Corredores e halls de entrada  por 28 Grad Architektur GmbH

Uma residência de duas faces

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Essa residência histórica da década de 20 foi transformada em uma fascinante moradia contemporânea. A remodelação da obra tem o cuidado de manter determinados aspectos históricos da arquitetura e o resultado é uma casa com duas faces, literalmente. As intervenções são marcantes e presentes, e ao mesmo tempo há a delicadeza em preservar a importância de uma época. Localizado na Alemanha, a obra data do ano de 1921 e sua remodelação começou em 2009 sob o comando do escritório 28˚ Architektur

As alterações da reforma contam com uma extensão da casa a partir de uma estrutura independente surpreendente e total restauração interna de acabamentos. Após sua ampliação, a residência totalizou generosos 345m². Surpreenda-se com a abordagem arquitetônica desse edifício!

Fachada histórica

Assim é como essa residência é vista da rua, uma arquitetura clássica de tijolos aparentes, telhados típicos, janelas tradicionais e um portão baixo e transparente expõe a existência de um jardim nos fundos. Semelhante à muitos edifícios da região, a casa é vistosa, porém pode passar desapercebida pelos olhos dos residentes.

Fachada contemporânea

Ao contrário da vista principal, a fachada posterior com acesso ao jardim é completamente moderna e o contraste entre ambas é surpreendente. A nova estrutura em vidro aterrissa na fachada antiga quase como uma arquitetura parasita e marca um novo período arquitetônico. Sob os cuidados dos arquitetos, a nova intervenção é ao mesmo tempo tão marcante e discreta, já que não era desejável que fosse visualizada desde a rua, a fim de preservar o entorno histórico.

Vistas fascinantes

A partir do novo interior obtém-se luz solar direta e vistas impressionantes para o exterior em razão da transparência do vidro e de sua altura tripla. Dessa forma, a área de estar interna confunde-se com a externa, o que é perfeito para os países mais frios, onde na maior parte do ano não é possível desfrutar das áreas descobertas.

Uma atraente sala de jantar

Assim como a casa, a sala de jantar é cativante e esplendida, pois traz consigo os elementos modernos e clássico da arquitetura que já vimos do lado de fora. Por um lado uma fachada se abre completamente ao exterior, garantindo a iluminação, ventilação e contato com o exterior, enquanto por outro lado o fechamento recebe o acabamento em tijolo aparente que remete a fachada principal. Além disso, tal acabamento contrasta com o piso e mobiliário, tanto por suas cores claras quanto por seu aspecto moderno. Apesar de ampla, a sala de jantar ganha uma aparência aconchegante com a instalação de longas luminárias pendentes e elementos em madeira.

Sala de estar moderna

Como sempre mostramos aqui no homify, uma sala de estar moderna e elegante pode ser também acolhedora. Os tons de branco e bege conferem um ambiente tranquilo de descanso, intensificado pela lareira de design de estilo singular, cortinas e tapete. Ademais, a iluminação pode ser controlada por meio de uma luminária que fornece luz indireta ao espaço. 

Um cantinho especial

E no último andar há mais uma surpresa: um cantinho aconchegante sob o telhado por onde mais uma vez pode-se observar o jardim. De aparência completamente limpa graças à cores claras e poucos elementos, esse quarto é um ambiente calmo e isolado, perfeito para ler um livro e descansar.

Ficou impressionado com essa reforma?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!