamente da Serra da Mantiqueira. O sofá e a poltrona feitos de madeira pintada de branco e as almofadas coloridas garantem o conforto dos moradores e visitantes, enquanto o toldo móvel protege a varanda e o espaço interno radiação, permitindo apenas a entrada da luz natural.  

Mesa de jantar

A sala de jantar da residência não é nada convencional. A mesa de jantar de madeira ampla e de estilo rústico, complementada com os bancos alongados de madeira, dão um ar de casa de campo ao ambiente. A madeira aparente da estrutura da cobertura e do forro enriquecem a paleta de texturas e cores do ambiente. No entanto, a neutralidade das superfícies e do mobiliário visa a realçar o protagonismo da paisagem do jardim externo que é trazida para o ambiente através das generosas aberturas com esquadrias de madeira. 

Jacuzzi

Devido ao frio que caracteriza a estância climática e que dá um charme especial a Campos do Jordão, ao invés de uma piscina, o projeto criou uma área de lazer externa composta de uma banheira de hidromassagem, situada sobre uma plataforma de madeira, que também serve como deck, e mobiliário para áreas externas, que garantem a comodidade e o descanso dos moradores. Velas e o jardim ao redor do espaço incrementam sua ornamentação e requinte.

Você construiria uma casa neste estilo rústico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!