Inspirações para quartos de criança e pré adolescentes

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Não existem limites para a imaginação na hora de desenhar um quarto infantil ou pré adolescente. O reino encantado dos pequenos normalmente carrega um pouco do imaginário infantil dos pais, seja através de detalhes sutis na decoração ou na escolha da temática. Aqui, como na mente de uma criança, tudo é possível, e é isso que torna tão divertido o planejamento desse espaço. 

Como a sensibilidade das crianças é muito aguçada, principalmente nos primeiros anos de vida, é muito importante que as cores, texturas e luzes sejam muito bem pensadas, em função do estímulo que esses recursos trarão para o desenvolvimento da criatividade dos pequenos. A idéia é a de criar um espaço onde não existem limites para a imaginação, onde sonhos tomem forma e a educação se evidencie a ponto de contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento dos filhos.

Confira nesse livro de idéias alguns exemplos de quartos infantis que foram cuidadosamente desenhados pensando no bem estar dos pequenos heróis.

Mínimo

A sugestão da foto, um pouco mais clean e ampla, traz pouco porém suficiente uso de cores. Aqui os pais já prevêem o rápido crescimento do flho, e já deixam o quarto pronto para futuras intervenções adolescentes. A mesa recreativa é uma idéia ótima e a parede que também serve como quadro negro é um grande recurso para desenvolver a imaginação dos pequenos.

Solar

Quarto infantil  por MOBIMIO - Räume für Kinder
MOBIMIO – Räume für Kinder

Design-Hochbett mit Containertreppe von dearkids

MOBIMIO - Räume für Kinder

Móveis sob medida são uma ótima opção para acomodar duas crianças em um mesmo espaço limitado. Aqui, tudo é muito bem pensado e a funcionalidade dos móveis se amplia para criar um reino encantado interativo.

Buracos fofinhos

É muito importante a existência de lugares confortáveis especialmente criados para que as crianças tirem sonecas, leiam livros e brinquem com seus brinquedos. Neste primeiro exemplo, o móvel apresentado possui nichos de pelúcia que cumprem muito bem essa função, aproveitando o espaço vertical e deixando o chão, decorado com um tapete criativo, livre para outras brincadeiras.

Para meninas

Aos que gostam de manter a clássica, porém um pouco ultrapassada, distinção através das cores – rosa para meninas, azul para meninos – esse quarto, que possui um bom aproveitamento de espaço, pode servir de inspiração. Cama com móveis aéreos cheios de brinquedos e livros, escrivaninha na janela e exageros de cores contidos criam esse simples, porém belo, quarto de princesa.

Detalhes em luz

Cuidar da iluminação é muito importante! Aqui, não apenas o lustre divertido estimula a criatividade, como também as luzes fixadas no detalhe do teto, que refletem imediatamente as cores do arco íris pintadas ali.

Disponibilidade

Diversas obras de arte e figuras na parede, todos com desenhos e cores lúdicas, são outro detalhe que não pode passar despercebido. A mini estante deixa o quarto com um tom de biblioteca, já incentivando os pequenos à arte da leitura desde muito novos. Brinquedos disponíveis para entretê-los, na altura de seus olhos, podem facilitar as brincadeiras.

Jovem e cool

O jogo de cores usado aqui criou um efeito sensacional! Essa decoração fica mais propícia para a época da pré adolescência, por conta do estímulo mais relaxante que ela cria. Mesmo com espaço de sobra, foi inteligente utilizar uma triliche ao invés de camas separadas, fazendo com que o chão fique livre para receber brincadeiras e jogos mais espaçosos.

Coletivo

Se a família está crescendo muito rápido, é possível acomodar os novos integrantes em um só cômodo, como no exemplo da foto. A iluminação especial é o grande destaque desse dormitório.

Temático

Grande exemplo de decoração moderna e temática! As paredes imitam o cenário da cidade do grande herói do filho, que está presente fortemente através do papel de parede. O contraste das cores, a cama metálica e o sofá-cama feito de pequenos cubos amarelos também são de muito bom gosto. A coleção de personagens contemporâneos dá o tom lúdico a esse espaço clean e muito bem desenhado. 

Confira aqui mais idéias e opções de produtos para quartos infantis!

Como era o seu quarto na infância?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!