Casa Cor 2015/ A Casa da Gente: Salas de estar tropicais por Marina Linhares Decoração de Interiores

7 dicas simples para ter flores em casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Flores são maravilhosas alternativas na hora deixar a residência num clima aconchegante, além de transmitir alegria e paz. Na verdade, não importa qual seja a estação do ano, manter flores naturais em casa é sempre uma ótima opção para manter o ambiente em harmonia.

Porque não há nada mais agradável e bonito nos ambientes internos do que decoração com flores naturais. O que não falta é espécie para  compor o seu décor. As flores podem ser das mais variadas, assim como as artificias, principalmente pelo seu aspecto real. Se você não é uma pessoa que tem o costume de regar as flores, uma dica é investir nos arranjos artificias, pois oferece charme e beleza com mínimo esforço.

Um estudo curioso da Flowers and Plants Association diz que, algumas flores naturais, como rosas e lírios, liberam aromas que estimulam as substâncias químicas no nosso corpo relacionadas ao prazer – estes hormônios se chamam endorfinas. Por isso o corpo e mente acabam entrando em um processo de relaxamento. Com esta descoberta científica vale muito mais a pena decorar a casa com flores naturais e ter um resultado de um ambiente cheio de vida, alegre e tranquilo. 

Confira algumas dicas para decorar sua casa com flores em qualquer estação do ano. 

1 – Escolha o melhor ambiente

Jardim  por Idea Interior

Não existe restrição de espaço, você pode colocar seus arranjos florais na sala, no quarto, no banheiro, na cozinha ou na varanda, como é o caso da foto. Uma boa dica é abusar de cores vibrantes, como amarelo, vermelho, laranja, violeta, entre outras. Se você não gosta de arranjos, ainda pode plantar um lindo jardim vertical dentro da sua casa. O importante é nunca faltar flores ou plantas dentro do seu lar.

2 – Flores devem combinar com a casa

É importante que as cores das flores esteja de acordo com o estilo da sua casa. Para começar a decoração, observe bem as tonalidades que predominam no ambiente que você pretende inserir o arranjo floral. O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de espécies, em tom sobre tom para não deixar o ambiente muito pesado. A cor deve estar em harmonia com o décor da sua sala de estar.

3 – Escolha locais estratégicos

Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras: Salas de estar modernas por Carlos Salles Arquitetura e Interiores
Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Casa Campo / Ateliê – Vale das Videiras

Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Se você ama deixar a casa toda colorida, coloque vasos de flores com cores contrastantes em ambientes neutros e claros. Porém, se você não tem muito tempo para cuidar das flores, opte pelos tipos tropicais, por causa da maior durabilidade. Orquídeas, Copo de Leite e Bromélia são alguns exemplos que não necessitam de tanto trabalho. As flores têm poder de repaginar e ainda oferecer bem-estar à decoração – investir nos arranjos, colocá-los em locais estratégicos são opções certeiras para conquistar um ambiente acolhedor e elegante!

4 – Adeque a flor ao vaso

Não basta comprar uma flor e colocá-la em qualquer vaso. Afinal, arranjos com flores grandes pedem vasos maiores, e, assim por diante. O ideal é sempre escolher uma cor do vaso que faça o contraste com a tonalidade da flor. Como as flores estarão em vasos e áreas cobertas, a rega é um ponto importante, ou seja, tem que acompanhar individualmente a necessidade de cada espécie. E se a sua flor tiver raiz a adubação é outro ponto importantíssimo, pois os nutrientes estarão limitados. Ter determinadas espécies de planta em casa exigem cuidados mais detalhados para sua longa durabilidade.

5 – ​Façam-nas viverem mais!

Todo cuidado é pouco quando se tem planta em casa, pois o primordial para manter a durabilidade das flores é manter água e vaso limpos. Segundo os paisagistas é preciso lavar o vaso a cada 2 ou 3 dias e aplicar algumas gotas de água sanitária ou cloro, diluídas em água. Essa é uma boa opção para que as flores sobrevivam em torno de 7 a 10 dias.

O projeto foi idealizado por Marina Linhares Decoração de Interiores, localizada na capital Paulista.

6 – ​Escolha os melhores adubos

Há, também, alguns conservantes disponíveis em lojas especializadas que servem de adubo para arranjos florais, mas eles também adicionam à água certa quantidade de açúcar que faz mal à flor, caso a água não seja trocada todos os dias. Se você tem um arranjo de flores, não tem jeito: é preciso fazer a troca todo santo dia, assim você terá flores por um longo período. 

7 – Pouco espaço? Use flores bem escolhidas e certeiras

Às vezes dá a sensação que falta algo em sua casa, certo? Sim, um ambiente sem flor é um espaço sem vida, sem graça. Vale à pena ter pelo menos uma rosa decorando o seu ambiente. Por exemplo, as pétalas brancas, de flores como o lírio e o narciso, transmitem frescor e paz. Agora, as pétalas vermelhas das rosas e tulipas são sinônimo de energia e paixão. Além das flores amarelas, como girassóis, rosas, flores do campo têm poder energizante, remetendo à alegria e alto-astral. Viu? O que não falta é razão para você comprar uma linda flor para decorar o seu lar. 

E aí? Qual sua flor preferida? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!