Guia Completo Sobre Estilos de Decoração: Os 3 Preferidos do Momento Vistos à Lupa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
BORAGUI - Design Studio Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Ama decoração mas sente-se a leste quando se começa a falar de estilos? Nunca sabe distinguir o estilo moderno do minimalista? Sente uma determinada tendência estética, mas não consegue enquadrá-la na sua casa? Não se preocupe, não está sozinho! A grande quantidade de termos, modas, materiais e estéticas não facilitam o trabalho de leigos na matéria.

Mas aquilo que parece complicado para uns, é o dia-a-dia para outros: – os decoradores e designers de interiores precisam de estar familiarizados com todos os estilos de decoração, dos mais populares ao menos requisitados, para atender às necessidades e desejos dos seus clientes que, na maioria das vezes, não têm uma ideia do estilo que desejam. O conhecimento e a experiência tornam muito relevantes, pois uma conversa com os clientes e algumas imagens de inspiração que estes forneçam são suficientes para lhes dar as bases certas para ir ao encontro das suas necessidades!

No entanto, mesmo que já esteja a planear contratar um destes profissionais, é fundamental munir-se de alguns conhecimentos básicos sobre as diversas correntes estéticas, e é sobre essa informação que hoje a homify se debruça.

Aqui encontra uma explicação sumária das características de cada estilo e várias inspirações de hall de entrada, sala, cozinha e quarto adequadas.

Venha connosco conhecer mais em detalhe os cinco principais estilos de decoração da actualidade e os mais procurados pelos clientes dos nossos profissionais e perceba com qual deles se identifica mais.

1 – Escandinavo ou nórdico

Área de Estar Madeira Negra Salas de estar escandinavas
Madeira Negra

Área de Estar

Madeira Negra

Começamos com o estilo queridinho dos últimos tempos e que promete manter-se no topo das preferências por muito tempo (e nós adoramos): – o escandinavo ou nórdico!

Se tem estado atento ao site da homify já reparou na abundância de imagens com ambientes súper acolhedores, claros e luminosos, com muita madeira e materiais naturais. É assim que se caracteriza em linhas gerais este estilo, nascido nos anos 50 do século passado nos países escandinavos e o grande número de trabalhos que podemos encontrar mostra bem a preferência dos clientes por este estilo!


Sala de estar e jantar Lagom studio Salas de estar escandinavas Madeira Verde
Lagom studio

Sala de estar e jantar

Lagom studio

A principal inspiração para o surgimento deste estilo foi o movimento modernista, que se caracteriza pela vontade de criar objectos e móveis que respondam realmente às necessidades das pessoas e menos à estética. Assim, no movimento moderno, as formas simplificaram-se para dar mais foco à funcionalidade e utilização e os usaram o conceito criar móveis funcionais e bonitos, adicionando-lhes um carácter mais natural, privilegiando materiais como a madeira (sobretudo em tons claros), a lã e o couro, tal como vemos neste belo exemplo da LAGOM STUDIO!


Os móveis no estilo escandinavo

O IKEA, uma cadeia sueca de mobiliário, mostra-nos claramente o rumo tomado pelos móveis escandinavos, ao aliar conforto, ergonomia e estética a preços mais convidativos, porque neste estilo o bem-estar é mais valorizado do que o luxo. A sua funcionalidade é essencial, configurando-se em peças elegantes e discretas, sem ornamentos desnecessários. Para ter este estilo em sua casa dê prioridade aos móveis de madeira clara ou brancos, com aplicações em couro ou tecidos como linho ou algodão.

As cores no estilo escandinavo

Cores claras, sempre! A combinação branco e madeira é a epítome da alma do estilo escandinavo. O cinzento mate é um complemento perfeito deste duo.

Para dar um pouco de dinamismo à decoração, pode adicionar detalhes de cores mais vivas e luminosas aos acessórios, almofadas e tapetes. Os padrões são geométricos e simples, mas também motivos naturais, como folhas, florestas ou animais nórdicos, como as renas e os veados.

Os acessórios no estilo escandinavo

O lema é sobriedade e conforto! No estilo escandinavo deve evitar a sobrecarga dos ambientes com decorações sem um propósito prático, mas pode e deve decorar com molduras de madeira, velas aromáticas, almofadas e mantas de tecidos naturais, para mais aconchego, e plantas naturais. Pode dar um pouco de brilho com acessórios de latão e lâmpadas retro de formas geométricas.

Hall de entrada Lagom studio Corredores, halls e escadas escandinavos Pedra Branco
Lagom studio

Hall de entrada

Lagom studio

2 – O estilo campestre

Boho Chic myHom Corredores, halls e escadas campestres Madeira Branco
myHom

Boho Chic

myHom

O estilo campestre conheceu um grande desenvolvimento nos últimos tempos, com o surgimento de uma certa nostalgia pela casa da aldeia dos avós nas gerações de meia-idade, que compram e decoram mais casas. Essa preferência tem vindo a crescer ao ponto de figurar neste artigo, mas os modernos ambientes campestres pouco têm em comum com os antigos espaços escuros e apertados das casas das aldeias.



Actualmente, o estilo campestre produz ambientes claros e luminosos, com um toque retro e de ligação à natureza que se cruza com o clássico, mas num registo mais ligeiro. Há algumas variantes deste estilo como os estilos de decoração provençal, inspirado no campestre francês, o shabby chic ou o cottage, inspirado nas casas de campo inglesas, mas todos têm pontos em comum, no que respeita a móveis, cores e acessórios.

Os móveis no estilo campestre

Os móveis neste estilo são inspirados nos antigos móveis de madeira maciça e muitas vezes são os mesmos, mas com novos acabamentos. Isto significa que pode usar aqueles móveis que herdou dos seus avós, pintando-os de branco ou de outras cores claras e pastel. Mesmo as peças modernas de inspiração devem ter um carácter um pouco rústico e funcional, que caracterizava os robustos móveis das casas de campo. Nas cozinhas, os armários têm frisos e puxadores em forma de concha, por exemplo. A madeira é a preferida, pelo seu carácter genuíno, mas há móveis de materiais modernos com estéticas que se adequam aos ambientes campestres.

Os materiais no estilo campestre

A madeira natural, em especial pouco trabalhada, e as fibras naturais, como o vime e a juta, devem ser presença obrigatória em móveis, revestimentos e acessórios. A cerâmica e o grés também estão muito presentes, em recipientes de cozinha para guardar utensílios ou em pratos e travessas de apresentação. E não podemos também a terracota, os azulejos e os ladrilhos de cimento, que remetem à decoração rural.

As cores no estilo campestre

O verde, sobretudo o verde seco, é uma cor que está na moda e que pode ser de valor para criar ambientes de inspiração campestre, ou não fosse esta a cor dos campos. O azul acinzentado e o cinza mate também funcionam muito bem, especialmente em cozinhas. Mas as cores de base devem se as cores naturais, como o castanho da madeira, o bege e o cinza claro. O branco também passa a ter destaque no campestre moderno, para dar mais luz aos espaços. As cores e padrões florais são nem vindos num estilo que se pretende de aldeia mesmo em estilos de decoração de apartamento.



Os acessórios no estilo campestre

Neste estilo não precisa de se conter no que toca a acessórios, mas para criar um ambiente equilibrado, aconselhamos a que escolha poucas peças e bem exemplificativas do seu gosto e da corrente estética escolhida. Os acessórios usados no campo são excelentes decorações para um campestre mais rústico. Para um campestre refinado deve usar peças mais delicadas, como gaiolas trabalhadas ou potes vidrados com figuras de animais, por exemplo. Elementos evocativos de aves e caça são excelentes. E na cozinha as inevitáveis figuras de galinhas, peças de cerâmica tipo Bordallo, e utensílios de madeira ficam giros, mesmo que tenha uma cozinha moderna a que pretenda dar um toque mais campestres.

As flores naturais e artificiais, especialmente e composições naif, e os padrões de flores em almofadas, capas de sofás, cortinas e papéis de paredes são decorações excelentes para complementar ambientes de inspiração campestre.

O estilo de decoração moderno

Hall de entrada | Remodelação de Apartamento Oficina Design Corredores, halls e escadas minimalistas
Oficina Design

Hall de entrada | Remodelação de Apartamento

Oficina Design

O estilo moderno surgiu na primeira metade do século XX com o objectivo de aproximar os ambientes às necessidades dos seu habitantes, renegando os excessos dos estilos de decoração design de interiores que o precederam. Este estilo despojado, que deu origem directa ao estilo minimalista, adapta-se facilmente a qualquer ambiente, qualquer que seja a dimensão do espaço, e caracteriza-se principalmente pela sua simplicidade e funcionalidade, tendo o lema “menos é mais” (que também é perfeitamente aplicado à sua versão mais radical no estilo minimalista, ainda mais limitado em termos de cores e de exuberância).

Cozinha em termolaminado bicolor Desenho Branco Cozinhas minimalistas
Desenho Branco

Cozinha em termolaminado bicolor

Desenho Branco

Os móveis no estilo moderno

Os móveis modernos caracterizam-se pelas linhas rectas e superfícies lisas, bem como pela utilização de lacados brilhantes ou mate. A madeira tem o seu lugar neste estilo, mas a primazia é dada a outros materiais artificiais, como os contraplacados, os lacados, o aço inox cromado ou o vidro.

Seja na cozinha, como nesta linda cozinha da DESENHO BRANCO, no quarto ou na sala, as estantes e armários quase sempre aparecem encastrados, destacando sua funcionalidade e garantindo sua praticidade. Os móveis flutuantes são opções ultra modernas que preservam a sensação espacial em estilos de decoração de apartamento pequeno.

Os móveis de design, feitos à medida, ajudam a obter a atmosfera sóbria e elegante que este estilo procura.

No estilo que muitos já chamam de moderno clássico, recuperam-se os designs de algumas peças icónicas e de conforto intemporal, como as poltronas de veludo, além do conforto das cabeceiras estofadas.


Quarto - Casa no Minho (poente), Gerês - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Quartos pequenos
ShiStudio Interior Design

Quarto – Casa no Minho (poente), Gerês – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

As cores no estilo moderno

O preto e o branco são as cores de base dos espaços modernos, mas mais isso não implica que não use outras cores ao seu gosto. Se acha que as combinações não são o seu forte, confie no seu designer de interiores para o ajudar a fazer a composição ideal!

Os acessórios decorativos nos estilos de decoração modernos

Lembre-se de que neste estilo a densidade de utilização de acessórios decorativos, por isso, se aprecia espaços modernos, deve procurar escolher criteriosamente os acessórios que quer incluir nos seus espaços ou apontar como caminho ao seu decorador. O prateado dos cromados é o melhor tom metalizado para este estilo, mas pode incluir mais ricos, em dourado, desde que seja em quantidades bem equilibradas e discretas. Evite bibelôs sem sentido, mas se os incluir, opte por peças de design estilizado e simples, para não tornar o espaço confuso, o que desvirtuaria a essência do estilo.

Sala de Estar_img1 homify Salas de estar modernas Mármore Branco
homify

Sala de Estar_img1

homify

Arrumação por medida Rima Design Quartos modernos
Rima Design

Arrumação por medida

Rima Design

E pronto, aqui tem em linhas gerais as características dos três estilos mais escolhidos pelos clientes dos nossos profissionais. Para mais informações pertinentes sobre decoração e design de interiores não perca também o artigo ’Decoração de interiores: passo a passo para decorar a sua casa’.


Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!