Como Escolher o Abajur para Sala? 17 Dicas e Inspirações de Abajur para Sala de Jantar, Estar, e TV

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
AMBIENTE DE ESTAR E JANTAR arquiteta aclaene de mello Salas de estar modernas Vidro Efeito de madeira
Loading admin actions …

Você sabia que a palavra “abajur” vem do francês? A palavra original que deu origem ao abajur é “abat-jour”, que significa abaixar a luz.

Com função decorativa, mas também funcional de trazer mais iluminação para o ambiente, o abajur é um acessório presente em diversos ambientes.

Um dos cômodos em que o abajur pode trazer mais beleza, claridade e um clima intimista e aconchegante é a sala. Tanto a sala de estar, como a de jantar e a de TV podem se beneficiar com os diferenciais do abajur.

Os modelos de abajur para sala disponíveis em lojas online, por exemplo, são infinitos. Por conta dessa diversidade, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual modelo escolher. Para acabar com esses questionamentos e ajudar você a escolher o tipo ideal de abajur para a sua sala, escrevemos este artigo com várias ideias e explicações sobre como combinar este objeto com sua decoração!

Como escolher o abajur para sala?

Você planeja incluir um abajur em sua sala? Separamos 3 dicas para ajudar você a escolher o modelo perfeito para o seu ambiente:

1 – Leve em consideração o estilo de decoração do ambiente

Ao planejar a decoração da sala, todos os itens decorativos devem levar em conta o estilo escolhido. E o abajur não fica de fora dessa lista.

2 – Espaço disponível

Outro item para levar em conta antes de comprar um abajur é saber em que lugar ele será instalado. É um espaço grande ou pequeno? O abajur será posicionado diretamente no chão ou em cima de uma mesa? Ele ficará em um canto ou no meio do ambiente? Essas são perguntas essenciais para responder no momento dessa escolha.

3 – Função do abajur no ambiente

Também é importante pensar sobre qual o objetivo do abajur no ambiente. Por exemplo, em uma sala de estar, provavelmente o abajur terá a função de criar uma iluminação mais aconchegante. Já na sala de jantar ele terá a “missão” de proporcionar um ambiente mais intimista.

Tamanhos de abajur disponíveis

No item anterior vimos como é importante levar em conta o espaço disponível no ambiente para posicionar o abajur.

Ao verificar qual o tamanho da área, você deverá optar por um abajur grande, pequeno ou médio.

Abajur grande para sala

apartamento pequeno, sala, cores, mesa redonda, cadeiras Eiffel Lúcia Vale Interiores Salas de estar modernas Bege
Lúcia Vale Interiores

apartamento pequeno, sala, cores, mesa redonda, cadeiras Eiffel

Lúcia Vale Interiores

Se o espaço disponível for bom, você pode escolher um abajur grande para colocar na sua sala.

O abajur em tamanho maior é perfeito para ocupar aquele cantinho vazio e “sem graça”. Por conta de sua dimensão, ele chamará a atenção e dará mais charme para a decoração.

Geralmente, esse tipo de abajur é posicionado diretamente no chão, sem necessitar de um suporte para ser colocado.

Sala com abajur pequeno

Mesmo se você só tiver um espaço pequeno disponível, é possível colocar um abajur.

Existem alguns modelos de abajur sem cúpula e com design bem minimalista que podem ser posicionados em mesas laterais ou centrais para iluminar o ambiente.


Abajur médio na sala

A área disponível não é tão pequena, mas também não é grande o suficiente para um abajur maior? Não há problema! Também existem modelos de abajur em tamanho médio que caberão perfeitamente no local disponível.

Onde posicionar o abajur e tipos disponíveis de abajur

ABAJUR DE VIDRO MURANO CINZA SLIM Boutique dos Lustres Salas de jantar modernas
Boutique dos Lustres

ABAJUR DE VIDRO MURANO CINZA SLIM

Boutique dos Lustres

Ao escolher o local para posicionar seu abajur, algumas características devem ser analisadas:

  • Se for posicionado em uma mesa, é preciso ter o cuidado para que o abajur caiba inteiro (contando com a cúpula) na mesa. Isso para evitar que o objeto seja derrubado facilmente se alguém esbarrar na mesa.
  • Ao escolher o local, também leve em consideração o conforto visual proporcionado. O ideal é que a luz do abajur seja refletida na altura dos ombros das pessoas. Se estiver mais alto que isso, pode ofuscar a visão e se estiver mais baixo irá ser ineficiente.
  • Analise a cor da lâmpada escolhida. As luzes brancas proporcionam mais visibilidade, por isso são indicadas para ambientes em que o objetivo é ter foco, como um cantinho de leitura. Já as luzes amarelas são mais confortáveis visualmente e proporcionam um clima intimista, por isso são recomendadas para cômodos com o objetivo de aconchego e descanso, como uma sala de estar.
  • Parece “bobo”, mas algumas pessoas esquecem que também é importante verificar se há tomadas próximas do local onde o abajur será posicionado.

Depois de levar tudo isso em consideração, você já está pronto para conhecer os modelos de abajur e escolher o que melhor se adequa à sua sala. Confira abaixo para saber:

Abajur de chão para sala

O abajur de pé para sala, também conhecido como abajur de chão, é o modelo de abajur que não necessita de uma mesa para ser posicionado. Ele já vem com um suporte para ficar em pé sozinho.

Abajur de mesa para sala

Projeto Residencial V.ARQ HOME Salas de estar ecléticas
V.ARQ HOME

Projeto Residencial

V.ARQ HOME

Este é o modelo mais clássico de abajur. Ele não possui suporte no chão, por isso, para ser instalado, ele necessita de uma mesa de apoio.

É o modelo ideal para colocar em mesas de centro e mesas de canto em salas.

Abajur para sala de canto

O  abajur para sala de canto ideal, sem dúvidas, é o abajur arco. Esse modelo pode ser perfeitamente posicionado em um canto pequeno da sala. Por conta de seu design diferenciado, ele ocupa pouca área, mas ilumina bastante, difundindo luz até o centro da sala.

Como combinar o abajur com a sala?

Como listamos anteriormente, também é importante levar em conta o estilo de decoração da sua sala ao escolher o abajur. Mas, além disso, também existem algumas dicas e características que você pode levar em conta para combinar e posicionar o abajur em cada tipo de sala.

Abajur para sala de tv

Sala de Estar e TV com vista Onix Designers Salas de estar modernas
Onix Designers

Sala de Estar e TV com vista

Onix Designers

Na sala de TV, o abajur tem uma tarefa mais funcional. Ele é usado para ter uma iluminação quando as luzes principais do ambiente estão apagadas, mas há algo para comer enquanto a televisão é assistida, por exemplo. Por conta disso, a iluminação é mais difusa para não atrapalhar a imagem na TV.

Abajur para sala de jantar

Para a sala de jantar, o modelo ideal de abajur é o de chão. Neste ambiente, o abajur pode ser posicionado ao lado da mesa de jantar para iluminar e tornar o momento de confraternização mais intimista.

Abajur para sala de estar

A sala de estar pede um clima mais aconchegante e confortável. Para isso, o abajur com iluminação mais amarelada é a escolha perfeita e sem erros.

Abajur para sala infantil

O abajur para ambientes infantis deve ser divertido e colorido, do jeito que as crianças amam.

E se você quiser aprender a montar um lindo abajur infantil, já ensinamos um passo a passo super fácil de DIY de projetor de estrelas. Os pequenos com certeza vão adorar esse modelo de abajur.

Você tem um abajur na sua sala?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!