Closet Suíte: Closets clássicos por Camila Chalon Arquitetura

7 dicas para deixar a casa limpa e saudável

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa é um dos locais mais importantes para uma pessoa. Afinal, é o seu refúgio depois de um longo dia de trabalho. A sua residência é como um corpo, pois necessita de cuidados. Assim, como costumamos fazer check-up médico, ou seja, o mesmo acontece com a estrutura externa e interna da casa – ela precisa de um geobiologista. A Geobiologia é uma técnica que é capaz de tornar o ambiente em que você vive saudável e livre de energias negativas. No entanto, a técnica é diferente do Feng Shui. O estudo é focado nas relações do meio ambiente com as pessoas de uma forma geral.

Manter o seu espaço saudável e limpo previne muitas doenças, mas, além de prevenir doenças – um ambiente equilibrado energeticamente previne outros males do cotidiano. É importante morar em um espaço organizado, limpo, e com boa energia. Parece besteira, mas a forma que você trata seu lar pode influenciar sua saúde: mental e física. É comprovado o benefício da luz natural, principalmente pela manhã, então, assim que acordar abra as janelas.

Nesse artigo, você encontrará alguns desses detalhes para manter sua casa saudável – uma pequena lista de coisas e lugares que mesmo após uma ótima faxina, ainda, pode conter pequenos detalhes prejudiciais. Confira!

1 – Evite fungos no banheiro

Banheiros modernos por Patience Designs
Patience Designs

St John's Wood

Patience Designs

No banheiro o tapete da saída de banho pode ser um dos vilões quando o assunto é sujeira. Às vezes, por não ser exposto ao sol fica úmido mais tempo e, assim facilita a proliferação de bactérias e fungos. É recomendável trocar o tapete sempre que possível durante a semana. E também sempre deixe o tapete no sol para secar. O tapete de borracha que fica dentro do box também precisa ser limpo e pendurado para secar. Com pequenos cuidados e higiene semanalmente você evita proliferação de fungos e bactérias nos elementos do seu banheiro.

2 – Permita que a luz natural chegue à sala de estar

Manter uma residência saudável é como você ter sua rotina diária de higiene, assim vale para sua casa. Abra as janelas e deixe sua residência ser invadida pela luz natural. Além disso, alguns objetos decorativos da sua sala de estar podem ser lavados com detergente neutro ou com um pano úmido, mas com um pano limpo. Claro, que para não acumular pó ou sujeira é necessário que esses objetos sejam limpos regularmente. 

Por exemplo, tapetes também podem causar alergias, entre outras doenças. Além de ser importantes trocar as almofadas quando necessário, para mantê-las limpas é aconselhável colocá-las também no sol uma vez ou outra e o mesmo processo de limpeza vale para tapetes. 

3 – Cuidado com panos e esponjas na cozinha

Para manter sempre sua cozinha higienizada, dê atenção aos panos de limpeza, panos de pratos e esponjas de lavar – não espere ficar velha para trocar por uma nova, troque a cada semana. É fundamental desinfetar os panos e esponjas ao menos uma vez por semana – usando um pouco de água sanitária em um recipiente e deixar de molho por uns 10 ou 15 minutos, além disso, você também pode usar água quente para desinfetar alguns objetos, como a pia, o escorredor de louças, entre outros. 

Porém, um dos principais itens que precisa da sua devida atenção é a tábua de cortar carnes, mas não importa o material. A tábua de cortar carnes necessita ser desinfetada sempre após o uso. Na hora da higiene usar água sanitária e deixar 20 minutos de molho, depois lavá-la com sabão e enxaguar com água quente. Tudo isso para evitar acumulo de bactérias.

4 – Deixe o ar circular pelo quarto

Às vezes, as algumas pessoas acordam com uma péssima sensação de cansaço, depois de uma longa noite de sono. É muito comum isso acontecer, mas pode ser evitado com alguns cuidados matinais, assim o seu quarto será transformado num ambiente saudável e com boa energia.

A principal tarefa pela manhã é deixar o ar circular pelo quarto. Porque é normal durante o sono o corpo liberar toxinas, assim a energia do ambiente fica parada. Então, ao abrir as janelas, você renova automaticamente o ar e, além de eliminar toxinas e germes do seu quarto. Com o simples ato de abrir a janela, além disso, você ainda ajuda renovar a energia vital do ambiente e pronto para uma ótima noite de sono, sem a sensação no dia seguinte de cansaço!

5 – Mantenha as roupas arejadas

Procure manter o seu closet organizado e arejado, assim você não precisará se preocupar com a qualidade das suas roupas. Manter as janelas abertas sempre que possível para bater um pouco de sol direto nas roupas, além da luz natural. 

6 – Se possível, contrate um especialista

Como mencionamos no artigo: a Geobiologia é uma ciência que estuda o impacto das interferências de um ambiente sobre a vida das pessoas. O objetivo da técnica é promover a harmonização fora e dentro de uma residência, assim equilibrar a energia vital. O objetivo é a busca constante por ambientes saudáveis, ou seja, onde a maioria dos elementos possa ser de fontes naturais, além de ecológicas. Assim, como mencionado é importante priorizar a iluminação natural nos ambientes e tomar sol pela manhã, pois traz diversos benefícios para sua saúde, bem estar e energia renovada.

Gostou do artigo sobre manter sua casa saudável? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!