Tipos de Vidro + 20 Ideias Perfeitas com Janela de Vidro

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
SDV | Suíte Casal Kali Arquitetura Quartos modernos
Loading admin actions …

Elas estão presentes em todas as casas e apartamentos brasileiros, possibilitam a vista da área externa através da área interna, melhoram a iluminação natural no cômodo e são muito importantes para a circulação de ar no ambiente. Já sabe de qual parte da construção que estamos falando? É claro que é sobre a janela de vidro!

As janelas de vidro são indispensáveis para qualquer projeto arquitetônico e podem ter vários formatos e serem feitas com diversos tipos de vidros, como canelados, temperados e jateados. Já quando o assunto é modelos de janelas de vidro, elas podem ser de correr, basculante ou camarão, por exemplo.

E esses são só alguns itens na lista de tipos e modelos de janelas de vidro disponíveis!

Para conhecer todos, recomendamos que você continue lendo e acompanhando este livro de ideias. Além de informações, separamos lindas inspirações que você vai amar.

Tipos de vidros para usar em janelas

SDV | Suíte casal Kali Arquitetura Quartos modernos
Kali Arquitetura

SDV | Suíte casal

Kali Arquitetura

A tecnologia atual permite que os fabricantes de janelas produzam diversos tipos de vidros.

Alguns tipos de vidro foram projetados para trazer mais segurança e proteção para o lar, o que é o caso do vidro temperado (também conhecido como blindex). Já outros são fabricados para deixar o interior e/ou a fachada de casa mais bonita e decorada, como, por exemplo, o vidro impresso.

Abaixo detalhamos esses e mais alguns tipos de vidros, que podem ser utilizados em divisórias, portas, mas, mais comumente, em janelas.

Vidro laminado

Pátio Delícia homify Bares e clubes tropicais Vidro Transparente
homify

Pátio Delícia

homify

O vidro laminado é comumente utilizado em para-brisas de carros, mas também pode ser usado em construções de casas.

Esse tipo de vidro é fabricado usando duas ou mais placas de vidro unidas por resina ou PVB. O objetivo principal do vidro laminado é evitar acidentes já que, por conta de suas várias lâminas, ele não se estilhaça ao ser quebrado e se mantém em conjunto.

Vidro impresso

O vidro impresso também é conhecido como vidro fantasia.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de vidro tem uma impressão – um desenho – gravado em sua superfície. Por isso, é um vidro muito decorativo e bonito.

Vidro jateado

Estufa de vidro na entrada do ambiente Patricia Martinez Arquitetura Casas escandinavas
Patricia Martinez Arquitetura

Estufa de vidro na entrada do ambiente

Patricia Martinez Arquitetura

Você já deve ter o vidro jateado em algum hotel, bar, consultório médico ou empresa. Isso porque ele está cada vez mais em alta, principalmente quando usado para dividir ambientes.

Essa técnica utiliza uma máquina que lança milhares de grãos de areia em alta velocidade contra o vidro. O efeito é um vidro fosco e perfeito para manter a privacidade e controlar a entrada de luz nos cômodos.

Vidro canelado

O vidro canelado é um clássico nas casas brasileiras. Com certeza, você já viu por aí esse vidro que é composto por pequenas ondulações, que lembra um tecido canelado (e que por isso leva esse nome).

Essa é outra opção ótima para quem quer manter a entrada de luz no ambiente, mas quer também garantir a privacidade e diminuir a visualização entre a área externa e interna.

Vidro temperado

Porta de correr Alumínio com pintura eletrostática preta personalizada - Bauru São Paulo Adriano Esquadrias Casas familiares Alumínio/Zinco Preto
Adriano Esquadrias

Porta de correr Alumínio com pintura eletrostática preta personalizada – Bauru São Paulo

Adriano Esquadrias

Outro tipo de vidro muito utilizado em nosso país é o vidro temperado. Isso porque ele é mais rígido, durável, tem maior resistência térmica e também é seguro, pois, quando quebrado, se estilhaça em pequenos pedaços não pontiagudos.

Ele é produzido fazendo o vidro comum passar por um processo térmico que o torna muito mais forte e resistente.

O vidro temperado tem preço em torno de R$100 o metro quadrado, mas possui um custo/benefício ótimo.

Vidro refletivo ou espelhado

Fachada com Container em balanço Construtora Up! Containers Espaços comerciais industriais Ferro/Aço
Construtora Up! Containers

Fachada com Container em balanço

Construtora Up! Containers

Muito comum em fachadas de prédios, principalmente empresariais, o vidro reflexivo fica parecido com um espelho para quem olha da área externa durante o dia. Por conta dessa característica, ele mantém a área interna do ambiente com privacidade e mais protegido da temperatura externa.

Ele é mais utilizado em construções empresariais que não funcionam de noite porque, se o espelhamento for feito com uma película, no escuro, o efeito se inverte e quem está do lado de fora consegue ver a área de dentro se o ambiente estiver com a luz acesa.

Vidro transparente

Sala de estar - estante ARK2 ARQUITETURA Salas de estar modernas Madeira Branco
ARK2 ARQUITETURA

Sala de estar – estante

ARK2 ARQUITETURA

O vidro incolor é o mais comum e fácil de encontrar. Ele é o vidro comum e básico encontrado na maioria das janelas. Ele também é utilizado na fabricação de espelhos.

Apesar de não oferecer muita proteção contra acidentes (já que se estilhaça em forma de pedaços muito pontiagudos e cortantes), o vidro transparente é o que possui preço mais acessível.

Janela de vidro: preço

Iluminação e ventilação RC|a+d Arquitetura Salas de jantar modernas
RC|a+d Arquitetura

Iluminação e ventilação

RC|a+d Arquitetura

As janelas seguirão a mesma lógica da porta de vidro no preço.

Isso quer dizer que o valor vai depender muito do tipo de vidro escolhido. Vidros mais especiais, como temperados, laminados e canelados, obviamente, irão ser mais caros, já que necessitam de trabalhos e processos diferenciados para serem fabricados. Já o vidro incolor comum será muito mais barato.

Tipos de janela de vidro

Além do vidro, as janelas também podem ser fabricadas com designs e tipos de aberturas diferentes.

Separamos alguns modelos de janelas de vidro para você conhecer:

Janelas de vidro de correr

Tela Mosquiteira para Janela Tela Mosquiteira DCF Portas e janelas modernas Alumínio/Zinco
Tela Mosquiteira DCF

Tela Mosquiteira para Janela

Tela Mosquiteira DCF

Provavelmente, esse é o tipo mais versátil e prático de janelas para o dia a dia.

As janelas de vidro de correr são fáceis de usar e podem ser abertas inteiras ou apenas em partes, além de serem seguras.

Janela de vidro basculante

A janela de vidro basculante é a mais comumente utilizada em janelas de banheiros e cozinhas. Isso porque ela não é tão segura quanto os outros modelos de janelas e, assim, é mais utilizada em janelas menores.

Janela de vidro camarão

Casa Horto OBM 79 Maria Claudia Faro Quartos tropicais Azul
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

O modelo “camarão” é mais utilizado em portas, mas também é possível encontrar janelas desse tipo.

Esse modelo de janela proporciona uma ótima passagem de luz e iluminação, já que pode ser totalmente aberta.

Onde usar janelas de vidro

Procurando mais algumas inspirações de como utilizar as janelas de vidro em cada ambiente? Então você está no lugar certo! Selecionamos mais algumas ideia de janela de vidro para cada tipo de cômodo!

Na cozinha a janela de vidro pode ser grande para trazer mais iluminação natural para o cômodo

Cozinha e Lavanderia SCK Arquitetos Cozinhas modernas
SCK Arquitetos

Cozinha e Lavanderia

SCK Arquitetos

O quarto também pode ter grandes janelas e portas de vidro, mas recomendamos investir em ótimas cortinas ou persianas para conseguir deixar o ambiente mais escuro no momento de descanso

Uma sala de estar com janelas de vidro enormes fica ainda mais bonita e aconchegante

A sala de jantar também pode ser rodeada de janelas grandes. Para o ambiente ficar mais aconchegante ao anoitecer, basta investir em lindas cortinas

No banheiro, a janela basculante de vidro em tamanho menor é a mais indicada

Como tornar as janelas mais seguras

Depois de conhecer tantos modelos e tipos lindos de janelas de vidro, talvez você esteja querendo colocar uma enorme bem na sua sala de estar. Nós apoiamos muito a ideia. Mas, pensando na sua segurança, talvez uma boa sugestão seja adicionar grades para proteger a sua janela.

Aqui no site da homify temos um artigo perfeito com 13 inspirações de tipos de grades para proteger e embelezar as suas janelas que recomendamos muito a leitura.

Você conhece mais algum tipo de vidro além dos que listamos?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!