Escadas que conectam andares e decoram espaços

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Quem não lembra de cenas clássicas do cinema onde a tão esperada diva desce as escadas a passos lentos, deslumbrando uma multidão que a aguarda no andar inferior? Escadas não são meramente pontes que ligam dois andares diferentes: na arquitetura contemporânea, elas muitas vezes se apresentam de maneira tão escultural, que podem ser confundidas com obras de arte. O design das escadas varia muito conforme o tipo de proposta do ambiente e a maneira como ela é inserida ali: se o espaço é pequeno, tendem a ser mais simples, estreitas e inclinadas, ou até mesmo em espiral. Para os que possuem cômodos com grande disponibilidade para receber uma escada monumental, não existem limites na hora da criação: de formas arredondadas à complexas estruturas metálicas, esse item tão importante vêm ganhando mais atenção e detalhes a cada dia.

Neste livro de idéia, vamos apresentar a você alguns modelos de escadas para você se inspirar na hora de escolher a sua. De idéias tradicionais às mais modernas, confira abaixo os exemplos selecionados por nossa equipe de experts.

Curva intensa

Corredores e halls de entrada  por C7 architects
C7 architects

House Shoeman interior

C7 architects

Essa escada não passa despercebida e influencia muito na decoração de todo o ambiente: como uma curva de rio, ela invade feroz o andar inferior e conecta com força os dois pavimentos. O preto fosco combina com o acabamento de concreto e mármore em cores neutras. Outra interpretação pode fazer referência à um escorregador de parquinho.

Multifuncional

Aqui se apresenta ainda mais funcionalidade: as tábuas alongadas em madeira se transformam e uma prateleira que acomoda livros e acessórios de decoração. Um grande exemplo de bom uso do espaço com elegância e simplicidade.

Contorno da luz

A escada minimalista da foto ganha um super destaque pela sua leveza e através do caminho de luzes que percorre o seu contorno inferior. Um ótimo exemplo de design clean que utiliza o efeito da luz para influenciar todo o ambiente.

Obra de arte

Aqui, um exemplo de arte monumental contemporânea criada a partir da escada: as curvas brancas apresentam uma espécie de maciez que se desdobra em um efeito artístico e preenche com modernidade todo o ambiente em que a escada está inserida. Essa referência é ideal para aqueles que possuem espaço de sobra e investimento para contratar um designer específico para a criação da peça. Quando colocada em um espaço já dedicado à obras de arte, pode ser facilmente confundida com uma.

Blocos modernos

O efeito criado através do jogo de cores e de diferentes materiais utilizados nessa escada é surpreendente. A ilusão é a de que a escada terminaria no seu último degrau de maneira, mas surpreende ao continuar através dos blocos em cor metálica. Um ótimo exemplo de como utilizar pouco espaço e criar um grande efeito. As cores utilizadas foram muito bem escolhidas pelo designer da peça.

Transparência

Corredores e halls de entrada  por Celia Sawyer Luxury Interiors
Celia Sawyer Luxury Interiors

Fairways at the Bishops Avenue

Celia Sawyer Luxury Interiors

Vidro, porque não? A transparência da escada combina com o restante das paredes invisíveis posicionadas ao seu redor, para aqueles que não abrem mãos da amplitude e claridade dos espaços. O vidro especial utilizado não oferece riscos e acaba sendo tão resistente quanto um degrau de madeira, por exemplo. 

Futurista

Nesse exemplo, ainda mais design minimalista: todo o peso dos degraus foi reduzido à placas individuais de corte afiado e que criam a sensação de que a escada está pairando no ar. A combinação do concreto cru, do metal e do vidro, junto com a luz azul, deixam o ambiente inteiro com um ar futurista.

Clima rural

Essa foto mostra a escada que está presente na sala de jantar apresentada nesse livro de idéias. A decoração rural de todo o espaço se mantém firme: a escada possui formato clássico e simples, mas que não perde seu charme ao ser feita totalmente de madeira.

Luz do sol

Essa escada se utiliza da luz natural para criar um efeito fantástico de reflexos e sombras! A posição da estrutura, o uso das grandes placas de vidro nas janelas e os degraus construídos a partir de vidro fumê deixam qualquer passada por ali agradável, especialmente naqueles momentos matutinos em que se vê a luz do sol pela primeira vez no dia.

Qual é a escadaria famosa da qual você mais se lembra?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!